KRPANO - Ondulações na imagem

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
rbravin
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Set 2012, 09:18

KRPANO - Ondulações na imagem

Mensagem por rbravin » 24 Set 2012, 15:21

Minhas imagens estão ficando um pouco onduladas, onde é para ser reto tem ondulações.

Vejam: http://vitoria360.com.br/praca-oito

Observem que os prédios e o relógio estão ondulados.
O que pode causar isso? Eu uso a foto EQUIRECTANGULAR em Alta.

Obrigado.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: KRPANO - Ondulações na imagem

Mensagem por cartola » 24 Set 2012, 18:00

Oi Ramon,

tomei a liberdade de mover sua mensagem para o tópico "Publicação e impressão", pois considero que o krpano já está nessa etapa, uma vez que ele usa uma imagem já montada, então a montagem já acabou :).

Dei uma pesquisada e achei algumas menções ao seu problema nos fóruns do krpano e da kolor. Por acaso as respostas foram as mesmas, embora as pessoas que tenham pergutado tenham sido diferentes.

Como a proposta aqui é um fórum em português, vou tentar traduzir as questões. Primeiro o Klaus (autor do krpano) perguntou algumas coisas:

Que versões do krpano e krpanotools você usa?
Que tipo de panorama você usou? Esférico ou cúbico?

Podem haver algumas razões para essas ondulações:

1. um panorama esférico com configurações de detalhes muito baixos. Dê uma olhada em todas as configurações de detalhes em todos os arquivos xml, isso pode também ser definido numa seção <level>

2. um panorama cúbico sem flash 10 (krpano 1.0.7 ou mais antigo) e configurações de detalhes muito baixos

3. um panorama cúbico com flash 10, configurações de detalhes muito baixos e efeito de olho de peixe habilitado

As versões de flash hoje já são maiores que 10, as mensagens eram de 2009, mas algumas sugestões ainda fazem sentido.

O flash precisa das imagens partidas em pequenas imagens para mostrar adequadamente o panorama. Quando mais partes mais acurada a apresentação do panorama, o que é controlado com as configurações de detalhamento.

Ele comenta que com flash 10 (e talvez superiores portanto) e krpano 1.0.8 (e talvez superiores) e panoramas cúbicos não seria necessário partir as imagens, e nesse caso o panorama deveria estar perfeitamente apresentado.

Como sugestão para criar um panorama sem tais distorções o Klaus sugeriu baixar a última versão do krpanotools:
http://krpano.com/download/

e converter primeiro o panorama para um cubo com a ferramenta "Convert CUBE to SPHERE droplet" e depois converter as seis faces do cubo resultantes com o "MAKE PANO (MULTIRES) droplet" e dessa maneira não devem haver mais as ondulações.

O krpano e as ferramentas (krpanotools) estão hoje na versão 1.0.8.15, de agosto de 2012. Eu uso ainda a versão 1.0.8.14 e nunca tive esse tipo de problema. A única coisa que faço em geral é usar a conversão para multi-resolução. Notei que seu panorama está carregando num único swf, então o problema pode estar associado a você estar carregando uma imagem de muito alta resolução sem partí-la em pequenas partes, o que só os conversores com nome "multires" farão.

As sugestões de ferramentas que dei são para windows, pois não sei em que sistema você está trabalhando, como também não sei se está usando um publicador que automatiza tudo isso, como um Panotour Pro ou um PTGui, então se for o caso talvez seja melhor trabalhar direto com o krpano para tentar resolver o problema.

Ainda sobre um comentário seu lá no blog, onde menciona que chegou a tentar usar meu código e não resolveu, veja que se estiver relacionado ao que postei aqui não bastaria copiar meu xml, teria que converter adequadamente sua equirretangular.

E se algo disso aí resolver seria legal compartilhar conosco qual foi a solução.

Um abraço, Cartola.

rbravin
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Set 2012, 09:18

Re: KRPANO - Ondulações na imagem

Mensagem por rbravin » 25 Set 2012, 08:22

Tenho a seguinte dúvida,
Essa é a foto equirectangular em questão: http://vitoria360.com.br/praca-oito/pano.jpg

Qual deve ser o código para chamar a imagem?

Eu uso esse abaixo.

<image type="SPHERE">
<sphere url="pano.jpg"/>
</image>

O xml completo está aqui: http://vitoria360.com.br/modelo/sphere.xml

E se eu quiser chamar o .MOV? Ou a imagem .TIF

O que muda?
Obrigado pela ajuda acima, coloquei a imagem para que vocês que são mais experientes no assunto me ajudem com testes.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: KRPANO - Ondulações na imagem

Mensagem por cartola » 25 Set 2012, 10:35

Você usa Windows? Se não usar diga que sistema usa.
Qual sua versão do krpano?

