Panotour Pro

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Panotour Pro

Mensagem por Léo Carvalho » 26 Set 2013, 10:47

Bom dia Mauro.
Faz muito tempo que não uso esse programa.
Apesar de não saber em que ponto do programa você está, se não me engano é numa engrenagem azul que você tem que clicar.
Teria que rever do começo para ver se lembro como faz.
Abraço.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Panotour Pro

Mensagem por epassarin » 11 Fev 2015, 11:18

Bom dia Pessoal

Primeiro quero agradecer o Cartola pela dica do Plugin PANOTAG para Panotour Pro. O lance de colocar TAg e compartilhar esta dando certo, logo posto aqui, mas estou com umas duvidas que meu cliente esta solicitando.
Bom, na reunião que tivermos e no briefing o que desejam na verdade sao GIGAPAN. Eu nunca fiz uma, então vou ter que fazer alguns testes antes de me comprometer a fazer pra não fazer feio.

Portanto isso me gerou muitas duvidas e se alguem puder me ajudar agradeço.

1º Qual o melhor Software para costurar uma GIGAPAN.
2º Eu utilizo o PANOTOUR PRO para criar as 360 e o Hugin para Costurar, eles dão conta do recado ou terei que adquirir mais algum software.
3º Aquele parafernalha de Epic Pro funciona bem? Tem algum outro equipamento que faça a captura de GIGAPAN de forma automatizada?
4º Há falhas na captura com esse tipo de equipamento?
5º Pelo que vi em alguns videos ele parece nao fazer a captura do zenit e nadir, ja que o angulo parece ser limitado?

Essa panoramica por exemplo foi feito as fotos de que maneira? http://www.hyundai.com/br/pt/AboutUs/Su ... index.html

É exatamente isso que o cliente quer.

E em relação a essa panorâmica, como ela inserida em um quadro pequeno com esse comando? Alguém poderia me explicar como é feito isso ou se tiver alguem que faça esse tipo de serviço poderia me passar um orçamento?
Eu vou precisar fazer pelo menos 02 GIGAPAN, uma de cada lugar para pegar todas as pessoas de frente e acrescentar mais uns 5 pontos de acesso com panorâmicas normais?
Alguem poderia me passar o orçamento de criar o projeto web pra mim?
pode enviar por mensagem privada se possivel
Envie com ASSUNTO: ORÇAMENTO PROJETO WEB GIGAPAN
Dados do projeto
Serão realizado em 5 eventos, após isso, poderá ou não haver renovaçao para mais eventos.
Cada evento deverá haver 2 Gigapan com mais 5 pontos de acesso para panoramicas 360, totalizando 10 Gigapan e 25 Panoramicas.
No layout deverá haver informaçoes de navegaçao e plugin para que os visitantes possam criar suas tag, compartilhar trecho de imagens, etc.
Resumindo, da mesma forma do link acima


Desde já agradeço
Editado pela última vez por epassarin em 11 Fev 2015, 15:31, em um total de 1 vez.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Panotour Pro

Mensagem por cartola » 11 Fev 2015, 14:33

Bom, vou dar algumas opiniões, pois talvez não haja outra resposta aqui, mas desde já esclareço que também nunca fiz uma gigapixel.
epassarin escreveu:Bom dia Pessoal

Primeiro quero agradecer o Cartola pela dica do Plugin PANOTAG para Panotour Pro. O lance de colocar TAg e compartilhar esta dando certo, logo posto aqui, mas estou com umas duvidas que meu cliente esta solicitando.
Bom, na reunião que tivermos e no briefing o que desejam na verdade sao GIGAPAN. Eu nunca fiz uma, então vou ter que fazer alguns testes antes de me comprometer a fazer pra não fazer feio.
Isso sem dúvida é o melhor a fazer: faça uma foto com o tamanho esperado no trabalho pra testar. Não precisa ser na mesma situação. Algo que possivelmente fará diferença é o tamanho final esperado, que pode variar muito. Uma foto esférica feita com uma lente 50mm já gera 1 Giga pixel, mas provavelmente não vai ter as mesmas dificuldades de montagem de uma foto feita com uma lente 200mm ou 400mm. Talvez uma de 1G não precise de softwares específicos e uma de 40G precise. O lance é que o software específico vai trabalhar em partes, nunca montando diretamente a foto final equirretangular, que a partir de certo ponto é impossível ser manipulada de uma vez por qualquer programa, então o programa tem que ter outro fluxo de trabalho. É preciso ir juntanto (costurando) e já ir gerando as imagens quebradas pra multi-resolução.
epassarin escreveu: Portanto isso me gerou muitas duvidas e se alguem puder me ajudar agradeço.

