Quantidade de fotos usando fisheye e fullframe

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Avatar do usuário
andrestefano
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Mai 2013, 02:38

Quantidade de fotos usando fisheye e fullframe

Mensagem por andrestefano » 11 Mar 2014, 15:57

Olá pessoal,
Lendo na internet, eu ouvi dizer que com a fisheye 8mm e uma fullframe, no caso a D800, eu preciso apenas de 4 fotos para o resultado de 360x180.
Mas fazendo uns testes em casa, faltou um pedacinho de cima e de baixo.
O que eu tenho que fazer para conseguir captar em apenas 4 fotos ?
Pois a idéia é subir a câmera a 5 metros para fotografar uma fábrica.
abraços,
André

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Quantidade de fotos usando fisheye e fullframe

Mensagem por cartola » 11 Mar 2014, 16:46

Oi André,

incline a câmera um pouquinho. O resultado é que vai cobrir um desses dois buracos e o outro vai ter que lidar com ele. A escolha acho que pode depender da cena, de qual é o mais complicado. O nadir não vai resolver, mas deixar um buraco maior nele pode ser ruim, e em geral acho ruim isso.

Eu uso uma cabeça caseira em alumínio na qual a haste que prende a câmera fica apenas apertada na pressão ao L que prende essa haste ao tripé ou mastro. Com isso consigo usar uma cordinha pra puxar a haste e inclinar assim a câmera pra cima. Dessa forma consigo subir com a câmera inclinada pra baixo, diminuindo ao máximo o buraco do nadir, e lá em cima, após o giro horizontal, puxo a corda, virando a cam pra cima e fazendo o zenith mantendo o giro em torno do NPP.

Pode ver essa cordinha, por exemplo, no álbum de fotos anexo à panorâmica que fiz na Cinelândia, na exposição do Yann Bertrand.

Se o nadir não for problemático, e não será se no buraco deixado pra ele tiver só coisas num mesmo plano, pode subir com a máquina inclinada pra cima, aumentando o buraco ali que pode ser coberto depois com uma foto feita do solo, como mencionei nesse outro tópico.

Se o zenith for tranquilo (plano) pode fazer o inverso, cobrindo ele com uma foto feita de baixo, analogamente. Ainda não fiz isso, mas deve ser tranquilo e equivalente.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
andrestefano
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Mai 2013, 02:38

Re: Quantidade de fotos usando fisheye e fullframe

Mensagem por andrestefano » 11 Mar 2014, 17:17

Eu tenho feito isso, faço a 7.5 graus p baixo, ai eu baixo a camera, viro p cima, subo e faço mais uma.
Mas a minha dúvida é quando eu estiver no meio de multidão, pra ficar subindo e descendo o mastro, vai ficar complicado.
Eu tenho a cabeça R1 http://shop.nodalninja.com/ultimate-r1- ... tor-f6100/
será q se eu jogar o eixo um pouco p tras do meio eu consigo cobrir com 4 fotos ? Mesmo com o problema que paralax que vai ocorrer.
abs,
Andre

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Quantidade de fotos usando fisheye e fullframe

Mensagem por cartola » 11 Mar 2014, 17:33

No meio da multidão em geral pra cima só vai ter céu, não? Tudo bem que pode ter multidão indoor, mas é menos frequente. Céu é céu. Já usei assim e resolvi com a cordinha, mas na R1 não dá... e acho que inclinar não resolve, pois ia ter que inclinar bastante.

Faz uma cabeça :)

Posso fazer pra você, se quiser. Cobro baratinho, kkk

Abs, Cartola.

tell360
Mensagens: 21
Registrado em: 02 Mar 2015, 06:34

Re: Quantidade de fotos usando fisheye e fullframe

Mensagem por tell360 » 02 Abr 2015, 18:22

Cartola, que mastro é esse, é um pode da Nodal Ninja? Pole somente eles que fabricam?
Pra disparar a camera usa um controle sem fio?
Como faz para controlar os graus dos giros? Se usa algum rotor para isso?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Quantidade de fotos usando fisheye e fullframe

Mensagem por cartola » 06 Abr 2015, 15:10

tell360 escreveu:Cartola, que mastro é esse, é um pode da Nodal Ninja?
Sim.
tell360 escreveu:Pole somente eles que fabricam?
Tem fabricantes nacionais que fazem pra indústria televisiva, cinematográfica e uso militar, mas são pesados e bastante caros. Mais razoável é alguma solução artesanal emendando tubos de alguma forma, como o zpr360 fez num vídeo já, fazendo um mastro não-retrátil.
tell360 escreveu:Pra disparar a camera usa um controle sem fio?
Em geral sim, mas uma vez usei o intervalômetro do Magic Lantern que tenho instalado na câmera. Ele é bastante programável, podendo iniciar em X segundos e tirar fotos a cada Y segundos, podendo ainda ser combinado com o autobracketing poderoso do próprio Magic Lantern. Tem gente que usa um fio bem longo também, pra evitar ficar na mão de possíveis pifadas do controle.
tell360 escreveu:Como faz para controlar os graus dos giros? Se usa algum rotor para isso?
Se olhar no site da nodal ninja eles tem rodadores indexados para mastros. É o que eu uso, mas poderia usar marcações no mastro também, fazendo a coisa com menos precisão.

Abs, Cartola.

Responder