Olá pessoal,
Lendo na internet, eu ouvi dizer que com a fisheye 8mm e uma fullframe, no caso a D800, eu preciso apenas de 4 fotos para o resultado de 360x180.
Mas fazendo uns testes em casa, faltou um pedacinho de cima e de baixo.
O que eu tenho que fazer para conseguir captar em apenas 4 fotos ?
Pois a idéia é subir a câmera a 5 metros para fotografar uma fábrica.
abraços,
André
Quantidade de fotos usando fisheye e fullframe
- andrestefano
- cartola
- Site Admin
- Contato:
Re: Quantidade de fotos usando fisheye e fullframe
Oi André,
incline a câmera um pouquinho. O resultado é que vai cobrir um desses dois buracos e o outro vai ter que lidar com ele. A escolha acho que pode depender da cena, de qual é o mais complicado. O nadir não vai resolver, mas deixar um buraco maior nele pode ser ruim, e em geral acho ruim isso.
Eu uso uma cabeça caseira em alumínio na qual a haste que prende a câmera fica apenas apertada na pressão ao L que prende essa haste ao tripé ou mastro. Com isso consigo usar uma cordinha pra puxar a haste e inclinar assim a câmera pra cima. Dessa forma consigo subir com a câmera inclinada pra baixo, diminuindo ao máximo o buraco do nadir, e lá em cima, após o giro horizontal, puxo a corda, virando a cam pra cima e fazendo o zenith mantendo o giro em torno do NPP.
Pode ver essa cordinha, por exemplo, no álbum de fotos anexo à panorâmica que fiz na Cinelândia, na exposição do Yann Bertrand.
Se o nadir não for problemático, e não será se no buraco deixado pra ele tiver só coisas num mesmo plano, pode subir com a máquina inclinada pra cima, aumentando o buraco ali que pode ser coberto depois com uma foto feita do solo, como mencionei nesse outro tópico.
Se o zenith for tranquilo (plano) pode fazer o inverso, cobrindo ele com uma foto feita de baixo, analogamente. Ainda não fiz isso, mas deve ser tranquilo e equivalente.
Abs, Cartola.
incline a câmera um pouquinho. O resultado é que vai cobrir um desses dois buracos e o outro vai ter que lidar com ele. A escolha acho que pode depender da cena, de qual é o mais complicado. O nadir não vai resolver, mas deixar um buraco maior nele pode ser ruim, e em geral acho ruim isso.
Eu uso uma cabeça caseira em alumínio na qual a haste que prende a câmera fica apenas apertada na pressão ao L que prende essa haste ao tripé ou mastro. Com isso consigo usar uma cordinha pra puxar a haste e inclinar assim a câmera pra cima. Dessa forma consigo subir com a câmera inclinada pra baixo, diminuindo ao máximo o buraco do nadir, e lá em cima, após o giro horizontal, puxo a corda, virando a cam pra cima e fazendo o zenith mantendo o giro em torno do NPP.
Pode ver essa cordinha, por exemplo, no álbum de fotos anexo à panorâmica que fiz na Cinelândia, na exposição do Yann Bertrand.
Se o nadir não for problemático, e não será se no buraco deixado pra ele tiver só coisas num mesmo plano, pode subir com a máquina inclinada pra cima, aumentando o buraco ali que pode ser coberto depois com uma foto feita do solo, como mencionei nesse outro tópico.
Se o zenith for tranquilo (plano) pode fazer o inverso, cobrindo ele com uma foto feita de baixo, analogamente. Ainda não fiz isso, mas deve ser tranquilo e equivalente.
Abs, Cartola.
- andrestefano
Eu tenho feito isso, faço a 7.5 graus p baixo, ai eu baixo a camera, viro p cima, subo e faço mais uma.
Mas a minha dúvida é quando eu estiver no meio de multidão, pra ficar subindo e descendo o mastro, vai ficar complicado.
Eu tenho a cabeça R1 http://shop.nodalninja.com/ultimate-r1- ... tor-f6100/
será q se eu jogar o eixo um pouco p tras do meio eu consigo cobrir com 4 fotos ? Mesmo com o problema que paralax que vai ocorrer.
abs,
Andre
Mas a minha dúvida é quando eu estiver no meio de multidão, pra ficar subindo e descendo o mastro, vai ficar complicado.
Eu tenho a cabeça R1 http://shop.nodalninja.com/ultimate-r1- ... tor-f6100/
será q se eu jogar o eixo um pouco p tras do meio eu consigo cobrir com 4 fotos ? Mesmo com o problema que paralax que vai ocorrer.
abs,
Andre
- cartola
- Site Admin
- Contato:
No meio da multidão em geral pra cima só vai ter céu, não? Tudo bem que pode ter multidão indoor, mas é menos frequente. Céu é céu. Já usei assim e resolvi com a cordinha, mas na R1 não dá... e acho que inclinar não resolve, pois ia ter que inclinar bastante.
Faz uma cabeça
Posso fazer pra você, se quiser. Cobro baratinho, kkk
Abs, Cartola.
Faz uma cabeça

Posso fazer pra você, se quiser. Cobro baratinho, kkk
Abs, Cartola.
Cartola, que mastro é esse, é um pode da Nodal Ninja? Pole somente eles que fabricam?
Pra disparar a camera usa um controle sem fio?
Como faz para controlar os graus dos giros? Se usa algum rotor para isso?
Pra disparar a camera usa um controle sem fio?
Como faz para controlar os graus dos giros? Se usa algum rotor para isso?
- cartola
- Site Admin
- Contato:
Sim.tell360 escreveu:Cartola, que mastro é esse, é um pode da Nodal Ninja?
Tem fabricantes nacionais que fazem pra indústria televisiva, cinematográfica e uso militar, mas são pesados e bastante caros. Mais razoável é alguma solução artesanal emendando tubos de alguma forma, como o zpr360 fez num vídeo já, fazendo um mastro não-retrátil.tell360 escreveu:Pole somente eles que fabricam?
Em geral sim, mas uma vez usei o intervalômetro do Magic Lantern que tenho instalado na câmera. Ele é bastante programável, podendo iniciar em X segundos e tirar fotos a cada Y segundos, podendo ainda ser combinado com o autobracketing poderoso do próprio Magic Lantern. Tem gente que usa um fio bem longo também, pra evitar ficar na mão de possíveis pifadas do controle.tell360 escreveu:Pra disparar a camera usa um controle sem fio?
Se olhar no site da nodal ninja eles tem rodadores indexados para mastros. É o que eu uso, mas poderia usar marcações no mastro também, fazendo a coisa com menos precisão.tell360 escreveu:Como faz para controlar os graus dos giros? Se usa algum rotor para isso?
Abs, Cartola.