Pequenos erros de costura e preenchendo nadir

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Pequenos erros de costura e preenchendo nadir

Mensagem por cartola » 09 Mar 2016, 10:49

Respondendo perguntas que me mandaram por email.
Boa tarde Cartola tudo bem?

Gostaria muito de tirar algumas dúvidas com voce, será que consigo???
Gosto de tirar dúvidas aqui no fórum. Não trabalho com isso, não vou lhe cobrar consultoria, mas também não vou te responder em particular. A contra-partida para eu te responder é que possa fazê-lo aqui, publicamente, assim outros podem ajudar e sua dúvida ajuda os outros também.
Comprei uma cabeça para fazer 360 graus da manfrotto, que é a 303SPH, ja ouviu falar? acha boa??
Tenho uma D610 com lente 8mm da Sigma, estou tentando fazer as fotos 360, porém, acho que ainda não encontrei 100% o ponto nodal e também achei que aparece demais a cabeça panorâmica na foto, e o ponto negativo desta cabeça é que ela não tem o ponto nadir.
Bom, sem querer ser perfeccionista, mas o nome "ponto nodal" é tido hoje em dia como incorreto. Tenho chamado então de "ponto adequado de giro" ou ponto SEP (Sem Erro de Perspectiva) ou sem parallax (palavra gringa comumente usada para erros de perspectiva).

Tem alguns métodos pra verificar se a câmera está bem posicionada. Na minha opinião (que pode estar errada) mais assertivo é fazer duas fotos com um objeto muito perto e outro muito longe (tipo o teste da "fita na janela"). Cada foto deve ter os objetos num dos cantos do frame da foto e eles devem manter a mesma posição relativa. Tenho muito material no meu wiki e no meu blog.
Será que você consegue me ajudar ou me dar um luz em relação a isso?
Tente dar uma estudada e ser mais específico em relação ao que já fez e por que acha que está errado. Não dá pra dizer que a cabeça está mal calibrada só olhando pra suas fotos. Pode ser que a costura tenha sido mal feita, que bastem mais pontos de controle pra acertar. Os erros dela são passíveis de correção em pós edição também. Veja exemplos nos meus vídeos do youtube.
Como eu poderia retirar a parte da foto onde aparece a cabeça panoramica?
Tem um monte de métodos, pós edição usando as faces do cubo, tirar uma foto deslocada do nadir e costurar, tirar uma foto do nadir do ponto onde a cabeça estava, usar um philopod... dá uma pesquisada nos materiais e aqui no fórum.

Aqui um exemplo no próprio fórum e aqui outro exemplo no youtube. Seria interessante postar aqui se conseguir resolver, retribuindo a ajuda que recebeu.
Em anexo estou enviando a primeira foto que fiz com ela para testes. Observe a parte da cabeça na parte de baixo que aparece bastante. Ainda tem alguns pontos um pouco mal costurados, pois não encontrei 100% o ponto nodal.

Vocês vendem também cabeças para 360 da ninja??

Agradeceria demais se pudesse me ajudar. Estou desesperado para começar a oferecer este tipo de serviço.

Obrigado desde já e qualquer coisa estou por aqui.
Não vendo cabeças e não concluo que não encontrou o ponto SEP só pela imagem. Seria melhor enviar imagens de teste do ponto. Como testou? Como tentou encontrar? Que software usa para costurar? Que passos executou nele? Onde estudou como utilizá-lo? Sabe criar retas verticais? Sua panorâmica pode ser melhor nivelada com tais retas.

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
henriqueblunk
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Mar 2016, 11:00
Localização: Jaraguá do Sul
Contato:

