Panoramicas em show ou lugares com muitas pessoas

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
maiconcrespo
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Set 2014, 15:21

Panoramicas em show ou lugares com muitas pessoas

Mensagem por maiconcrespo » 02 Set 2014, 15:58

Bom, depois de muito estudar e quase uma semana lendo e relendo , conseguir montar uma pano com o salado player e o salado converter, e claro consegui publicar online.. rsrrs quem quiser dar uma olhada no meu progresso fica ai ... maiconcrespo360.hol.es

Tenho uma duvida que ainda nao achei sobre esse assunto, como faço para fotografar um evento em 360º em que ha muitas pessoas. Como por exemplo, Casamentos, Shows, Bares. Principalmente na hora da uniao, é facil? mais trabalhoso?

Tem alguma técnica?

Meu equipamento , Pentax k5 + Sigma 10-20 3.5.

Tripé e uma cabeça panoramica qe eu mesmo fiz , mas q estou por fazer outra.

tenho mais dúvidas , mas postarei em outras areas Obg

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Panoramicas em show ou lugares com muitas pessoas

Mensagem por cartola » 03 Set 2014, 09:40

Oi Maicon,

sem dúvida dá mais trabalho e se quiser perfeição vai ter que cortar as pessoas na mão, pois não há como o programa cortar certinho automaticamente. A dica talvez seja fotografar mais de uma vez em cada tomada em que houver pessoas ou movimento, assim tem fotos redundantes e pode escolher depois, descartando as que ficarem inviabilizadas pelo movimento ou pessoas cortadas ou seja lá o que for. A cena não está sob seu controle, a redundância ajuda.

Abs, Cartola.

maiconcrespo
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Set 2014, 15:21

Re: Panoramicas em show ou lugares com muitas pessoas

Mensagem por maiconcrespo » 03 Set 2014, 10:29

Obrigado , temia que fosse essa a unica maneira.

me referia a essas imagens por exemplo http://www.xyz360.com.br/clientes/casam ... index.html será q sao feitas com mais de uma camera ?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Panoramicas em show ou lugares com muitas pessoas

Mensagem por cartola » 03 Set 2014, 10:47

Oi,

não parecem ser com várias câmeras não. Essa multidão na maioria dos casos está parada e relativamente sob controle. Parece mais trabalho com uma olho de peixe com um ângulo bem aberto. Com uma 8mm numa câmera full frame você pega muita gente ao mesmo tempo. Com umas 3 fotos cobre toda a horizontal. Em geral se usam 4 pra ter mais sobreposição, mas 3 bastam.

Eu já fiz algumas. Nessa aqui, por exemplo, o pessoal foi orientado a ficar parado. Nessa outra, numa caminhada na praia, tive que cortar direitinho na mão pra juntar sem erros. Nessa outra era tumulto total e realmente não tive tempo nem paciência de remover todos os erros de junção.

Em resumo, uma boa panorâmica não se faz só costurando, é bom estudar fotografia e tratamento e manipulação de imagens. Nas fotos que você mostrou mesmo achei que algumas poderiam ter um range dinâmico melhor, outras poderiam ter menos ruído. Fora o fato de que tudo sempre pode ser melhor, é legal estudar todas as coisas que podem influenciar e melhorar o resultado final.

Talvez um dia dê pra ter um resultado espetacular com um celular. Hoje já dá pra fazer panorâmicas 360x180º com o Nexus ou instalando a Camera Google num Android ou Photosphere num iPhone, mas o resultado ainda deixa muito a desejar em relação a uma boa foto, bem trabalhada, bem costurada com uma DSLR. Já comecei a fugir da pergunta, rs...

Abs, Cartola.

maiconcrespo
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Set 2014, 15:21

Re: Panoramicas em show ou lugares com muitas pessoas

Mensagem por maiconcrespo » 04 Set 2014, 09:56

Kk obg pelas dicas.

Sempre é bom acrescentar informações adicionais.

tell360
Mensagens: 21
Registrado em: 02 Mar 2015, 06:34

Re: Panoramicas em show ou lugares com muitas pessoas

Mensagem por tell360 » 02 Abr 2015, 17:37

Cartola, nesta foto você usou um pole?

http://cartola.org/360/2012/02/21/carna ... leblon-rj/

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Panoramicas em show ou lugares com muitas pessoas

Mensagem por cartola » 02 Abr 2015, 17:53

Sim, conforme consta na "Ficha técnica" do link apontado.

Abs, Cartola.

Responder