Problemas com foco

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Problemas com foco

Mensagem por cartola » 03 Dez 2013, 09:18

Mais uma pro colega Wagner, que tem me mandado perguntas por email:
Já fiz duas tomadas de fotos e falhei. A imagem está saindo muito desfocada. Na primeira tomada, a anta esqueceu de colocar a Sigma em foco manual... deixou a abertura em f/2.8... foto 45 em anexo. Na segunda tomada, pelo menos a meu ver, estava tudo correto, de acordo com o passo-a-passo do Luis Fontes (link no seu Site), mas saiu tudo desfocado.

Coloquei a câmera no modo AV para pegar a média de abertura e tempo de exposição, coloquei de novo no Manual, ajustei tudo, pus a Sigma 10mm em Manual também. Se eu tirar a foto no modo AV, sai perfeita, até mesmo os textos escritos em cartazes, etc. Mas no modo manual fica desfocado. Mesmo tipo JPG e tamanho de imagem tirada no modo AV.

Como o sol estava muito forte, acho que a imagem no visor me enganou um pouco e não configurei direito, sei lá...
Oi Wagner,

Primeiro passo: fazer essa pergunta no panoforum :)

Use uma abertura de diafragma de maior valor (diafragma mais fechado) pois isso aumenta o campo focal. Bote em F16 por exemplo e ajuste a partir daí.

Pode usar o Av, sem problemas, e use o foco automático pra acertar, depois bote em manual, não tente acertar no olho.

- Modo AV:
- foco automático em algo numa distância próxima
- passe pro foco manual
- pegue as configurações com F16
- leve-as pro modo manual

Veja se não melhora. Nesses materiais de fotografia tente ler sobre campo focal ou profundidade de campo, que é seu problema nesse momento. Tem algo no meu site no PDF do curso do Francisco Lima. Veja nas páginas 4 e 5.

Abs, Cartola.

Responder