Re: Pequenos erros de costura e preenchendo nadir

Mensagem por henriqueblunk » 09 Mar 2016, 15:04

Gosto de tirar dúfvidas aqui no órum. Não trabalho com isso, não vou lhe cobrar consultoria, mas também não vou te responder em particular. A contra-partida para eu te responder é que possa fazê-lo aqui, publicamente, assim outros podem ajudar e sua dúvida ajuda os outros também.
Claro, adorei a ideia, achei muito bom o fórum e tudo o que eu puder ajudar estou a disposição.
Bom, sem querer ser perfeccionista, mas o nome "ponto nodal" é tido hoje em dia como incorreto. Tenho chamado então de "ponto adequado de giro" ou ponto SEP (Sem Erro de Perspectiva) ou sem parallax (palavra gringa comumente usada para erros de perspectiva).
Show... Muito bom saber.
Tem alguns métodos pra verificar se a câmera está bem posicionada. Na minha opinião (que pode estar errada) mais assertivo é fazer duas fotos com um objeto muito perto e outro muito longe (tipo o teste da "fita na janela"). Cada foto deve ter os objetos num dos cantos do frame da foto e eles devem manter a mesma posição relativa. Tenho muito material no meu wiki e no meu blog.
Sim, fiz exatamente assim, comecei pelos pontos que vem junto na cabeça e depois disso tentei alinhar como nos seus tutoriais, a princípio ficou ok.
Tente dar uma estudada e ser mais específico em relação ao que já fez e por que acha que está errado. Não dá pra dizer que a cabeça está mal calibrada só olhando pra suas fotos. Pode ser que a costura tenha sido mal feita, que bastem mais pontos de controle pra acertar. Os erros dela são passíveis de correção em pós edição também. Veja exemplos nos meus vídeos do youtube.
Então, para ser mais específico, realmente o que está me incomodando na cabeça seria as partes que aparecem nas fotos, que são a base da câmera e a cabeça panoramica. Isto atrapalha muito, como pode ver nesta foto abaixo, a placa onde fica a camera aparece demais em todas as fotos.
_KPS0207-2.jpg
Se eu empurrar a camera mais pra frente na placa e retirar ela da visualização, aí já não consigo girar a camera para cima, pois a parte de trás da placa bate na cabeça, conforme a foto abaixo.
481a4d96-32f6-4beb-a863-91f3e360987a.jpg
Tem um monte de métodos, pós edição usando as faces do cubo, tirar uma foto deslocada do nadir e costurar, tirar uma foto do nadir do ponto onde a cabeça estava, usar um philopod... dá uma pesquisada nos materiais e aqui no fórum.
Ok, irei estudar sim, muito obrigado pelas dicas.
Aqui um exemplo no próprio fórum e aqui outro exemplo no youtube. Seria interessante postar aqui se conseguir resolver, retribuindo a ajuda que recebeu.
Com certeza irei executar para tentar arrumar... Minha pergunta é... Estou com uma opção de trocar esta cabeça Manfrotto 303SPH por uma nodal ninja 4 com nivelador e nadir adapter. Será que é uma melhor opção??

Aqui está uma que fiz a pouco, com duas fotos do chão, melhorou um pouco, mas tem muita cabeça ainda aparecendo.
[Grupo 2]-_KPS0205__KPS0225-21 imagens2-2-5.jpg
Não vendo cabeças e não concluo que não encontrou o ponto SEP só pela imagem. Seria melhor enviar imagens de teste do ponto. Como testou? Como tentou encontrar? Que software usa para costurar? Que passos executou nele? Onde estudou como utilizá-lo? Sabe criar retas verticais? Sua panorâmica pode ser melhor nivelada com tais retas.
Então, realmente agora acho que melhorou bastante o ponto SEP fazendo vários testes, alinhei conforme seus tutoriais inclusive, que sugeriam com a fita na janela entre outros. Alinhei a imagem no software com retas verticais, hoje estou usando o Kolor Autopano giga 3.0.


Bem, obrigado desde já.. Comprei a cabeça e achei ela boa, porém, não gostei desta questão de a estrutura dela ser muito grande, isso atrapalha usando uma lente 8mm, nas demais não tem problema, pois ai a lente não pega tanto angulo.

Grande Abraço a todos.
Att.
Henrique Blunk
http://Keep.art.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Pequenos erros de costura e preenchendo nadir

Mensagem por cartola » 09 Mar 2016, 15:45

Opa, então,

a cabeça aparecendo na foto não chega a ser um problema. O pior que isso pode causar é fazer com que você precise tirar mais fotos que o necessário pra cobrir aquela parte. Com esse conjunto aí acho que não deve estar fazendo mais que 4 fotos horizontais. Será que conseguiria fazer com 3 apenas?
Se eu empurrar a camera mais pra frente na placa e retirar ela da visualização, aí já não consigo girar a camera para cima, pois a parte de trás da placa bate na cabeça, conforme a foto abaixo.
Não é necessário virar a câmera toda pra cima. Pode inclusive tentar fazer apenas 4 fotos e com elas já cobrir o zênite alternando a inclinação a cada foto, faça 2 inclinando pra baixo (não adianta muito, por que tem a cabeça embaixo) e duas inclinando pra cima, a exemplo do que se faz com um philopod usando variação de inclinação (pitch variation).

