Alinhamento de fios (linhas em geral)

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
victor220489
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Mar 2016, 01:07

Alinhamento de fios (linhas em geral)

Mensagem por victor220489 » 18 Mar 2016, 12:48

Pessoal, tenho muita dificuldade na montagem das fotos com relação ao alinhamento. Os principais erros são em relação aos fios de postes e ao alinhamento de azulejos e pisos em geral.

Eu já tentei usar os pontos de controle horizontais do Hugin, mas nunca dá certo.

Eu sempre faço o teste no PanoramaStudio 2 Pro, no Hugin e no PTGui, mas todos sempre me retornam esses problemas.

Quais seriam as possíveis soluções para esse tipo de problema, ou coisas que eu preciso fazer antes para o problema não ocorrer?

Desde já, grato!
fio1.jpg
fio2.jpg

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Alinhamento de fios (linhas em geral)

Mensagem por cartola » 22 Mar 2016, 09:45

Oi Victor,

se sempre tem esses problemas em todos os programas, o mais provável é que o ideal seja rever como está fazendo as fotos. Em tese esses erros não aconteceriam ou seriam mínimos se você estivesse fazendo as fotos corretamente, girando a câmera com alguma precisão em torno do ponto sem erro de perspectiva.

Outras soluções são possíveis. Na etapa da costura a solução pode ser usar máscaras, adicionar mais pontos de controle, usar pontos de controle tipo linhas extras (não linhas horizontais nem verticais) e progredir as otimizações manualmente.

Na pós edição pode acertar isso usando seleção enevoada combinada com copiar+colar e distorção em perspectiva ou rotação.

Não dá pra detalhar isso tudo aqui, pois é muita coisa. Sugiro que dê uma estudada em cada uma dessas possibilidades pra poder julgar qual prefere, pois todas são possíveis e cada um se adapta melhor a uma delas.

Abs, Cartola.

victor220489
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Mar 2016, 01:07

Re: Alinhamento de fios (linhas em geral)

Mensagem por victor220489 » 22 Mar 2016, 11:54

Obrigado, Cartola. Vou testar sim!

Eu possuo a nodal ninja R10 com o ez leveler. O que eu acho que eu possa estar errando na hora de tirar as fotos é no controle do nível por 90°, antes eu só acertava o nível na primeira foto e nas outras usava o mesmo nível. Vou tentar agora acertar o nível a cada 90° pra ver se o resultado é melhor.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Alinhamento de fios (linhas em geral)

Mensagem por cartola » 22 Mar 2016, 13:42

Oi Victor, o nível com certeza não é o seu problema. A câmera poderia estar totalmente inclinada que as linhas se encontrariam se a câmera estivesse bem posicionada. Faça testes pra verificar se há erros de perspectiva ao girar. Despreze o nivelamento.

Abs, Cartola.

Responder