Fotogrando - Interior de Veículos

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Avatar do usuário
Gero360
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mai 2012, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Fotogrando - Interior de Veículos

Mensagem por Gero360 » 26 Ago 2012, 22:57

Olá a todos.

Gostaria de saber se há alguma dica para realizar uma boa captação das fotos 360 no interior de um veículo.
Já vi inúmeros exemplos, porém não encontrei nenhum tutorial, vídeo ou link detalhando o processo.
Caso alguém tenha alguma dica ou já tenha realizado esse tipo de captação gostaria de uma ajuda.

Desde já agradeço a atenção de todos.

P.S: Estou usando um kit Nikon D90 + Sigma 10-20mm f/4-5.6. + Nodal Ninja 3 + nadir adapter + tripé manfrotto

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Fotogrando - Interior de Veículos

Mensagem por eFe » 14 Set 2012, 00:37

Opa, tudo bem? Continuando com meus testes para meu tcc acabei fazendo uma dentro do meu carro, um corsa hatch. Bom, vou contar a história toda. Outro dia fiz a captação dentro de um museu, e uma das salas tem o teto todo trabalhado, um relevo ovalado com um lustre no centro. Pois bem, o teto não encaixa nem com reza braba, caindo no senso comum pensei que fosse o mito da necessidade da olho de peixe para ambientes fechados, e como uso a 10-20 na D7000 quase me conformei. Semana passada no entanto, ainda incorformado com o teto, chutei o balde, e fui captar dentro de um espaço ainda menor, e aí está:
Carro-1.p2vr.preview.jpg
Eu continuo usando passos a cada 30°, porém, nessa eu usei uma linha em 0°, 30°, -30°, e mais uma em -55°, além de nadir e zenith.

Alguém tem aí alguma ideia sobre por que não consigo uma boa costura do zenith dentro de uma sala normal e dentro do carro sim?

Abraços!
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Fotogrando - Interior de Veículos

Mensagem por cartola » 14 Set 2012, 08:56

Oi eFe,

provavelmente o encaixe no carro não foi bom, só que não há "linhas humanas" no teto do carro que mostrem o mal encaixe. Naquele forro abstrato a suavização que o software faz para encaixar as imagens vai resolver mesmo que as imagens não estejam na melhor posição possível.

Sobre Carros
Outra coisa que achei interessante outro dia foi uma foto mostrando o carro do ponto de vista do motorista.

Uma coisa que vejo como um detalhe importante pra carros é o que vai aparecer nas janelas. Ou bem teremos que escolher um lugar bacana e levar o carro pra lá, o que pode ser talvez inviável, dependendo do lugar bacana, ou teríamos que substituir os trechos da janela por outra imagem de um lugar bacana. A dificuldade (pelo menos pra mim) seria deixar essa imagem com cara de que está sendo vista pelo vidro. Além disso muitos vidros tem detalhes, como partes fumês e tal.

Outra possibilidade que pensei também seria em tirar a foto com a máquina deitada, presa por um suporte que entrasse pela janela do veículo. Considerando que poderíamos trocar a imagem do trecho da janela, isso já eliminaria a necessidade de ajuste do nadir, mas fora isso realmente não vejo muita vantagem e ainda teria que arrumar esse suporte horizontal ou arranjar uma forma de colocar o tripé deitado (alguns já permitem posicionar o braço na horizontal, mas acho que poucos terão um desses à mão).

Sobre o zenith
É difícil precisar qual seria o seu problema só com isso que você falou. Pode ser que o ponto nodal esteja se perdendo na hora que você gira pra cima ou pode ser que você não esteja usando bem as ferramentas pra posicionar e distorcer as imagens da melhor maneira possível. Veja se de repente consegue disponibilizar as imagens em baixa resolução pra gente dar uma olhada. E também o resultado ruim que você teve, pra termos noção de quão ruim está a coisa.

Uma coisa é certa, o problema não tem relação com o não uso de uma olho de peixe, disso realmente podes ter certeza.

Abs, Cartola!

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Fotogrando - Interior de Veículos

Mensagem por Blum » 11 Dez 2012, 18:03

cartola escreveu: Sobre Carros
Outra coisa que achei interessante outro dia foi uma foto mostrando o carro do ponto de vista do motorista.