Abs, Cartola.

rbravin
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Set 2012, 09:18

Re: KRPANO - Ondulações na imagem

Mensagem por rbravin » 25 Set 2012, 10:50

Sim.
Windows XP em um PC e Windows 7 em meu note.
Versão krpano-1.0.8.15-2012-08-10
A última que está no site. Acabei de atualizar.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: KRPANO - Ondulações na imagem

Mensagem por cartola » 25 Set 2012, 11:52

Você não usa as ferramentas "krpanotools"? Embora eu mexa bem nos XML, até por que sou analista de sistemas, costumo gerar meu primeiro modelo com as ferramentas do krpano. Minha sugestão é a seguinte:
  • se ainda não baixou, baixe o pacote krpanotools para seu windows (32 ou 64 bits). Aqui, por exemplo, o link para o de 32 bits que servirá pro seu XP,
  • descompacte o arquivo zip. No meio dos arquivos dele tem, por exemplo, o arquivo "MAKE PANO (MULTIRES) droplet.bat",
  • no Windows Explorer clique sobre a sua imagem JPG e arraste ela sobre o "MAKE PANO (MULTIRES) droplet.bat",
  • isso criará, na pasta onde estava a imagem que você arrastou, toda a estrutura necessária para que sua imagem de alta resolução seja vista com zoom progressivo, além dos arquivos xml, imagens e o html inicial para acessar sua panorâmica,
  • depois disso você pode depois personalizar o xml principal ou outro qualquer
Pelo que li lá nos outros fóruns acho que qualquer opção que você use com "MULTIRES" vai resolver o problema, mas isso é só uma suposição. Em geral eu uso sempre esse tipo de publicação, pois costumo usar imagens de pelo menos 12.000x6.000 pixels. A sua está com metade disso (pelo menos a que nos mandou), mas realmente não sei a partir de quando é legal já fazer assim. O 360cities.net, por exemplo, acho que faz isso com todas as suas imagens e a resolução mínima pra publicar lá é 6000x3000.

Publicar em multi-resolução facilita também o usuário final, pois ele não precisa nem carregar o panorama todo de uma vez e nem vai carregar a melhor resolução se não der o zoom. O que o krpano faz ali é dividir seu panorama em um monte de quadrados menores para carga progressiva. Além disso ele faz isso para várias resoluções. Ele cria imagens, por exemplo, com 3 resoluções diferentes e parte cada uma em quadrados.

É o mesmo princípio do google maps. Já imaginou se você tivesse que carregar o mapa do mundo inteiro para ver o mapa do Rio de Janeiro? Você só baixa as imagens do que esta vendo e na resolução que está vendo. A medida que dá zoom no mapa é que carrega as imagens de melhor resolução. É isso que os "MULTIRES" das ferramentas do krpano vão propiciar.

Abs, Cartola.

rbravin
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Set 2012, 09:18

Re: KRPANO - Ondulações na imagem

Mensagem por rbravin » 25 Set 2012, 11:56

Muito obrigado,
Agora sim comecei a entender o procedimento correto. Vou testar e depois postarei os resultados.
Muito obrigado por essa explicação.
Grato,
Ramon Bravin.

rbravin
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Set 2012, 09:18

Re: KRPANO - Ondulações na imagem

Mensagem por rbravin » 26 Set 2012, 08:38

Problema resolvido,
Eu não estava usando o krpanotools (nem sabia para que servia).
Obrigado pela sua dica e por esse breve tutorial, ajudou muito.

Resultado: http://vitoria360.com.br/praca-oito3/

Saudações,
Ramon Bravin

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: KRPANO - Ondulações na imagem

Mensagem por cartola » 26 Set 2012, 10:03

Beleza Ramon.

Depois do problema resolvido valem ainda alguns comentários.

Deu pra ver que o krpano criou três níveis de zoom pra sua imagem. É o que ele faz em geral. Não sei se com imagens muito maiores ele aumentaria o número de níveis, talvez.

Se você começar a fazer sempre as mesmas mudanças no xml depois de usar as ferramentas krpanotools, pode então colocá-las nos templates que a ferramenta usa pra que as mudanças estejam prontas automaticamente.

Acho que você deixou a projeção inicial estereográfica por um tempinho maior de propósito, não? Achei isso pelo uso do "delayedcall" com 3s de atraso e ainda a chamada à ação "normalview" via "onloadcomplete". Em geral eu já vou passando pra visão normal o mais rápido possível, então chamo a ação com "onpreviewcomplete" e sem "delayedcall".

Quem quiser ver do que estou falando pode dar uma olhada no xml do panorama que o Ramon passou. Alias Ramon, imagino que essas suas imagens devem sair de onde estão publicadas em breve, não? Vão ficar links quebrados aqui... :( rs rs - sem problemas.

Começar a passar pra visão normal depois de um tempo achei até interessante, uma questão de preferência, mas achei estranho a imagem já começar a se mexer antes de passar pra visão normal. Isso ficou por conta do panorama já entrar em "autorotate" em 0.5s. Não sei se fez isso de propósito também, mas achei que ficou parecendo que a imagem vai começar a se mexer ou se transformar e de repente dá uma parada, parecendo falha de conexão ou coisa assim. Se quiser que a imagem já comece a rodar quando acabar de transformar pra visão normal pode fazer isso no final da ação "normalview".

Um abraço, Cartola.

rbravin
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Set 2012, 09:18

Re: KRPANO - Ondulações na imagem

Mensagem por rbravin » 26 Set 2012, 12:51

Obrigado mais uma vez, estou aprendendo cada vez mais e essa ajuda está sendo fundamental.

Mais uma dúvida, não estou conseguindo inserir minha logo na página ela ficará na lateral direita ou esquerda ao lado dos botões de controles. Qual linha de código devo usar? Cheguei no máximo a esse código.

<layer name="logomarca"
url="logo.png"
align="button"
onloaded="set(alpha,0); tween(alpha,1.0);"
onclick="hidelogomarca();"
/>

Eu usava o FFP e agora passei para o krpano e estou sentindo uma certa dificuldade.
Obrigado, abraço,
Ramon Bravin

Responder