Fotos hdr

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Fotos hdr

Mensagem por Rogério » 23 Mar 2015, 18:40

Gostaria de saber se o hdr é feito com as fotos separadas, antes de criar a equiretangular ou depois do panorama pronto.

Att.

Rogério

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Fotos hdr

Mensagem por cartola » 23 Mar 2015, 18:59

Não há uma forma certa ou errada, pode se fazer das duas formas. Eu prefiro fazer antes, separando mais claramente as etapas e depois costurando apenas as fotos finalizadas. O Hugin e outros costuradores (PTGui, Panotour, etc) podem lidar com as várias camadas fazendo ao mesmo tempo a costura de cada uma e a junção das múltiplas exposições num projeto único.

Abs, Cartola.

enio
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Nov 2013, 18:57

Re: Fotos hdr

Mensagem por enio » 29 Jul 2015, 19:43

Caro Cartola,

Eu estou fotografando em HDR e usando o Hugin para costurar as imagens mas o resultado está saindo estranho, a imagem final sai embaçada. Eu estou fotografando a cada 45 graus com uma lente 8mm em uma camera Crop na vertical. Uns 15 graus para cima e depois 15 graus para baixo. Será que estou superdimensionando a captura? Outra duvida é a respeito dos pontos de controle Eu preciso ter pontos em todas as imagens, porque fica redundante nas HDRs entre imagens vizinhas. se houver um bom registro de imagens HDR eu só preciso ter uma imagem vizinha com pontos de controle, estou certo?

Grande abraço,

Enio
Anexos
DSC_5655 - DSC_5708 try3_fused.jpg

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Fotos hdr

Mensagem por cartola » 29 Jul 2015, 19:53

Oi Enio,

eu não tenho experiência no uso da pilha de exposição do Hugin, costumo fazer a combinação de exposições antes do Hugin pois acho que assim tenho mais controle e portanto um resultado melhor. Eu uso o Enfuse, o mesmo software que o Hugin usa. Se estiver num Windows ou Mac existe o Enfuse-Gui que pode te facilitar o uso, caso opte por esse caminho também.

Eu creio que isso que falou aí seja assim mesmo, não seria necessário ter pontos de controle entre todas as imagens, mas não sei como confirmar se ele associou certinho uma foto com a outra feita na mesma tomada, com outra exposição. Na aba Fotos, da interface especialista, há uma lista das imagens com colunas que listam, por exemplo, a lente de cada imagem (que deve ser a mesma) e pode ser que tenha uma com a pilha. Pode ser que conferindo as pilhas aí garanta que está tudo ok, mas pra eu confirmar só se testasse e não tenho como testar agora.

Pode experimentar também otimizando e não otimizando exposição pra ver se faz diferença. Não sei qual o seu fluxo de trabalho no Hugin, mas indo mais passo a passo, fugindo do modo automágico, pode criar os pontos de controle na aba Fotos selecionando todas as imagens e clicando no botão lá embaixo e depois fazer as otimizações passo-a-passo, sem otimizar a fotometria. Não sei se isso melhoraria o embaçado, mas é meu chute.

Abs, Cartola.

enio
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Nov 2013, 18:57

Re: Fotos hdr

Mensagem por enio » 30 Jul 2015, 13:56

Oi Cartola,

Eu vou tentar o que voce sugere. fazer o HDR com Enfuse e depois fazer a costura com o Hugin. Lendo o tutorial do Hugin eles informam isso mesmo, só precisa costurar uma imagem vizinha que ele reconhece as imagens que compõe o HDR.
Obrigado pelas dicas e pela sua disponibilidade em ajudar.

Abraços

Enio

Responder