Como faz a foto dia e noite?

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Como faz a foto dia e noite?

Mensagem por Stoledo » 22 Ago 2013, 23:52

Olá Cartola!

Ficou excelente a foto Dia e noite num telhado do Leblon, muito legal.

Imagino que tenha feito as fotos dia no final da tarde e as fotos noite logo quando anoiteceu, sem mudar o pole de lugar(nem imagino como fez para fixar ele), e depois gerou as duas panorâmicas (dia e noite).

O link de transição dia/noite deve apontar para uma das panorâmicas no mesmo local, por exemplo se esta com a dia e clica no link ele chama a panorâmica noite exatamente onde estava a panorâmica dia através do xml.

Foi assim?

De qualquer modo ficou excelente, não vi nenhuma 360 que tenha essa transição, parabéns.

Obs: Postei o tópico no local correto? Espero que sim!

Abs,

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como faz a foto dia e noite?

Mensagem por cartola » 23 Ago 2013, 00:39

Falaê Sandro,

o krpano tem ainda uma barra que desliza e faz a transição entre dois panoramas. Eu fiz mais ou menos como você falou aí, só que, como pode ler nos comentários do post do blog, a foto noturna foi feita 11 meses depois da diurna. Fiz do mesmo local, mas sem muita precisão. Os objetos estão distantes e a transição suave disfarça possíveis pequenos erros de encaixe. O botão é isso aí, um clica e chama o outro panorama, como num tour normal.

Depois das duas equirretangulares prontas coloquei as duas na ferramenta de costura pra marcar pontos em comum entre as duas e desloquei uma pra encaixar na outra, daí ficou bom!

Postou no lugar certo sim, rs rs, considerando que também fala da etapa da fotografia, tá tranquilo :)

Abs, Cartola!

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Como faz a foto dia e noite?

Mensagem por Stoledo » 23 Ago 2013, 09:33

Eu uso uso o Panotour Pro, que é uma GUI para o Krpano, achei muito complexo o Krpano, disponho de pouco tempo e teria que ler o manual etc e desanimei.

Pelo que vi o Krpano é muito legal, tenho muito que aprender sobre os xml, apesar de não ser minha formação tenho boa noção de programação, antes da faculdade programava alguma coisa em Dbase II plus, Cobol etc (isso nos potentes CP500 e XT, com lindos monitores de fósforo verde de altíssima resolução!).

Obrigado mais uma vez!

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como faz a foto dia e noite?

Mensagem por cartola » 23 Ago 2013, 13:49

É isso aí,

o Panotour é perfeito pra maioria que é mais fotógrafa do que técnica, pra quem tá trabalhando com isso e tempo é dinheiro. Talvez quem já esteja mais avançado no mercado possa ter um técnico contratado pra isso, mas o Panotour vai resolver a maioria das situações sem problemas. Acredito que dê pra fazer um "dia e noite" sem dificuldades nele.

Eu confesso que não tenho muito tempo livre, pelo contrário, mas como sou programador de mão cheia e não ganho dinheiro com as panorâmicas, fui pro código pra reduzir as despesas. É como costumo dizer: pro profissional esses gastos são investimento, pro amador são despesas a fundo perdido :)

Abraços, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Como faz a foto dia e noite?

Mensagem por Stoledo » 24 Ago 2013, 09:16

Despesas a fundo perdido, gostei da colocação!!! :lol:

Responder