Eu tenho usado praticamente só o philopod, com o qual cubro tudo com apenas 4 fotos, inclusive já saem prontos o nadir e o zênite. Dispenso o tripé e cabeça. Veja o vídeo mencionado no link mostrando como usar variando inclinação. Outro dia testei um tripé comum com philopod pra ver se ficava mais fácil, pois vejo muita gente tendo dificuldade de usar o philopod com a precisão necessária. Achei ótimo.

Provavelmente a nodal ninja vai melhorar esse aspecto aí, mas não sei se a melhora é significativa não. A quantidade de cabeça aparecendo no nadir deve ficar bem parecida com isso aí. Aqui no fórum tem alguns exemplos de fotos disponíveis pra costura. Acho que em alguns usei uma nodal ninja.

Lembre-se que, se postar suas opiniões aqui depois que concluir alguma coisa já ajuda os outros :)

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Pequenos erros de costura e preenchendo nadir

Mensagem por renag » 09 Mar 2016, 16:26

Tenho um a Nodal Ninja com uma lente 10-22 uso em 12mm em uma Full Frame e a cabeça da Nodal ninja não aparece nada na horizontal.

Avatar do usuário
henriqueblunk
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Mar 2016, 11:00
Localização: Jaraguá do Sul
Contato:

Re: Pequenos erros de costura e preenchendo nadir

Mensagem por henriqueblunk » 09 Mar 2016, 16:41

cartola escreveu:Opa, então,

a cabeça aparecendo na foto não chega a ser um problema. O pior que isso pode causar é fazer com que você precise tirar mais fotos que o necessário pra cobrir aquela parte. Com esse conjunto aí acho que não deve estar fazendo mais que 4 fotos horizontais. Será que conseguiria fazer com 3 apenas?
Se eu empurrar a camera mais pra frente na placa e retirar ela da visualização, aí já não consigo girar a camera para cima, pois a parte de trás da placa bate na cabeça, conforme a foto abaixo.
Não é necessário virar a câmera toda pra cima. Pode inclusive tentar fazer apenas 4 fotos e com elas já cobrir o zênite alternando a inclinação a cada foto, faça 2 inclinando pra baixo (não adianta muito, por que tem a cabeça embaixo) e duas inclinando pra cima, a exemplo do que se faz com um philopod usando variação de inclinação (pitch variation).

Eu tenho usado praticamente só o philopod, com o qual cubro tudo com apenas 4 fotos, inclusive já saem prontos o nadir e o zênite. Dispenso o tripé e cabeça. Veja o vídeo mencionado no link mostrando como usar variando inclinação. Outro dia testei um tripé comum com philopod pra ver se ficava mais fácil, pois vejo muita gente tendo dificuldade de usar o philopod com a precisão necessária. Achei ótimo.

Provavelmente a nodal ninja vai melhorar esse aspecto aí, mas não sei se a melhora é significativa não. A quantidade de cabeça aparecendo no nadir deve ficar bem parecida com isso aí. Aqui no fórum tem alguns exemplos de fotos disponíveis pra costura. Acho que em alguns usei uma nodal ninja.

Lembre-se que, se postar suas opiniões aqui depois que concluir alguma coisa já ajuda os outros :)

Abs, Cartola.
Cartola, te agradeço demais pela ajuda desde já cara...

Então seguinte, ouvindo de você que já não é um problema tão grande já fico mais feliz.

Pretendo em breve estar oferecendo o serviço de 360 e tour virtual para nossos clientes, então para isso quero chegar num nível bom para começo e sempre ir estudando para melhorar, é claro.

Bem, vamos lá... Entendi sua questão de fazer com menos fotos, e achei ótimo...
Acho que consigo sim cobrir a parte horizontal com tres fotos, e dai mais duas para cima então, conseguindo assim deixar menos da parte do trilho aparecendo, porém, minha única dúvida ainda fica na parte do chão, como fazer.
Não me incomodo em fazer mais fotos, neste exemplo ali em cima usei na verdade 21, pois foram 4 para parte horizontal uma para cima e duas para baixo, porém todas em hdr, sendo dois pontos de diferença em cada.

Como poderia usando este tripé fazer a parte de baixo dele? Com a nodal ninja, posso colocar o nadir adapter e tirar uma foto para o lado certo? Mas com esse tripé já não consigo, pois não tem nadir adapter.
Alguma ideia?

