Combinando exposições com Enfuse-GUI

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Combinando exposições com Enfuse-GUI

Mensagem por cartola » 29 Mai 2017, 12:14

Oi pessoal,

costumo recomendar o software Enfuse para combinar exposições ao invés de fazer o processo mais conhecido de HDR. A fotografia HDR (High Dinamic Range) serve, como diz o nome, pra aumentar o range dinâmico da foto. Uma foto comum feita numa cena de muito contraste em geral não vai conseguir mostrar bem os detalhes das áreas mais escuras e das mais claras ao mesmo tempo. Se a gente fotometrar pra mostrar os detalhes da área escura, a área clara vai estourar e se fizermos o contrário, priorizando a fotometria da área clara, a área escura vai ficar toda preta.

Pra resolver isso existem vários softwares que combinam fotos feitas com exposições diferentes, mas praticamente todos eles, além de mesclar as exposições, também mexem exageradamente nas cores da foto, fazendo o processo chamado de "tone mapping", deixando as fotos pouco realistas, mais parecidas com pinturas.

O Enfuse não faz nada com as cores, não altera os pixels originais, apenas seleciona quais pixels, dentre os disponíveis das várias fotos, ele vai usar no resultado final. Dessa maneira a combinação fica muito mais natural.

O Enfuse-GUI é uma interface gráfica para usar o Enfuse, que originalmente é uma ferramenta pra ser usada na linha de comandos (tela preta). Está disponível para Windows e Mac e fiz aqui um pequeno vídeo apresentando rapidamente o software.

No vídeo, porém, não falo de um problema que pode acontecer na execução do Enfuse. Mencionei esse erro em outro tópico aqui no fórum.

Abaixo um exemplo de combinação de duas exposições feitas com o enfuse:
20170529-02.jpg
Tenho também essa página no meu wiki, onde falo mais da linha de comandos e apresento outros artigos relacionados com HDR.

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
henriqueblunk
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Mar 2016, 11:00
Localização: Jaraguá do Sul
Contato:

Re: Combinando exposições com Enfuse-GUI

Mensagem por henriqueblunk » 30 Mai 2017, 10:32

Muito bacana Cartola. Parabéns..

Ultimamente tenho feito bastante o HDR diretamente no LR, porém, no LR não existe maneira de fazer um processo automatizado, de mais fotos de uma vez, então perde-se muito tempo montando todas elas.
Assim, no Enfuse parece ser bacana. Irei experimentar.

Obrigado e abraços
Att.
Henrique Blunk
http://Keep.art.br

Responder