Uma coisa que vejo como um detalhe importante pra carros é o que vai aparecer nas janelas. Ou bem teremos que escolher um lugar bacana e levar o carro pra lá, o que pode ser talvez inviável, dependendo do lugar bacana, ou teríamos que substituir os trechos da janela por outra imagem de um lugar bacana. A dificuldade (pelo menos pra mim) seria deixar essa imagem com cara de que está sendo vista pelo vidro. Além disso muitos vidros tem detalhes, como partes fumês e tal.
Substituir a image é simples. Adicionar um aspecto de vidro acho que também é.
Sugestão: Adicione um branco no lugar do vidro da janela que foi recortado. Ajuste a transparência (importante: qdo mais transparente, mais "limpo" está o vidro, dependendo do ambiente que ele estiver ficará mto artificial). Adicione uma outra camada acima de degradê preto para um cinza bem escuro, e ajuste a transparência (aplicar um multiply aqui vai bem). Peque uma imagem de dentro do carro e sobreponha as duas camadas criadas (a branca e o degradê), ajuste transparência.

Acho que fazendo isso terá um resultado bem satisfatório. Lens Flare e outros acabamentos também podem ser inclusos no processo.

Para mim o maior problema é adicionar uma imagem de fundo adequada a cena.
Ela tem que ser panorâmica tb certo?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Fotogrando - Interior de Veículos

Mensagem por cartola » 12 Dez 2012, 09:00

Blum escreveu:Para mim o maior problema é adicionar uma imagem de fundo adequada a cena.
Ela tem que ser panorâmica tb certo?
Acho que não necessariamente, mas talvez seja mais complicado se não for. Se pegar uma panorâmica completa pro fundo é só pegar a imagem equirretangular com os vidros cortados, por exemplo, e jogar por cima do fundo equirretangular do mesmo tamanho e pronto. Se não for assim vai ter que ficar vendo se as junções fazem sentido. Pra usar uma não panorâmica é melhor usar céu, mar, floresta e outras coisas abstratas assim. Já pensou, botar o carro no meio do oceano só com horizonte por todos os lados? he he he

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
vt360
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:30
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Fotogrando - Interior de Veículos

Mensagem por vt360 » 25 Abr 2014, 22:19

Oi Efe,

O teto não costura porque está ocorrendo erro de parallax. A sequencia de fotos para 10-20 também não foi a ideal.
Primeiro resolva o erro do parallax ( http://www.johnhpanos.com/epcalib.htm - https://www.youtube.com/watch?v=k0HaRZi-FWs ).

sequência de fotos:
Recomendado (1.5x, 1.6x):
4 fotos a cada 90° com -60° pitch, 8 fotos a cada 45° com 0° pitch, 4 fotos a cada 90° com +60° pitch, 01 foto do chão, não precisa foto do teto.

Alternativa (1.5x, 1.6x):
8 fotos a cada 45° com -30° pitch, 8 fotos a cada 45° com +30° pitch, 01 do chão, 01 fotos do teto

abs

Fabio

Avatar do usuário
vt360
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:30
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Fotogrando - Interior de Veículos

Mensagem por vt360 » 25 Abr 2014, 22:27

Ah, esqueci de responder a pergunta...

Quanto maior a distância entre a câmera e o objeto ( no caso o teto ), será mais fácil perceber o erro de parallax. E o teto do carro não tem linhas geométricas ou detalhes complexos, isso tb ajudou.

abs

Fabio

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Fotogrando - Interior de Veículos

Mensagem por cartola » 13 Out 2014, 19:42

Oi pessoal,

lembrei desse tópico com a foto que fiz essa semana do carro do meu pai, que estou tentando vender pra ele.

É um Ford Fiesta 4P Flex 1.6 e usei um philopod encurtado pra caber dentro do carro. Botei a lente em 10mm ao invés dos 12mm que tenho usado em geral. Ficou bom. Deu uns poucos erros de junção que corrigi com facilidade no GIMP. Usei 4 fotos alternando a inclinação da câmera (pitch) a cada foto, de modo a já cobrir o nadir e o zenith com as fotos.

Quem quiser ver pode conferir no post do blog dessa semana, onde botei outros comentários e onde tem a ficha técnica. Mantendo o ritmo de uma panorâmica por semana :)

Imagem

Abs, Cartola.

Responder