Como achar ponto Nodal com lente fixa?

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Padumi
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Mai 2014, 15:35

Como achar ponto Nodal com lente fixa?

Mensagem por Padumi » 26 Mai 2014, 13:06

Olá, colegas.

Já revirei o forum, mas não encontrei. Como faço pra encontrar o ponto nodal, numa câmera com lente fixa?

No meu caso, trata-se de uma Panasonic LX7. Não há marcações ma carcaça, que indiquem o ponto onde se encontra o sensor.

Se alguém puder ajudar, agradeço.


Obrigado.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como achar ponto Nodal com lente fixa?

Mensagem por cartola » 26 Mai 2014, 15:57

Conhece o teste da "fita na janela"?

O princípio dele é colocar um objeto perto, outro longe e fazer o giro com a câmera de modo que a posição relativa entre eles se mantenha a mesma.

Pode fazer o giro com duas tábuas de madeira (ou qualquer outra coisa) presas entre si por um prego (parafuso, etc).

Apoia a máquina na tábua de cima, de modo que a lente fique alinhada com um raio do círculo do giro que as tábuas farão.

Bota um objeto perto (uma fita na janela, um dado, uma caneta, um copo, quanquer coisa) e compara com outro longe, o mais longe possível, se possível fora de casa (por isso que a fita na janela é boa). Daí vai mudando a posição da máquina até que a posição do objeto perto em relação ao objeto longe não mude enquanto gira.

Quando a máquina estiver bem posicionada, a distância que você precisa é entre o lugar onde está o parafuso do tripé da máquina e o prego que fez o eixo do giro. Já pode usar ela na sua cabeça artesanal :)

Se tiver uma cabeça comercial, ajustável, o teste pode ser feito direto nela, claro, sem precisar dessa engenhoquice toda! kkk

Se não entendeu eu posso tentar desenhar ou fazer um vídeo pra explicar melhor.

Abs, Cartola.

Padumi
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Mai 2014, 15:35

Re: Como achar ponto Nodal com lente fixa?

Mensagem por Padumi » 27 Mai 2014, 15:55

Cartola, muito obrigado!

Vou tentar aqui, antes de qualquer coisa. Se realmente não conseguir, esgotadas todas as tentativas....aí sim eu lhe pediria um "desenho"! Por enquanto não precisa se dar a este trabalho. Não quero abusar.

Abs

Responder