Achei muito bacana a ideia do Philopod também.
Obrigado novamente.
Att.
Henrique Blunk
http://Keep.art.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Pequenos erros de costura e preenchendo nadir

Mensagem por cartola » 09 Mar 2016, 17:02

Ao invés das 5 fotos que sugeriu eu tentaria fazer apenas 4, alternando inclinação. Vai sobrar o buraco embaixo. Viu as 2 sugestões que mencionei na primeira resposta pra isso?

Outra ideia é botar uma moeda embaixo do tripé, na direção do eixo de giro, e depois tirar uma foto na mão mesmo, tentando manter a mesma altura e a moeda no centro. Veja, porém, que na primeira sugestão que apontei na 1ª resposta que te dei dá pra fazer a foto sem muito critério. O PTGui inclusive tem a função "Viewpoint Correction" pra encaixar essa foto deslocada direto na costura, evitando pós edição.

Eu em geral faço na pós, como mostrado no vídeo, quando possível.

Abs.

Avatar do usuário
henriqueblunk
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Mar 2016, 11:00
Localização: Jaraguá do Sul
Contato:

Re: Pequenos erros de costura e preenchendo nadir

Mensagem por henriqueblunk » 09 Mar 2016, 17:30

Opa... Muito obrigado pela colaboração também Renaq.

Ok, irei fazer com a inclinação e vou ver quanto faltará do fundo.

Cartola, vi sim, agora li com mais atenção. Não sei mexer muito bem no Ptgui, mas irei dar uma acompanhada em seus tutoriais,
Achei muito bacana a ideia de tentar tirar uma foto do nadir deslocada e depois costurar.
Irei tentar e posto o resultado aqui. Será que consigo fazer isso no Autopano?

Obrigado mesmo.
Att.
Henrique Blunk
http://Keep.art.br

Avatar do usuário
henriqueblunk
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Mar 2016, 11:00
Localização: Jaraguá do Sul
Contato:

Re: Pequenos erros de costura e preenchendo nadir

Mensagem por henriqueblunk » 09 Mar 2016, 17:35

Baixei o arquivo de exemplo que você executou com uma nodal ninja e tirou uma foto deslocada do nadir. Irei tentar fazer igual.

Obrigado
Att.
Henrique Blunk
http://Keep.art.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Pequenos erros de costura e preenchendo nadir

Mensagem por cartola » 09 Mar 2016, 21:27

henriqueblunk escreveu:... Será que consigo fazer isso no Autopano?
Não sei, teria que pesquisar. O PTGui (que não uso - uso o Hugin) tem essa função chamada de "Viewpoint Correction". O equivalente disso no Hugin é a translação, que atua em 3 variáveis de transformação da imagem, mas no Hugin isso não funciona bem, mesmo que isolemos a variação de apenas essas três variáveis e façamos isso em apenas uma imagem. Não testei recentemente, mas sempre que testei não funcionou bem, então no Hugin a opção é lidar com linhas perpendiculares simulando que sejam linhas horizontais e verticais. Pessoalmente, porém, mesmo no exempo da foto do Real Gabinete que mencionei, acho que teria sido bem mais rápido fazer uma pós edição com Clone + Restauração (como no vídeo) do que o que fiz.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
henriqueblunk
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Mar 2016, 11:00
Localização: Jaraguá do Sul
Contato:

Re: Pequenos erros de costura e preenchendo nadir

Mensagem por henriqueblunk » 11 Mar 2016, 18:44

Olá pessoal, mais uma vez..
Então, li muito sobre a cabeça, acredito que irei trocar, mas enquanto isso, fiz mais uns testes, e consegui afrouxar um parafuso na cabeça que tem debaixo do trilho principal, assim conseguindo girar a base da camera igual ao suporte nadir da cabeça da Nodal Ninja possui.
Porém, mesmo com a imagem assim ainda não consegui montar direito. Deu quase tudo certo, mas o tripé juntamente com a cabeça em algumas partes ainda aparecem e não somem na versão final.

Para capturar a foto do nadir eu coloquei uma moeda no chão na parte inferior que estava o ponto da lente e então movi o tripé para trás até alcançar a moeda no centro olhando pelo visor da câmera.

Vou mandar as fotos só para vocês darem uma olhada se estou fazendo algo muito errado ou é só pós produção mesmo, ok? Só posso colocar 5 fotos num post, então farei mais um post só com a foto do nadir, ok .
_KPS0256.jpg
_KPS0257.jpg
_KPS0258.jpg
_KPS0259.jpg
_KPS0260.jpg

Obrigado desde já galera.
Att.
Henrique Blunk
http://Keep.art.br

Responder