Costura PANO

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
arturfotografia
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Mar 2016, 11:48

Costura PANO

Mensagem por arturfotografia » 29 Abr 2016, 12:15

Olá pessoal, tudo bem?

Estou com um trabalho em mãos que devo entregar até o dia 02/05 (segunda-feira), e tenho 4 panoramas que eu não consegui fazer a costura, pois o meu editor Panoweaver da problema na costura. Em três tours, ele costura como se estivesse mal nivelado, porém eu sei que é erro do programa porque eu joguei no editor do Google Street View e ele costurou normalmente. E apenas um dos tours o erro do programa diz: Calculation of stitching parameters fails! It may be caused by: a) existing orphaned images; b) matching points of image pairs with big error or with less than 3 pairs. Please try another stitch after adjusting the points. Sendo que eu também joguei no editor do Google e deu certinho.

O número de imagens está ok, e os pontos eu já ajustei também e o erro permanece.

Alguém poderia me indicar uma forma de costurar essas imagens sem que seja por esse programa e sem que eu tenha que comprar algum outro apenas pra isso? Já tive esses erros algumas raras vezes e ignorei, agora estou precisando corrigir o quanto antes.

Como o trabalho não foi fechado para o Google Street View, eu tenho que fazer tudo manualmente.

Caso alguém queira me vender a mão de obra apenas para fazer as costuras, estou a disposição para negócios. Toda ajuda é bem vinda!


Obrigado desde já.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Costura PANO

Mensagem por cartola » 29 Abr 2016, 12:25

Oi Artur,

eu costuro sempre com o Hugin. Tenho muitas referências a respeito no meu blog, por onde você pode acessar meu canal no youtube, manuais e materias de palestras e cursos que já ministrei.

Nunca usei o Panoweaver, mas em geral, pelo menos os que já mexi um pouco, como o PTGui e Autopano, tem opções pra acertar essas coisas, como a criação de pontos de controle manuais, opções pra nivelar e tudo mais. Acho difícil um programa, seja qual for, costurar sempre certinho em todas as vezes. Dependendo da cena um ou outro vai dar algum erro alguma vez, então é bom saber acertar esse tipo de coisa, seja lá em que programa for.

Posso também fazer a costura pra você se quiser. Vou te mandar um email ou mensagem particular aqui.

Abs, Cartola.

acena360
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Mar 2017, 12:14

Re: Costura PANO

Mensagem por acena360 » 05 Mar 2018, 10:09

Caro Cartola, estou tentando costurar uma foto feita na Samsung Gear 2016, mas não estou conseguindo. Esta foto está no formato original (nativo) da Samsung Gear, que é bi-circular. Normalmente o processo é tirar a foto360 e após costurar usando um smartphone Galaxy S7, S8... Só que eu não fiz isso, e acabei fazendo um backup diretamente do cartão da câmera no computador, de forma que a foto360 ficou sem costura, que no caso ocorre externamente no celular, no momento da importação do material para o celular. Teria alguma sugestão de programa simples para fazer essa costura para que eu possa transformar em equiretangular e publicar no facebook? Obrigado amigo!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Costura PANO

Mensagem por cartola » 06 Mar 2018, 10:10

Oi Acena,

eu já fiz algumas costuras com o Hugin de fotos da Gear 360, mas não cheguei a resultados satisfatórios. Creio que isso é por conta da pouca sobreposição entre as imagens. Em geral eu uso mesmo a costura pelo celular que você comentou. Você ainda pode usar essa costura, basta copiar a imagem bi-circular de volta pro cartão da câmera e fazer a importação no celular.

Pra fazer com o Hugin você tem que carregar a imagem duas vezes e fazer algumas configurações pra que ele considera só a metade adequada de cada imagem. Tem uns vídeos no youtube ensinando isso.

Tem também modelos prontos do Hugin (arquivo *.pto) já prontos pra fazer essa costura também. Isso facilita. Você carrega as duas imagens e depois vai em "Arquivo" + "Aplicar Modelo". Dá uma olhada nesse tópico onde comento mais sobre isso dando um link pra um modelo.

Abs, Cartola.

acena360
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Mar 2017, 12:14

Re: Costura PANO

Mensagem por acena360 » 06 Mar 2018, 17:55

Mestre Cartola, não consigo copiar a imagem para o cartão da câmera, pois parece que está bloqueado para arrastar arquivo externo para dentro da câmera. Já tentei pelo cabo USB e tbm colocando o cartão da câmera direto no computador. iMac
Tem alguma dica?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Costura PANO

Mensagem por cartola » 12 Mar 2018, 11:12

Ih rapaz, complicou hein... pode tentar escrever no cartão em outros lugares, como no celular ou em outro computador, mas se não der pode ter algum problema com o cartão. Eu tive um há pouco tempo que tava meio esquisito assim e não demorou pra pifar de vez. Comprei outro e ficou tudo ok. É um cartão normal, deveria conseguir ler dele e escrever nele conectando num dispositivo qualquer (Linux, Windows, Mac, Android, etc).

Responder