Dificuldades em capturar o chão.

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Avatar do usuário
tiagodegaspari
Mensagens: 10
Registrado em: 13 Mai 2012, 22:54
Localização: Limeira-SP
Contato:

Dificuldades em capturar o chão.

Mensagem por tiagodegaspari » 06 Ago 2014, 14:05

Boa tarde Cartola e demais amigos, tudo bem?

Estou com um certa dificuldade em realizar minhas panorâmicas atualmente, especialmente em chão de ladrilho ou pisos/porcelanato.

A captura das imagens ao redor e do teto é tranquilo, a costura fica certo! O problema tem sido o chão não que bate, não acha os pontos de costura e tento fazer manualmente. Quando consigo alguns pontos, o chão fica muito desalinhado.

Pode ser que eu esteja errando em algum momento na captura do chão, ou mesmo na hora de mover o tripé pra capturar o chão usando o NADIR (pra deslocar a câmera).

Algumas perguntas:

DEVO DESLOCAR O TRIPÉ QUANDO ABRIR O NADIR PRA CAPTURAR O CHÃO?
QUANDO A COSTURA DO CHÃO NÃO ACONTECE NO PTGUI, DEVO CRIAR CONTROL POINTS NAS 5 IMAGENS COM O CHÃO? QUANTOS PONTOS?

Equipamento:
D5100/7100 com Nikon 10,5 fish.
Tripé manfroto 055.
Cabeça Nija Nodal 3 (NN3) com Nadir e RD3L Leveler.
PTGUI vr. 9x

Alguma dica?


Abaixo um exemplo de imagem capturada e costurada no PTGUI:

Imagem

Abraços
Tiago Degaspari | Fotógrafo.
www.tiagodegaspari.com.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dificuldades em capturar o chão.

Mensagem por cartola » 07 Ago 2014, 12:29

Oi Tiago,

a captura, mesmo de pisos com linhas geométricas detalhadas, não precisa ser muito precisa. Já viu esse tópico onde mostro como encaixei uma foto tirada totalmente fora do ponto sem parallax? Em casos de piso plano isso sempre vai funcionar e o PTGui tem uma funcionalidade só pra isso pelo que vi. Me parece ser mais simples que no Hugin, onde podemos ainda, diferente de como mostrei naquele tópico, otimizar a foto do chão separadamente usando "translação", que normalmente não é feito pras fotos tiradas usando bem o ponto de giro adequado. Aqui o tutorial do PTGui que mostra o que ele chama de "Viewpoint correction", que foi o que fiz no tópico em que usei o Hugin.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
tiagodegaspari
Mensagens: 10
Registrado em: 13 Mai 2012, 22:54
Localização: Limeira-SP
Contato:

Re: Dificuldades em capturar o chão.

Mensagem por tiagodegaspari » 07 Ago 2014, 13:30

Oi Cartola, tudo bem?

Primeiramente obrigado pelas dicas, realmente deu muito certo, ficou muito melhor o resultado final, encaixando praticamente 99,9% da imagem.

Eu uso o PTGUI mesmo, até instalei o Hugin mas achei mais complicado um pouco.

Segui o tutorial que você sugeriu e deu certo!

Agradeço sua disposição em ajudar.

Grande abraço.
Tiago Degaspari | Fotógrafo.
www.tiagodegaspari.com.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dificuldades em capturar o chão.

Mensagem por cartola » 07 Ago 2014, 14:50

Beleza Tiago.

Falo do Hugin mais pra deixar registrado no tópico, não acho que deva usar um ou outro, use o que achar melhor, mas como um dos objetivos do fórum é ter uma base de conhecimento tento sempre estender o assunto pra registrar e mostrar alternativas.

Não sou assim tão altruísta, na verdade tudo tem volta. Tudo que sei foi por que aprendi por outras pessoas que também compartilham e acabo aprendendo muitas vezes na tentativa de responder alguma coisa por aqui. Felizmente acabo encontrando tempo pra isso e aprendendo sem parar! Aquela coisa que falam sobre o dinheiro, que "quanto mais se tem, mais se quer", acho que com conhecimento é assim um pouco também, só que ao contrário do dinheiro, com o conhecimento quanto mais compartilho, mas rico fico!

