Voltar as imagens cúbicas para Equiretangular

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Voltar as imagens cúbicas para Equiretangular

Mensagem por VRVIDEOS » 01 Fev 2016, 01:35

Estou usando o Ptgui pra converter a panoramica em faces do cubo (imagem cúbica) e depois de editar alguns pequenos erros e retirar o tripé não estou localizando como fazer o inverso da conversão e deixar a panorâmica no modo equiretangular novamente!

Alguém pode me auxiliar?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Voltar as imagens cúbicas para Equiretangular

Mensagem por cartola » 01 Fev 2016, 10:56

O PTGui não converte de volta. Você pode:

1. Verificar se realmente precisa voltar. Muitos publicadores aceitam o formato cúbico como entrada.

2. Usar outra ferramenta:
  • Gratuitas:
    • - Panovisu
      - Panotools::Script (cubic2erect)
    Comerciais:
    • - Pano2VR
      - Krpanotools (lembrando que o krpano vem com o Panotour)
Abs, Cartola.

Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Re: Voltar as imagens cúbicas para Equiretangular

Mensagem por VRVIDEOS » 01 Fev 2016, 12:34

Então Cartola, eu uso o panatour também, estava fazendo as conversões através dele, mas sempre que voltava a exportar a panorâmica a mesma ficava com um tamanho pequeno, algo média de 6 a 11MB e como pretendo ter a certificação do google eles exigem que a panorâmica tenha no mínimo 32 MB!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Voltar as imagens cúbicas para Equiretangular

Mensagem por cartola » 01 Fev 2016, 13:20

Como assim? A exigência é de MB ou de resolução da foto? Não faz sentido ser MB, é só você não compactar que o arquivo cresce... Manda um TIF pra eles logo, aí vai passar fácil.

Não sei se com as ferramentas "drag n drop" do krpanotools você tem controle, mas na linha de comandos você escolhe a resolução final da equirretangular e o grau de compactação desejado. Pode ver se no arquivo "drag n drop" não dá pra mudar os padrões. Ele provavelmente é um arquivo BAT editável via notepad ou coisa parecida.

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Voltar as imagens cúbicas para Equiretangular

Mensagem por cartola » 01 Fev 2016, 13:23

Rapaz,

leia corretamente a especificação. Não são 32 megabytes, são 32 megapixels, o que aí sim faz sentido e é uma foto a partir de 8000 x 4000 pixels. O krpanotools te deixa especificar a resolução, como eu disse antes, mas também não faz sentido se sua panorâmica equirretangular original não tiver essa resolução.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Re: Voltar as imagens cúbicas para Equiretangular

Mensagem por VRVIDEOS » 01 Fev 2016, 13:39

Ufa! Kkkkk já estava pra ficar louco, nem depois de fazer a panorâmica em HDR eu estava conseguindo obter esses 32MB da "minha leitura errada," peço desculpas! realmente fiz confusão. No PTGui estou criando a panorâmica em TIF e pensa no tamanho, média de 400 MB e depois que fazia o procedimento da conversão em faces do cubo diminuía para algo como 11mb kkkk, Cartola mais uma vez te agradeço pelos auxílios!

LeoBraz
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Nov 2018, 02:07

Re: Voltar as imagens cúbicas para Equiretangular

Mensagem por LeoBraz » 27 Jan 2019, 14:50

Olá!

Soube certa vez que é possível converter imagens cúbicas para equirectangular (ou o contrário) através de prompt de comando. Alguém sabe de algo?
Abçs!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Voltar as imagens cúbicas para Equiretangular

Mensagem por cartola » 14 Fev 2019, 11:08

É possível sim, é o que costumo usar no Linux com o Panotools-Script. Agora, se quiser instalar isso num Windows não é muito simples. Isso é, na verdade, um pacote de várias ferramentas em Perl. Tem que ter o Perl instalado e tem que instalar várias outras dependências do Panotools-Script. O mais fácil no Linux é instalar o perl (em geral já vem instalado) e o cpan e instalar o Panotools-Script via cpan (que já vai pegar as dependências e instalar também).

Essa página aqui tem uma documentação bem extensa sobre o tema de instalação de módulos de Perl via CPAN. De repente se seu caso for mais específico (precisaria saber seu sistema) poderia ter um passo a passo mais rápido.

Abs, Cartola.

Responder