Panoramica com flash ou luz fixa. É possivel?

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Panoramica com flash ou luz fixa. É possivel?

Mensagem por epassarin » 24 Jul 2014, 11:08

Ola pessoal.

Eu não tentei ainda, confesso que estou com pouco tempo pra sair e fazer o testes, então gostaria de saber se alguém aqui já tentou fazer alguma panorâmica com flash e qual foi o resultado?
Tentei fazer algumas panorâmicas em algumas festas que tem ambiente bem pouco iluminados, e algum pontos até são bem iluminados. Numa fotografia convencional você teria que optar em mostrar as partes claras deixando apenas uma silhueta das partes escuras ou abrir o diafragma e deixar as partes claras estourar, isso estou falando de cima de um palco onde tem músicos, Dj's e dançarinos se movimentando.
Se fosse no chão faria um HDR mas em cima do palco fica difícil com toda movimentação. Então estive pensando: "Seria possível fazer a panorâmica com flash ou talvez com um ponto de luz fixo?
Alguem pode me dar uma dica sobre isso caso ja tenha tentado? qual o resultado?
Obrigado
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Panoramica com flash ou luz fixa. É possivel?

Mensagem por cartola » 24 Jul 2014, 22:29

Eu já tentei com 1 flash, mas não fica bom iluminar numa direção diferente a cada hora e mesmo tirando o flash acho que um é pouco. O ideal com flash acho que seria usar flashes com triggers espalhados pelo ambiente em pontos fixos, daí a luz se manteria sempre a mesma e pegaria todo o ambiente. Um flash de segunda linha relativamente bem falado e que pode viabilizar o orçamento é o yongnuo, que pode inclusive ser comprado direto da china, sempre sujeito a tributação, claro.

Nunca tentei com flash direto, que talvez funcione melhor que com o flash rebatido que usei, que criou boas diferenças de luminosidade em partes uniformas da foto, como paredes, que não ficaram bem quando juntadas.

Mais recentemente, com uma câmera fullframe, a sensibilidade à luz deu um upgrade, então o que tenho feito é uma foto priorizando as áreas claras, ou seja, deixando a foto o mais escura possível pra que os detalhes dessas áreas apareça bem, sem estourar, daí edito o RAW clareando apenas as áreas escuras. Normalmente os editores, tanto o conhecido lightroom, como o que eu uso, o Rawtherapee, te permitem clarear ou escurecer áreas de luminosidade distinta da foto. No Rawtherapee é possível fazer isso de várias maneiras:
- Ligando o tonemapping
- Ligando o "Sombras e Luzes"
- Mexendo nas curvas de tom de modo parametrizado, o que te dá 4 níveis de luminosidade distintos pra mexer independentemente, e não apenas sombras e luzes

Isso, porém, independente de como é feito, dá ruído na foto, que é preciso ser tratado (ou pelo menos eu gosto de tratar, pois em casos mais extremos fica muito muito forte). O Rawtherapee também faz um tratamento de ruído bem configurável que eu gostei.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Panoramica com flash ou luz fixa. É possivel?

Mensagem por epassarin » 25 Jul 2014, 00:49

Vale pelas dicas cartola...fico agradecido....talvez eu faça uma essa semana para testar...ai posto o resultado aqui.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Responder