Trabalhando exposição

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
marciohohmann
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Ago 2015, 17:09

Trabalhando exposição

Mensagem por marciohohmann » 06 Jun 2016, 14:30

Olá Cartola tudo bem? Estou tendo dificuldades no seguinte caso:
Tiro as fotos em Raw, depois corrijo exposição no Ps e salvo em JPGE, mas quando jogo as fotos tratadas no Hugin, me parece que a foto carrega com a exposição original da câmera, pode estar ocorrendo isso ou é impressão minha?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Trabalhando exposição

Mensagem por cartola » 06 Jun 2016, 15:07

Acho que isso acontece sim. Não sei exatamente como resolver a causa, mas pode editar a exposição no Hugin, clicando com o botão direito na imagem e editando as variáveis. Pode ver também se outro formato resolve. Eu, por exemplo, tenho achado melhor botar TIF de 16 bits de precisão no Hugin, pois acho que isso dá um resultado melhor e pode ser que com o TIF o problema não aconteça. Imagino que seja alguma falha de comunicação entre o que o PS salva e o que o Hugin lê no exif do arquivo, mas realmente não sei.

Abs, Cartola.

marciohohmann
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Ago 2015, 17:09

Re: Trabalhando exposição

Mensagem por marciohohmann » 06 Jun 2016, 16:38

Eu uso uma Canon T5 e uma Rokinon... tiro 6 na horizontal 1 zenith e 2 nadir invertendo as posições... depois monto tudo no Hugin coloco máscara no tripé e finaliso... mas por serem várias fotos há muita mudança de exposição na hora da captura.. especialmente em ambientes com pouca luz... por exemplo.. estou fazendo um motel onde tem paredes completamente escuras e no mesmo ambiente janelas abertas com claridade.. mas vou tentando...rsrs

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Trabalhando exposição

Mensagem por cartola » 06 Jun 2016, 17:07

Bom, o ideal é fotografar em modo manual, mantendo a mesma exposição entre fotos, mesmo que isso deixe algumas claras e outras escuras. Costumo resolver isso ou manipulando o RAW pra clarear áreas escuras ou fazendo múltiplas exposições e combinando com o Enfuse, mas recentemente tenho feito no RAW com Rawtherapee.

Abs, Cartola.

marciohohmann
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Ago 2015, 17:09

Re: Trabalhando exposição

Mensagem por marciohohmann » 06 Jun 2016, 18:45

Valeu Cartola... vou tentando aqui...tendo resultados eu posto... abraço!

marciohohmann
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Ago 2015, 17:09

Re: Trabalhando exposição

Mensagem por marciohohmann » 16 Jun 2016, 22:05

Olá Cartola.... então... resolvi o problema de exposição alterando no próprio Hugin.. editei primeiramente no Câmera Raw e depois fiz um pequeno ajuste entre as fotos no Hugin e ja era.... ficou bom.... fiz um trabalho no Google para 2 motéis, ainda tem muita coisa pra corrigir mas esse é meu segundo trabalho... acho que estudando mais um poquinho eu chego lá.. abraço!

https://www.google.com.br/maps/uv?hl=pt ... oB8IjAQwXQ

https://www.google.com.br/maps/uv?hl=pt ... oB8IkwMwOw

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Trabalhando exposição

Mensagem por cartola » 20 Jun 2016, 11:40

Legal Márcio, boas fotos. Tem apenas pequenos erros que eu acertaria na pós-edição.

Uma dica: o Panotour pro converte pra cubo (melhor pra fazer as correções) e de volta pra equirretangular mesmo sem adquirir a licença.

Abs, Cartola.

marciohohmann
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Ago 2015, 17:09

Re: Trabalhando exposição

Mensagem por marciohohmann » 21 Jun 2016, 01:00

Legal Cartola, vou usar sim, valeu pela dica!

marciohohmann
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Ago 2015, 17:09

Re: Trabalhando exposição

Mensagem por marciohohmann » 21 Jun 2016, 01:27

Então Cartola, fiz os cubos no Panotour e realmente a edição do nadir fica muito mais fácil, porém, meu arquivo original era 13100 X 6550 34,1 MB. Depois de exportá-lo em cubos e importar em panoâmica jpeg ele ficou com apenas 4,5 MB, então gerei novamente no Hugin os mesmos 13100 X 6550 em jpeg e me deu um resultado de 20,6 MB e eu precisaria nessas dimensoes de no mínimo 32 MB que é o que o Google aceita. Alguma dica?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Trabalhando exposição

Mensagem por cartola » 21 Jun 2016, 09:40

Márcio, dá uma conferida aí. Não vejo muito sentido em exigirem tamanho de arquivo em megabytes (MB), faz mais sentido exigirem tamanho da imagem em megapixels, ou seja, um arquivo com 8.000 x 4.000 já tem os 32 milhões de pixels (megapixels). O seu, com 13100 x 6550 passa disso com folga.

O tamanho em megapixels (milhões de pixels) de uma imagem é definido pela área em pixels (pontos) da imagem. Uma imagem com 8 mil por 4 mil pontos tem 32 milhões de pontos de área. O tamanho do arquivo no disco não tem nada a ver com isso e vai variar muito para imagens do mesmo tamanho, pois o formato JPG usa várias compactações que vão ter mais ou menos sucesso dependendo da imagem, fazendo variar o tamanho do arquivo.

Formatos de imagem que não usam compactação, como BMP, terão sempre o mesmo tamanho em MB para um mesmo tamanho de imagem, pois guardam sempre a mesma quantidade de informação por pixel.

Abs, Cartola.

Responder