Problemas com vinhetas

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
henriqueblunk
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Mar 2016, 11:00
Localização: Jaraguá do Sul
Contato:

Problemas com vinhetas

Mensagem por henriqueblunk » 17 Mai 2016, 19:34

Boa noite Galera,

Estou com duas dificuldades, espero que alguém consiga me ajudar.

- Estou fazendo uma gigapixel com uma lente sigma 70-300mm em mais ou menos 150mm, FX. Porém percebi depois que montei a foto que a mesma ficou com linhas no céu. Quando fui tentar entender vi que nas fotos estava saindo uma vinheta em todas as fotos. Então fiz o teste numa logo nossa na parede da empresa e percebi que realmente estava ficando com uma vinheta em todas as fotos.
Alguém já passou por este problema ou sabe corrigir?
Já fiz a correção com perfil da lente no LR, porém, mesmo corrigindo ainda fico com um pouco de vinheta.

- Tanto em fotos 360 graus quanto em gigapixel as vezes me pergunto onde focar. Alguém tem alguma sugestão de foco?
Vi por exemplo que no Google Business eles indicam tirar as fotos com 1,5m de foco. Bacana, mas isso não resolve em todas as fotos, certo?
Numa foto onde vai precisar a lente um pouco mais aberta é mais complicado usar foco em um só ponto. Como a maioria faz?
Eu sempre tento usar uma abertura em mais ou menos f8, pois já ouvi dizer que é uma boa abertura com qualidade para quase todas as lentes.

Obrigado desde já se alguém puder ajudar.
Grande abraço a todos.
Att.
Henrique Blunk
http://Keep.art.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Problemas com vinhetas

Mensagem por cartola » 18 Mai 2016, 15:05

Oi Henrique,

- Sobre a vinheta: os programas de costura costumam tratar disso também. Procure saber se o que você está usando faz otimização fotométrica e tente ver se não precisa de algum ajuste manual disso. O programa "lensfun" também disponibiliza plugins pra editores de imagem. Não sei se tem pro LR (nunca usei LR ou Photoshop) mas é capaz de ter. Pode experimentar outros programas também. Eu costumo tratar minhas fotos com o Rawtherapee, por exemplo, que é gratuito e multi plataforma - não custará nada para experimentar ou usar ele.

- Sobre o foco, em geral eu faço um foco automático em algum objeto que esteja na média das distâncias na cena. Depois passo pra foco manual pra não perder e manter entre as fotos. Na lente manual que usava antes eu tinha mais problemas, mas nunca usei uma regra desse tipo, fazia o foco manual em algo da cena também. Tem o tal hiper foco, mas também nunca testei isso. Costumo usar aberturas menores que 8. Em geral boto entre 9 e 13, variando de acordo com a cena pra não precisar de velocidades menores, já que tenho usado muito o philopod (handheld).

Abs, Cartola.

Responder