Página 1 de 1

Software para Tour Virtual em dispositivos mobile

Enviado: 31 Mar 2016, 17:44
por arturfotografia
Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Artur, tenho 18 anos, sou fotógrafo de confiança do Google Street View Trusted e estou precisando de uma ajuda!

Comecei com fotos panorâmicas 360º há um ano. Tenho apenas o conhecimento básico, tenho o programa Easypano/Panoweaver para fazer a junção das imagens HDR e a costura. Até aí ok, isso me ajuda muito nos meus trabalhos com o Google, porque o editor deles existe alguns problemas de equilíbrio de exposição.

Mas eu tenho alguns clientes que gostariam de fazer o mesmo tipo de Tour, só que sem que seja pelo StreetView. Para isso, eu gostaria de saber qual o programa mais barato, mais fácil de usar/manusear, que tenha um bom suporte de atendimento e que tenha a ferramenta HTML5 onde os tours publicados podem ser visualizados em dispositivos móveis (mobile).

Alguém sabe qual o melhor? Pra ser sincero, antes de vir aqui nesse fórum fazer esse questionamento, eu procurei algumas perguntas semelhantes aqui e baixei praticamente todos os programas citados, como: PTgui, Hugin, Easypano, Kolor Panotour, Krpano, Pano2VR, etc... Alguns achei bom. Outros achei ruins, difícil de entender, complicado, e gerava o link HTML5 mas não abria em dispositivos móveis.

Alguém aqui que faz e publica Tours 360º poderia me dizer qual caminho seguir diante desses programas? (é necessário que rode em dispositivos mobile).

Desde já, obrigado a todos! :)

Re: Software para Tour Virtual em dispositivos mobile

Enviado: 31 Mar 2016, 18:12
por cartola
Oi Artur,

os mais cotados entre os fotógrafos são o Panotour e o PANO2VR. Eu uso o krpano, que não é indicado como "fácil" ou "amigável". Tanto não é que o Panotour nada mais é do que uma interface gráfica do krpano, que está por trás dele.

Os dois publicam um mesmo tour que vai funcionar no maior número de dispositivos possíveis, inclusive mobile.

Em relação a suporte, tenho boa experiência com o krpano, mas o suporte do Panotour é dado por outra empresa (Kolor). Sei que provavelmente só vai conseguir suporte pra qualquer dessas ferramentas se for em inglês. O Panotour e o krpano mantém, cada um em seu site, fóruns onde creio que o retorno é muito bom. No caso do krpano é muitas vezes o próprio desenvolvedor do software que nos responde.

Agora, acho importante você continuar a fazer o que já comentou que iniciou: testar. Me desculpe, mas esse tipo de pergunta "qual é o melhor?" é uma pergunta meio burra, pois o melhor pra mim não é o melhor pra você. O melhor pra mim é o krpano, mas só pelas suas colocações já sei que não é o melhor para você.

Enfim, eu recomendo que teste esses dois que comentei, sendo que não conheço as capacidades de publicação do Easypano para opinar. O PTGui e Hugin não são destinados à publicação, embora o PTGui faça uma publicação básica. Eles são ferramentas de costura das fotos. Embora eu os considere bastante parecidos, em geral o pessoal acha o PTGui mais fácil.

Abs, Cartola.

Re: Software para Tour Virtual em dispositivos mobile

Enviado: 31 Mar 2016, 18:20
por marciohohmann
Olá pessoal, eu baixei a versão trial do Panotour e consegui fazer alguns testes sem problemas, é bem amigável e tem ferramentas interessantes. Uma coisa que achei bacana é que eles dão desconto para quem é estudante, vale a pena conferir no site da Kolor, no meu caso enviei um e-mail com minha documentação escolar e eles me enviaram um cupom de desconto, agora vou poder registrar minha versão.... abraço!

Re: Software para Tour Virtual em dispositivos mobile

Enviado: 02 Abr 2016, 11:38
por paraopaulo
Bom dia, Cartola. tudo bem?

O que aconteceu? Vc é sempre tão calmo.
"Me desculpe, mas esse tipo de pergunta "qual é o melhor?" é uma pergunta meio burra"...Nossa!!! :o

PR

Re: Software para Tour Virtual em dispositivos mobile

Enviado: 02 Abr 2016, 12:22
por cartola
Falaê Paulo!

Realmente relendo agora parece meio agressivo. Desculpem-me, principalmente o Arthur. Não foi absolutamente com nervosismo, foi mais um tom jocoso que tentei usar. Escolhi mal a palavra :) Como sempre, a palavra escrita não tem entonação. Como não sou escritor, falhei :)

Arthur, pode ficar a vontade pra mais perguntas hein! Por favor! É com perguntas que se constrói esse fórum!

E obrigado pelo toque Paulo!

Abs!

Re: Software para Tour Virtual em dispositivos mobile

Enviado: 04 Abr 2016, 18:41
por arturfotografia
Olá Cartola, sem problemas, eu entendi o "ar" da expressão heheh.

Sobre os programas, eu usei o PANO2VR também antes de ter feito esse tópico e foi o que eu achei mais tranquilo de usar, porém pra conseguir fazer ligação entre os tours tem que comprar o programa. Tenho trabalhos agendados já para esse tipo de tour virtual e acho que vou comprar o programa.

Abs!!

Re: Software para Tour Virtual em dispositivos mobile

Enviado: 04 Abr 2016, 20:33
por cartola
Legal, bom ter alguém por aqui usando o Pano2VR, vê se não some ;)

Se precisar emergencialmente posso publicar pra você com o krpano, compatível com dispositivos móveis e tudo mais, por um preço módico (quer pagar quanto? Estilo Casas Bahia kkk) se usar o design padrão. Personalizar design / leiaute dá um certo trabalho.

Abs!