Agradecimento e problemas

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
barroca
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Mai 2013, 12:19

Agradecimento e problemas

Mensagem por barroca » 06 Mai 2013, 08:57

Bom dia

Ontem "desenterrei" com a ajuda inestimavel do Cartola meu conjunto Nodal Ninja
E atualizei o PTGUI e o pano2VR para mac - ainda estavam para windows...

Bom, fomos a campo com duas lentes : 8mm sigma 3.5 e 16mm nikon 2.8 - ambas fisheye

Alem de achar o ponto focal - e, creiam, o artigo do wiki do cartola traz como fazer para evitar paralax com dois pontos fixos, acreditem nisso! - fizemos as duas experiencias com 60graus - 6 fotos.
1. Sigma 8
antes de tratar
Imagem

2. e o desastre da Nikon 16mm - screen do photoshop - acredito que tenha faltado superposição ...
Imagem
** importante: fui ver as especificacoes da lente no fredmiranda
Description:
Full frame 180° fisheye coverage with Nikon's advanced D-type autofocus lens technology.
Bright f/2.8 aperture for photographing in dim light or with fast shutter speeds.
High-contrast images even at full aperture.

Filter Size 39mm Bayonet (rear of lens)
f/Stop Range 2.8-22
Minimum Focus Distance 10.2"
Magnification 1:10
Angle of View 180 Degrees
Groups/Elements 5/8
Length 2.2"
Maximum Diameter 2.5"

abracos e continuo o reaprendizado e, mais uma vez, obrigado Cartola
barroca

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Agradecimento e problemas

Mensagem por cartola » 06 Mai 2013, 10:02

Oi Barroca,

não sei se é falta de superposição não. Essa imagem do PS é o que, uma camada única? Se forem várias camadas pode ser que essas borradas sejam as extremidades distorcidas das imagens e baste cortá-las. Algumas vezes no Hugin a pré-visualização fica assim. Normalmente resolve sozinho ao fazer a junção das partes, pois a própria ferramenta despreza essas extremidades, mas por vezes faço também máscaras removendo os cantos das fotos. No Hugin, por exemplo, dá pra usar máscaras que são "da lente", então basta fazer uma vez e já é aplicado a todas as imagens.

Qualquer coisa poste suas imagens originais que a gente pode dar uma olhada com mais detalhe. Se for o caso poste em JPG em baixa resolução (eu alias prefiro - baixar 36mp em RAW ninguém merece).

Abs, Cartola!

barroca
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Mai 2013, 12:19

Re: Agradecimento e problemas

Mensagem por barroca » 06 Mai 2013, 10:59

Carissimo
na imagem que coloquei da 16 esta o proprio photoshop. Se vc clicar na dita cuja vai la para o photobucket onde é possivel ver o original da minha tela - a direita estao as camadas, o que me impressionou foi que tanto em cima [falta pixel na equiretancular] quanto embaixo o borrado é intenso.
Da pra trabalhar com mascara em cada uma das camadas no ps
Apagando os cantos? Tendi nao :(
Obrigado

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Agradecimento e problemas

Mensagem por cartola » 06 Mai 2013, 15:39

Opa,

Já tentou mandar gerar a equirretanglar direto na ferramenta ao invés de gerar com layers para o PS? Eu tentaria isso. O que experimento as vezes no Hugin é que ele distorce muito as imagens em seus extremos, mas despreza essas partes ao fazer o blend. Dessa forma fica feião no preview, mas a imagem juntada automaticamente fica ótima.

Uma coisa que ficou estranha é que não há buraco no nadir e já no topo. Já incluiu a imagem feita no zenith?

Já deu pra ver a original. Tava falando de de repente passar as fotos originais mesmo, pra tentar juntar aqui e ver se tem algum problema, pois a sobreposição lá no dia me pareceu boa.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Agradecimento e problemas

Mensagem por cartola » 07 Mai 2013, 07:28

Barroca,

tem que acertar no stitcher, que imagino que seja o PTGui que está usando. O posicionamento tá errado (vide nadir coberto e zenith descoberto - sei que não fotografou assim) e a distorção da lente parece não estar boa também. Verifique se há pontos de controle incorretos, que precisem ser eliminados. Sugeriria talvez nova tentativa do zero com pontos de controle manuais (2 ou 3 entre cada par de imagens). Outra verificação é o tipo de lente, se está corretamente configurado como fisheye e se ele otimizou visualização (v) para ajustar o ângulo dela.

Enfim, a detecção e otimização automática está sujeita a erros em qualquer stitcher, é preciso futucar e ir tentando acertar. Sem as imagens é difícil ser assertivo aqui na dica.

Abs, Cartola.

barroca
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Mai 2013, 12:19

Re: Agradecimento e problemas

Mensagem por barroca » 07 Mai 2013, 09:39

Amigo,
Hoje a noite vou tentar novamente e zipar as fotos em baixa p download.
Obrigado

barroca
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Mai 2013, 12:19

Re: Agradecimento e problemas

Mensagem por barroca » 12 Mai 2013, 01:40

Bom
enquanto nao faco as imagens em baixa, voltei ao easypano e, em conjunto com o pano2vr, acabei fazendo algumas - para criticas

Ainda apanhando mas ...

I. Com pano2VR
Imagem
CLIQUE http://goo.gl/Ch70g PARA VER
*explore o menu ate para tela inteira

II. Com stitch em easypano e publicacao tambem
Imagem

CLIQUE http://goo.gl/6R2q1PARA VER
*explore o menu tambem

Por favor deixe sua opiniao se alguma esta melhor que outra ou se estao da mesma forma ...
Obrigado

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Agradecimento e problemas

Mensagem por cartola » 13 Mai 2013, 10:45

Boa Barroca!

As junções ficaram perfeitas. Como resolveu aqueles problemas, só usou outro programa? Bem que achei que a sobreposição era suficiente.

Achei meio estranho o nadir na segunda, pessoalmente não gostei muito. Testei também num android 4.1.3 (galaxy s3) e a primeira ficou ok, mas a segunda não funcionou.

Nas duas pode dar uma acertada na questão do zoom. Em ambas se a gente dá zoom a imagem fica muito pixelada. Ou você melhora a qualidade pra podermos dar esse zoom e a imagem continuar boa ou limita o zoom que o usuário pode dar.

Nas duas também me pareceu que não trabalhou com multilayer, então a imagem tem que carregar toda já no primeiro acesso para podermos então navegar. Com multilayers é melhor pro usuário e fica mais leve, facilitando também a questão de dar mais zoom sem deixar mais pesado.

Abs!

Responder