HDR - dúvidas para a correta exposição

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Raoni
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Jun 2013, 00:46

HDR - dúvidas para a correta exposição

Mensagem por Raoni » 28 Jun 2013, 13:19

Bom Dia a todos amigos deste fórum

Estou com um problema e acredito que seja recorrente...

Quando faço panoramas externos, regulo a abertura em F11, o iso em 100, fotometro para o que julgo ser a melhor exposição para aquele ambiente e mando bala, com base na primeira foto, repito esta configuração em todas as demais inclusive nadir e zenith

Comecei a fazer os testes para tentar minha primeira imersiva em ambiente interno, no caso meu apartamento, e percebi que nesse caso, a coisa muda completamente

Em ambientes internos a iluminação de um ambiente é bem diferente da de outro, a luz da cozinha é fria, e a da sala não, da sacada vem a luz do sol e tudo isso está numa mesma panorâmica pois apartamento é pequeno e tudo mais que todos sabem. O resultado [e uma panorama com [areas claras e escuras e difíceis de tratar no photoshop em caso de sobreposição
Como devo proceder nesse caso, devo regular a exposição para cada uma das fotos do panorama (mesma abertura e iso mas em velocidades diferentes) e tiro 3 fotos (hdr) em raw, ou isso não é necessário ?
Faço então da mesma forma que para ambientes externos, todas as fotos na mesma velocidade, abertura e ISO, porém também em HDR e em raw ?

Espero ter explicado de forma correta meu problema.
Obrigado desde já

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: HDR - dúvidas para a correta exposição

Mensagem por cartola » 08 Ago 2013, 20:25

Oi Raoni,

antes tarde do que nunca :)

Eu sempre faço múltiplas exposições e as combino. Não gosto muito do HDR tradicional, que inclui muito tone mapping e deixa as cores meio artificiais demais pro meu gosto, mas é importante esticar o range dinâmico da foto. Já fiz alguns tutoriais do que uso pra isso, mas se você usa Photoshop certamente já está bem servido pra isso. Não sei qual é o seu equipamento, mas a melhor forma é fazer as exposições automaticamente e muitos equipamentos faze AEB pra isso (auto exposure bracketing). Fica muito simples gerar as diferentes exposições. Na maioria das vezes em JPG mesmo já me atende. Em poucos casos mais críticos usei RAW.

Alguns de meus tutoriais coloco eu meu wiki. Pra fugir do tonemapping, fazendo só a fusão de exposições, gosto muito do enfuse, que pro windows pode ser o enfuse-gui.

Se tens uma Canon pode experimentar também o Magic Lantern, que vai estender muito as possibilidades de bracketing de exposição.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
vt360
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:30
Localização: Sao Paulo - SP

Re: HDR - dúvidas para a correta exposição

Mensagem por vt360 » 13 Mar 2014, 20:21

fotometria para hdr é simples...

Identifique a área mais clara e mais escura do ambiente, regule a velocidade até que a parte mais clara fique super-exposta em +1ev e a parte mais escura fique sub-exposta em -1ev. Faça as 03 fotos com diferença de 2ev's (-2, o +2).

Tire todas as fotos com a mesma regulagem.

abs

Fabio

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: HDR - dúvidas para a correta exposição

Mensagem por epassarin » 11 Jun 2014, 09:33

Ola VT360.
Até que quase entendi, mas nao compreendi direito.
Eu fiz alguns HDR's em alguma imagens panorâmicas, mas sinceramente não consegui bons resultados. Em fotos estáticas, quero dizer, aquela imagem unica que nao utilizarei para panorâmicas meus HDR's ficam muito bons, porem na hora de fazer a panorâmica eu devo estar pecando em algum ponto.
Eu já fiz panoramicas com fotometragem feita na area mais clara e o lado escuro ficou muito escuro e acabei utilizando o Perfect Photo + Vivenza para poder acertas a iluminação. Depois tenteis fazer fotometrando pela area escura, e essa ficou péssima, entao o que costumo fazer é fotometrar no ponto intermediário entre a parte mais clara e a mais escura, defino ev's de até 3 pontos, mas na hora de montar no hugin nao vejo muita diferença quando ele forma o hdr.
A solução que encontrei quando preciso acertar isso, foi fazer varias fotos desses pontos mais claros, e ai faço a fusao manual pelo photoshop, mas isso sinceramente me da um trabalho a mais antes de finalizar.
Se puder colocar algo aqui explicando melhor a forma de fazer a fotos, de preferencia com alguma imagem e dizendo como foi feita eu agradeceria e muito.
Grato desde já
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: HDR - dúvidas para a correta exposição

Mensagem por cartola » 11 Jun 2014, 16:05

Oi Emerson,

me pareceu que sua maior dificuldade é na hora de juntar. Eu não fundo as exposições no hugin, faço isso antes. Experimente o Enfuse-gui, ele faz para todas as fotos da sua panorâmica de uma vez só e eu sempre uso as configurações padrão. Isso já vai resolver totalmente o problema de áreas estouradas escuras ou claras (desde que tenha feito as fotos adequadamente, claro, mas entendi que não é esse seu problema). Lembre-se que deve fotografar todas as fotos da panorâmica do mesmíssimo modo, sem reajustar. Depois que monto as panorâmicas dou uma retocada nas cores, mas como já comentei ali em cima, não gosto daquele HDR estilo pintura, prefiro apenas a fusão de exposições.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: HDR - dúvidas para a correta exposição

Mensagem por epassarin » 13 Jun 2014, 21:44

Valeu, vou tentar. Mas esse Enfuse Gui nao adiantou muita coisa quando experimentei ele. MAs vou testa-lo novamente e depois retorno aqui.
Por hora muito obrigado.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: HDR - dúvidas para a correta exposição

Mensagem por cartola » 13 Jun 2014, 22:04

Só salientando, o enfuse não faz HDR como em geral o HDR é descrito por aí. Embora o significado de HDR seja range dinâmico alto (High Dinamic Range) em geral todo mundo, quando fala de HDR, se refere também ao tratamento de cores que em geral é chamado de "tone mapping" e que costuma deixar a foto mais pra uma pintura, com cara pouco natural.

O Enfuse faz apenas a fusão das exposições, sem tone mapping. Esse é um exemplo do que ele faz:

Imagem

A foto maior é a junção das três menores ao lado. Ele pegou de cada foto o pixel mais próximo do tom médio (isso é regulável). O resultado é uma foto final com detalhes bons tanto nas áreas claras quanto escuras, que é o que eu prefiro.

Nessa minha página tem uma seção sobre HDR onde falo também de outras ferramentas.

Se por outro lado a sua dificuldade está em fazer as fotos adequadamente, então temos que te dar outras dicas. Eu sempre uso auto bracketing, mas isso vai depender da sua câmera. Procure no manual e se quiser dicas mais específicas diga lá qual é sua câmera.

A dica independente de câmera é talvez fotometrar num ponto que considere o tom médio da cena e fazer o bracketing com +2 e -2 EV a partir dele. Na minha Canon, quando configuro o autobracketing boto também o disparo com atraso de 2s (temporizador), pois assim ela faz os 3 disparos sozinha. As fotos acima foram feitas assim. Note que a primeira está com exposição média, a segunda mais escura e a terceira mais clara.

Esse vídeo mostra como fazer na canon. Não deve ser difícil achar pra outras câmeras que tenham o recurso.

Abs, Cartola.

Responder