Quantas fotos são necessárias com 8mm numa câmera APS-C

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Quantas fotos são necessárias com 8mm numa câmera APS-C

Mensagem por cartola » 28 Mai 2015, 16:30

Oi pessoal, respondendo uma pergunta que veio por email:
Olá Cartola,

Espero não estar abusando do seu espirito colaborativo único, mas estou com problemas para me cadastrar no Forum, já faz um tempo. Não consigo cadastrar uma senha, por mais que se enquadre no critério não aceita.

Estou iniciando no ramo de tour virtual para interiores, estou adquirindo agora uma Nodal Ninja 4 com rotor standard (R$ 2200), uma Rokinon ou Sigma 8mm (ainda não decidi), um tripé (http://www.famafotografia.com.br/produt ... ra-ate-8kg), um Ez lever II e minha duvida vem na câmera, estou pensando na Nikon D3200, mas não sei se com uma APS-Classic seria necessário mais fotos para fazer um 360, qual seria o mínimo.

Agradeço muito sua atenção.

Att,

Diego
Bom, no final a pergunta me parece ser apenas quantas fotos são necessárias com uma lente 8mm numa APS-C. Isso na verdade não tem uma resposta exata, pois depende de quanto de sobreposição você vai querer entre as fotos e de que esquema vai fazer, tipo: uma linha horizontal de fotos e uma pra cima + uma pra baixo ou linhas intercaladas de fotos pra cima e pra baixo alternando inclinação ou outro esquema qualquer.

Um esquema mais básico e que me parece bom pra quem tá começando é uma linha de fotos horizontal + 1 zenith + 1 nadir. Com isso acho que o mínimo de fotos com esse conjunto lente+câmera dando uma sobreposição razoável é 6 horizontais + zenith + nadir, totalizando 8 fotos. Dá pra variar um pouco, fazendo 8 H + Z + N botando assim mais sobreposição, mas acho que já fica sobreposição demais, principalmente se você vai ter um rodador indexado e pode fazer passos de 60° pra ter as 6. No outro extremo poderia fazer só 4 H + Z + N, totalizando 6 fotos, mas pode ter problemas pra costurar, pois a sobreposição vai ser bem pequena.

Abs, Cartola.

fabio_macahe
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Fev 2014, 13:38

Re: Quantas fotos são necessárias com 8mm numa câmera APS-C

Mensagem por fabio_macahe » 08 Jun 2015, 00:04

Acho que 6H + z + n o resultado final fica bacana.

Avatar do usuário
robertocsp
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Abr 2016, 21:57

Re: Quantas fotos são necessárias com 8mm numa câmera APS-C

Mensagem por robertocsp » 15 Mai 2016, 13:57

Caro Cartola, neste link: http://wiki.panotools.org/Entrance_Pupil_Database, há uma tabela que nos faz quer que definir o número de fotos para fazer uma imagem panorâmica inversiva é uma receita de bolo, mas, pelo que você diz acima, não é bem assim.
Me parece que a sugestão seria fazer experimentos com o equipamento que temos, e aí, definir o que seria ideal para cada equipamento com uma regulagem específica, principalmente distância focal.
Seria isso mesmo?
Abraços, Roberto.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Quantas fotos são necessárias com 8mm numa câmera APS-C

Mensagem por cartola » 16 Mai 2016, 08:50

Oi Roberto,

a tabela vai atender, sem maiores problemas. O que acho interessante é entender as coisas. A partir do momento que entendemos podemos ver que é possível variar, se assim quisermos. Muitos fotógrafos, porém, tem dificuldades ou simplesmente não querem perder tempo com isso. Não é preciso entender pra ir lá e fazer. Não precisamos entender de mecânica pra dirigir um carro. Pra maioria das pessoas o que importa é ir lá e fazer. Como sou engenheiro de formação, acabo pensando fora da caixa nesses casos e talvez confunda mais do que ajude.

Veja que na pergunta, o colega menciona "não sei se com uma APS-Classic seria necessário mais fotos para fazer um 360". Bom, primeiro ele não especifica em relação ao que ele tem dúvida se seriam necessárias mais fotos. Imagino que possa ser em relação a uma full frame. Como entendi que ele não entendeu isso, tentei elucidar a coisa. Claro que uma full frame vai precisar de menos fotos, pois com uma mesma lente ela cobre um ângulo de visão maior.

Só pra complicar mais, outras variações que podem nos obrigar a mudar a tal tabela é o meio como fotografamos. Se usarmos um tripé e uma cabeça com rodador indexado (que vai fazer as paradas nos ângulos certinhos), então a tabela está ok, mas se o camarada resolver usar um philopod, por exemplo, já vai ser ruim fazer 4 fotos com uma 8mm numa câmera APS-C, pois a sobreposição entre as fotos é pequena nesse caso e a imprecisão das paradas com o philopod pode te levar a deixar um buraco na costura.

Em cenas com pessoas em movimento, em panorâmicas 3D e em fotos tipo "Flying Willy" também é, em geral, recomendável aumentar mais a sobreposição.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
robertocsp
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Abr 2016, 21:57

Re: Quantas fotos são necessárias com 8mm numa câmera APS-C

Mensagem por robertocsp » 16 Mai 2016, 10:35

Imagino que o mesmo ocorra com o número de fotos que precisam ser feitas na vertical também. Me parece que o interessante é sempre fazer experiências.
Obrigado e um abraço, Roberto

Responder