Abs! Cartola.

Avatar do usuário
tiagodegaspari
Mensagens: 10
Registrado em: 13 Mai 2012, 22:54
Localização: Limeira-SP
Contato:

Re: Dificuldades em capturar o chão.

Mensagem por tiagodegaspari » 07 Ago 2014, 14:59

Legal Cartola!

Acho que é bem por aí mesmo, quando respondemos algum assunto automaticamente estamos aprendendo sobre ou, pelo menos, refletindo!

Obrigado mais uma vez.
Tiago Degaspari | Fotógrafo.
www.tiagodegaspari.com.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dificuldades em capturar o chão.

Mensagem por cartola » 07 Ago 2014, 15:11

Opa, dei mole!

Esqueci de mencionar outras alternativas pro nadir também. Se você fizer as fotos com a câmera um pouco inclinada pra baixo, tipo pegando a tangente da cabeça do tripé, o nadir vai ficar pequeno e pode ser acertado até sem fotos extras dele. Veja esse vídeo aqui, por exemplo, se já não viu também, pois já compartilhei algumas vezes.

Pro que sobrar no final, registro também um pequeno vídeo onde mostrei como corrigir um erro de junção na pós edição. Fiz com o GIMP, mas diversos outros editores, como o Photoshop, por exemplo, tem funcionalidades semelhantes e podem ser usados sem problemas.

Abs! Cartola.

enio
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Nov 2013, 18:57

Re: Dificuldades em capturar o chão.

Mensagem por enio » 22 Jun 2015, 19:24

Oi Cartola,
aproveitando esse tópico, eu tenho usado essa tecnica de fotografar com uma camera (Nikon D50 + lente Samyang 8mm) ligeiramente inclinada cima, para captar o teto e depois inclinada para baixo, pegando a área do tripé. O Problema é que o NPP não é o mesmo ao mudar o angulo de inclinação da câmera. Eu tenho reposicionado a camera ( mantendo o tripé no mesmo lugar) para acertar o novo NPP mas quando rodo o Hugin muitas vezes recebo a informacão que está com erro de paralaxe. Vc tem idéia do que estou errando? se adicionar pontos manualmente eu consigo melhorar o resultado?

Abs

Enio

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dificuldades em capturar o chão.

Mensagem por cartola » 23 Jun 2015, 18:13

Não entendi bem como sai do eixo ao inclinar a câmera pra cima ou para baixo no tripé. Você não usa uma cabeça apropriada para panorâmica? Com a cabeça adequada para panorâmicas 360° multi-linhas não tem erro, ele gira a câmera na horizontal e na vertical em torno do ponto sem erro de perspectiva. Ou você não está usando uma cabeça panorâmica, ou a câmera não está corretamente posicionada nela ou ela não é multi-row/multi-linhas. Essas cabeças são tipicamente compostas por um L que prende no tripé e uma barra que sai de cima do L, como essa aqui, caseira. E aqui uma lista cheia de cabeças rs.

Eu tenho usado o philopod hoje em dia (falei um pouco dele aqui), ou seja, a câmera está na mão e tem um prumo que aponta pra um ponto de referência no chão. Quando inclino eu compenso a posição do prumo no chão, tentando fazer a câmera girar em torno do eixo correto.

No Hugin dá pra tentar acertar sim, Uma das possibilidades, além de colocar pontos de controle manuais, é dizer que cada imagem tem uma lente diferente. Isso vai flexibilizar os ajustes que ele se permitirá fazer em cada foto, pra que cada uma tenha uma configuração diferente. Pontos manuais hoje em dia podemos colocar mais facilmente direto na pré-visualização rápida, na segunda aba se não me engano. Tente baixar a versão 2015 do Hugin que já está disponível no repositório.

Abs, Cartola.

Responder