Autopano Giga + lente 8mm

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
Felipe Nardon
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Nov 2014, 10:54
Localização: Passo Fundo -RS
Contato:

Autopano Giga + lente 8mm

Mensagem por Felipe Nardon » 15 Abr 2015, 19:29

Boa tarde pessoal,

Recentemente eu comprei uma lente Samyang CS II 8mm.

Tirei 6 fotos para fechar a horizontal + N + Z.

Coloquei no autopano giga para costurar e devido a deformidade que a lente gera a costura não ficou boa.

Alguém já trabalhou com este software e com este tipo de lente para me dar algumas dicas?


Abraço.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Autopano Giga + lente 8mm

Mensagem por cartola » 15 Abr 2015, 20:08

Não tenho o software Felipe, mas verifique se ele detectou a lente corretamente. Um dos problemas dela é que é uma lente manual, então o EXIF do arquivo não fornece informações necessárias pra que o software saiba exatamente qual lente fez as imagens. No Hugin eu sei ir lá manualmente e dizer pra ele os parâmetros necessários, que podem ser 2 de 3 disponíveis, distância focal, fator de corte e campo de visão horizontal. Não é difícil você fornecer pelo menos dois destes e aí ele calcula o terceiro. De cara já sabe que é 8mm e o fator de corte da sua máquina, que deve ser 1.5 ou 1.6. Veja nessa imagem como é a a configuração da lente no Hugin:

Imagem

Veja ainda outro detalhe fundamental, acho até que mais do que acertar direitinho os valores: classificar o tipo da lente. Se deixar como Normal (retilinear) e as fotos forem de uma olho de peixe não vai dar certo nunca!!!!

Tem que ver onde são essas configurações ou equivalentes aí no Autopano. Veja, por exemplo, nessa página do Autopano sobre as preferências de otimização, a opção "optimization presets" que pode ser escolhida como "Fisheye: Select this profile if your image was taken with a fisheye lens.". Veja se já fez isso e se já fez então é procurar e fuçar mais :)

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
Felipe Nardon
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Nov 2014, 10:54
Localização: Passo Fundo -RS
Contato:

Re: Autopano Giga + lente 8mm

Mensagem por Felipe Nardon » 15 Abr 2015, 21:49

Consegui arrumar Cartola segue as observações:

No EXIF da foto, não sei pq estava setada como 50mm e para piorar um pouco, no autopano ele reconhecia como 80mm.
Naquele link q vc enviou é da documentação da versão 3.0, como eu estou usando a versão 3.7, houve algumas mudanças conforme imagem em anexo.

Creio que seriam 8mm em Focal e Fisheye em Lens Type (tenho uma 60D).

Mais uma vez, mto obrigado pelas dicas.

Abraço.
Anexos
Settings
Settings

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Autopano Giga + lente 8mm

Mensagem por cartola » 15 Abr 2015, 22:01

É como te falei, a lente é manual, ela não se comunica com a câmera. Provavelmente a câmera, na falta de informação da lente, bota um padrão lá de 50mm. A primeira SLR que eu tive só tinha uma 50mm fixa :) é a lente meio que padrão "sem zoom" nos filmes.

Bom que conseguiu e obrigado por registrar aqui a solução, fica pra posteridade :)

Abs!

Responder