Pontos de controle

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Pontos de controle

Mensagem por Rogério » 30 Set 2013, 17:03

Estou tentando fazer uma panorâmica em meu apartamento, porem me deparei com uma parede grande, onde não consigo pontos de controle. Alguém tem uma luz de como proceder nesses casos.
Obrigado.
Rogério.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Pontos de controle

Mensagem por cartola » 30 Set 2013, 18:21

Oi Rogério,

não sei que ferramenta você está usando, então vou falar do que poderia fazer no Hugin, que é a que uso. Você pode arrastar manualmente essa foto para o lugar onde ela deve ficar. Se você não consegue encontrar pontos de controle provavelmente também não precisa encaixá-la perfeitamente. Posso fazer uma analogia com um pedaço do céu numa foto externa. Se tiver fotos seguidas apenas com o azul do céu, tanto faz se o encaixe vai ser perfeito ou não, o resultado final vai ficar perfeito de qualquer forma.

No Hugin esse posicionamento é feito na janela de pré-visualização rápida do panorama, na aba "Mover/Arrastar".

Só uma observação. Não sei se você está tentando marcar pontos manualmente. Se conseguir identificar pontos em comum visualmente entre as imagens e o que não estiver funcionando for a marcação automática, então deve partir para a marcação manual, pois se fizer o posicionamento manual sem pontos de controle e tiver linhas ou objetos que possam ficar mal encaixados então podem aparecer erros na imagem final.

Abraços, Cartola.

Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Re: Pontos de controle

Mensagem por Rogério » 30 Set 2013, 18:34

Obrigado Cartola. Achava que era imprescindível ter pontos de controle, não sabia que dava para fazer na janela de pré visualização rápida. Valeu, vou tentar.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Pontos de controle

Mensagem por cartola » 30 Set 2013, 18:42

Outra coisa que você pode fazer e que poderia ajudar nesse caso é ter uma outra foto que já fez e usar como modelo. Pra isso é necessário que você faça as fotos da mesma maneira, com as mesmas paradas e tal.

Você carrega as fotos (em mesmo número do outro projeto) e manda usar o template em cima daquelas fotos. Elas já vão ficar posicionadas onde estavam no outro projeto. Só não vão vir os pontos de controle, até por que não faz nenhum sentido ter os mesmos pontos de controle em imagens diferentes.

O uso do template é no menu Arquivo -> Aplicar modelo

Abs, Cartola.

Responder