1º Qual o melhor Software para costurar uma GIGAPAN.
O software que conheço que faz isso é o Autopano Giga, da mesma empresa do Panotour, daí a dizer que é o melhor, já não posso.
epassarin escreveu:2º Eu utilizo o PANOTOUR PRO para criar as 360 e o Hugin para Costurar, eles dão conta do recado ou terei que adquirir mais algum software.
Depende do tamanho da foto final que vai querer/precisar.
epassarin escreveu:3º Aquele parafernalha de Epic Pro funciona bem? Tem algum outro equipamento que faça a captura de GIGAPAN de forma automatizada?
Tem vários. A kolor tem o dela, considerado lento, que se baseia numa cabeça feita para telescópios, para seguir o movimento de corpos estelares. Há uma alemã, que creio ser a mais bem conceituada, mas bem cara. Acho que custa entre 2.000 e 3.000 euros. Provavelmente a da Epic Pro funciona, resta saber se a cena preterida precisa de velocidade e se essa cabeça tem.
epassarin escreveu:4º Há falhas na captura com esse tipo de equipamento?
Certamente, mas são bem aceitáveis. A própria imagem que você mandou como exemplo é cheia de falhas. Se der zoom nas pessoas e reparar bem tem vários rostos deformados, várias costuras problemáticas.
epassarin escreveu:5º Pelo que vi em alguns videos ele parece nao fazer a captura do zenit e nadir, ja que o angulo parece ser limitado?
Acho que podem fazer o zenith sim. Em geral o fazem. Tem uma no 360cities que é indoor e capturou bem o teto. No nadir deixaram um buraco, que em absoluto não prejudicou. No caso da grama na que vc mostrou aqui, é fácil clonar uma grama ali pra tapar.

Eu conversaria com o cliente pra ver se é realmente necessário fazer uma esférica. Em geral ninguém numa foto dessas vai se interessar em dar zoom no céu ou na grama. A magia aí é outra. Já vi gigapixels feitas em shows que só mostraram a plateia, nada mais. Acho realmente que a maioria das gigapixels que vi foram parciais. As gigantes de Tóquio e de Londres, por exemplo, são circulares, mas não pegam o nadir também. Não lembro se pegam o céu.
epassarin escreveu:Essa panoramica por exemplo foi feito as fotos de que maneira? http://www.hyundai.com/br/pt/AboutUs/Su ... index.html
Não dá pra afirmar, mas um bom chute é que usou uma cabeça panorâmica e juntou com um software especializado em gigapixels.
epassarin escreveu:É exatamente isso que o cliente quer.

E em relação a essa panorâmica, como ela inserida em um quadro pequeno com esse comando? Alguém poderia me explicar como é feito isso ou se tiver alguem que faça esse tipo de serviço poderia me passar um orçamento?
Eu vou precisar fazer pelo menos 02 GIGAPAN, uma de cada lugar para pegar todas as pessoas de frente e acrescentar mais uns 5 pontos de acesso com panorâmicas normais?
Alguem poderia me passar o orçamento de criar o projeto web pra mim?
Isso é HTML. Pode procurar um webdesigner que ele faz pra você e tem muitos aí pela praça. De repente pede pra ele implementar um teste pra você com uma das panorâmicas simples que já tenha. Do ponto de vista do HTML tanto faz se vai ser uma panorâmica parcial, esférica, giga, ... o que importa é conseguir botar o plugin pra funcionar ali numa janela.
epassarin escreveu:meu email é xxx
Envie com ASSUNTO: ORÇAMENTO PROJETO WEB GIGAPAN
Dados do projeto
Serão realizado em 5 eventos, após isso, poderá ou não haver renovação para mais eventos.
Cada evento deverá haver 2 Gigapan com mais 5 pontos de acesso para panorâmicas 360, totalizando 10 Gigapan e 25 Panorâmicas.
No layout deverá haver informações de navegação e plugin para que os visitantes possam criar suas tag, compartilhar trecho de imagens, etc.
Resumindo, da mesma forma do link acima

Desde já agradeço
Não recomendo em geral que coloque seu email em aberto aqui. Isso pode te gerar muito SPAM. Se concordar pode editar sua mensagem removendo o email e pedindo contato via mensagem privada ou perfil no facebook.

Abraços e boa sorte.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Panotour Pro

Mensagem por epassarin » 11 Fev 2015, 15:31

Valeu cartola e obrigado pelas dicas.
Ja removi email
att
emerson
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

marciohohmann
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Ago 2015, 17:09

Re: Panotour Pro

Mensagem por marciohohmann » 19 Jul 2016, 19:49

Cartola socorro.....rsrsrs...gerei no meu PC um html no Panotur mas na hora de abrir o arquivo no windows da uma mensagem de erro... se eu faço o tour no meu notebook, abre normalmente...vou enviar em anexo...
Sem Título-2.jpg
Anexos
erro.jpg

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Panotour Pro

Mensagem por cartola » 20 Jul 2016, 12:36

O que você gera no notebook abre no PC sem problemas? Tem que testar gerar em cada um e abrir cada um que gerou nos dois equipamentos. Não sei se é só configuração de segurança do PC ou se foi a forma como foi gerado, se tem alguma relação com a segurança do Flash. Isso em geral era coisa de flash, e não seria problema se desse preferência pra HTML5. Você pode gerar o tour usando ambas as tecnologias ao mesmo tempo, mas tem que ver qual foi priorizada. Não sei como faz isso no Panotour, mas no final essa preferência fica no código do tour.html.

Se o problema é no Flash, tem como resolver nesse link. Vai em editar locais e adiciona a pasta onde salvou o tour.

Uma outra solução seria seguir o conselho da mensagem de erro e rodar um servidor web local, que pelo visto vem com o krpano, que é parte do Panotour, mas nunca rodei ele, tem que pesquisar. Na página deles tem essa documentação.

Abs, Cartola.

Responder