360x180 com lente 18mm

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
gfernandes
Mensagens: 22
Registrado em: 22 Abr 2016, 10:15

360x180 com lente 18mm

Mensagem por gfernandes » 23 Nov 2016, 11:47

Bom dia/tarde/noite a todos do fórum, sei que esse tópico já foi abrangido e muito útil foi para meu aprendizado, no entanto volto ao tema para trocar experiências com quem aqui do fórum execute panorâmicas com lentes de 18mm ou mais

A seguir o setup que uso atualmente para minhas fotos:
  • Lente: 18-55mm
    Câmera: DSLR crop fator 1.6 (logo a visão não se faz em 18mm)
    Tripé + Cabeça panorâmica (Obs.: O tripé é de iluminação e a cabeça panorâmica foi adquirida pelo AliExpress
Fotografo em JPEG para HDR, geralmente utilizo 3 exposições (-1EV, 0EV e +1EV) fotometro em algum ponto que não esteja recebendo a luz principal diretamente
Para junção dos HDRs utilizo o PhotoMatrix trial
Para costura utilizo o AutopanoGiga Trial, no início utilizava o ICE da microsoft mas optei pelo Autopano mesmo
Caso necessite de algum reparo utilizo o Photoshop CS6
Antigamente para criação do panorama imersivo utilizava o Objetc2vr, graças ao fórum conheci o Marzipano que é excelente

Caso tenha algum colega que também se aventure nas "praias" da fotografia panorâmica acima dos 8mm gostaria de trocar experiências, principalmente com o nadir, a cabeça panorâmica que possuo não é das melhores, o zenith sai perfeito, mas devido sua base grande o nadir se torna um pouco trabalho, ultimamente tenho feito ajustes nele afim de diminuir sua base rotatória

Admiro muito panorâmicas acima da casa dos 8mm devido sua dificuldade e qualidade, um exemplo que passo é a Biblioteca fotografada com uma lente 200mm na qual nosso colega Cartola sempre menciona

Obrigado a todos :)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 360x180 com lente 18mm

Mensagem por cartola » 24 Nov 2016, 18:06

gfernandes escreveu:Fotografo em JPEG para HDR, geralmente utilizo 3 exposições (-1EV, 0EV e +1EV) fotometro em algum ponto que não esteja recebendo a luz principal diretamente
Em geral fotometro em lugares em que considero a "meia luz", seja um cinza médio ou um verde. Quando faço 3 exposições em geral prefiro -2EV, 0 e 2EV, acho que apenas um é pouca diferença.
Para junção dos HDRs utilizo o PhotoMatrix trial
Como opção pode experimentar o Enfuse GUI ou o Luminance HDR, que são gratuitos.
Para costura utilizo o AutopanoGiga Trial, no início utilizava o ICE da microsoft mas optei pelo Autopano mesmo
Uso o Hugin, que em geral pode ter alguns percalços para a instalação em Windows, mas é gratuito e podemos ajudá-lo se precisar. Tem também o PTGui, bem conceituado no mercado, e alias acho bem parecido com o Hugin.
Caso necessite de algum reparo utilizo o Photoshop CS6
Uso o GIMP.
Antigamente para criação do panorama imersivo utilizava o Objetc2vr, graças ao fórum conheci o Marzipano que é excelente
Bom saber que está usando e gostando!
Caso tenha algum colega que também se aventure nas "praias" da fotografia panorâmica acima dos 8mm gostaria de trocar experiências, principalmente com o nadir, a cabeça panorâmica que possuo não é das melhores, o zenith sai perfeito, mas devido sua base grande o nadir se torna um pouco trabalho, ultimamente tenho feito ajustes nele afim de diminuir sua base rotatória

Admiro muito panorâmicas acima da casa dos 8mm devido sua dificuldade e qualidade, um exemplo que passo é a Biblioteca fotografada com uma lente 200mm na qual nosso colega Cartola sempre menciona
Então, quando vai muito mais acima dos 8mm o nadir acaba ficando pra trás. Recentemente fiz uma com a 200mm e foi só cilíndrica (não publiquei). Na Biblioteca de Strahov mesmo o nadir ficou com um buraco.

Eu sugeriria que você matasse o nadir de algumas, dependendo da situação:

1- Chão abstrato (sem linhas humanas): areia, carpete sem desenho, asfalto, concreto, grama - Simplesmente faça o preenchimento depois, na pós edição, convertendo a equirretangular para faces do cubo e editando a face de baixo. O Panotour Pro converte para cubo e de volta sem precisar adquirir a licença.

2- Caso tenha coisa no nadir, marque o ponto no chão onde está o eixo de giro. Pode fazer isso com um prumo (philopod) deixando uma moeda lá ou algo menor. Depois use a câmera sem o tripé, com um Philopod, usando como referência a moeda e tomando cuidado pra usar um fio no philopod que deixe a câmera na altura em que ela estava no tripé (é só medir o fio antes de tirar a câmera de lá).

Fotografa com a 18mm numa cam cropada usando philopod é meio suicida, mas fazer umas poucas fotos do nadir acho que deve dar tranquilo.

Importante: nunca fiz isso :)

Se tentar e der certo avisa a gente!

3- Se no nadir tiver geometria mas ele for plano você pode fotografa-lo deslocado mesmo, como fiz nesse tópico.

Abraços!

gfernandes
Mensagens: 22
Registrado em: 22 Abr 2016, 10:15

Re: 360x180 com lente 18mm

Mensagem por gfernandes » 25 Nov 2016, 14:41

Olá Cartola, sobre a questão do Philopod no recesso que tive na época das olimpíadas cheguei a testá-lo e é muito exaustivo com uma 18mm mas usar o tripé para as fotos normais de costura + o philopod para captar o Nadir aparenta ser uma solução interessante, farei esse teste, sendo satisfatório compartilho aqui no fórum com os colegas

Quanto ao Hugin uso bastante para correções de perspectiva, creio que atualmente é o melhor software para tal, mas para panorâmicas com muitas fotos (uso em média 72 fotos por panorâmica 360) nunca tive muita sorte com ele

Responder