Página 1 de 1

Panorama para arquitetura

Enviado: 05 Mar 2017, 17:07
por emersonfraga
Olá pessoal do fórum, sou novo por aqui, primeira participação.
Eu já tenho uma boa noção de fotografia de arquitetura e manjo um pouco de panoramas, mas certamente nada ao nível do pessoal aqui.
Meu problema é: eu preciso fazer uma foto horizontal de um prédio de 5 andares.
As limitações: não tenho lente maior que 17mm FF, não tenho muito espaço na rua para me afastar e ter distância suficiente para um bom enquadramento.
O que pensei: usar a técnica de panorama, com a câmera na vertical para conseguir mais ângulo e depois fazer a costura e tentar obter a menor distorção possível e o máximo de qualidade/tamanho de arquivo para impressão.
Obs: a proporção final da imagem pode ser 2x3, não necessita ser panorâmica.
O que não sei ainda: é melhor eu fotografar com uma super angular a fim de ter a menor distorção possível? ou deveria usar a fisheye 15mm para ter o máximo de ângulo possível? Se usar a FE, é possível costurar um panorama de modo que fique sem distorções? Não terei limitação de tempo, posso fazer algo que demore, contanto que o resultado fique realmente bom.
O que me preocupa: diferentemente de um panorama para tour virtual, não posso ter muita distorção, as costuras precisam ser perfeitas (afinal é uma foto estática que deve ser apreciada em detalhes), não posso aceitar os cantos com menos qualidade (como se aceita em um tour).
Se alguém tiver sugestões do que fazer ou o que deveria experimentar primeiro, fico imensamente agradecido.
Abraço a todos!

Re: Panorama para arquitetura

Enviado: 06 Mar 2017, 11:19
por cartola
Oi Emerson,

na verdade acho que é bem tranquilo fazer o que você está querendo. Uma panorâmica parcial tende a ter a costura bem mais fácil e precisa do que uma que tenha que fechar o círculo vertical ou horizontal. O software que costura também pode cuidar da distorção da forma como você preferir. Poderá inclusive deixar o prédio com as linhas verticais, como sugeri nesse trecho do manual. Dá pra fazer o que sugeri ali mesmo que seja um panorama com várias imagens.

Não há restrição de que lente usar. Se a lente for mais fechada, é só fazer mais fotos. Quanto mais fechada a lente, mais resolução final vai ter. Tente dar uns 30% de sobreposição entre as fotos. Não precisa de uma cabeça panorâmica especializada, mas pode tentar girar mantendo a câmera o mais parada possível. Use um tripé.

Recomendo um software de costura próprio pra isso, mas acredito que mesmo o Photoshop já faz panorâmicas e pode resolver nesse caso. Se não resolver (e nem sei se você tem Photoshop - eu não tenho) pode partir pra um específico como o Hugin (gratuito) ou PTGui, Autopano, etc. Esses específicos vão te dar controle total da montagem, resolução e distorção final.

Abs, Cartola.

Re: Panorama para arquitetura

Enviado: 08 Mar 2017, 23:03
por emersonfraga
Olá Cartola.

Muito obrigado pela resposta. Minha principal preocupação é fotografar com uma super angular ou FE e acaber perdendo definição nos cantos ao fazer a correção da distorção, como acontece quando se corrige o efeito fisheye. Mas penso que seguindo as instruções de fotografia para panoramas não deverei ter problemas com a costura. Antes de conhecer a forma correta de fotografar um panorama (sempre girava a câmera pelo corpo no tripé ao invés de girar no eixo da pupila) sempre tive problema em costurar fotos de grande angular.
Agradeço por esclarecer e dedicar seu tempo a ajudar os colegas!

Abraço!