Krpano - Novidades na versão 1.0.8.15

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Krpano - Novidades na versão 1.0.8.15

Mensagem por cartola » 09 Nov 2012, 15:36

Oi pessoal,

o krpano, uma das opções de ferramenta usada para a publicação final de panoramas, lançou há pouco tempo uma nova versão, a 1.0.8.15. O krpano não é muito amigável. Sua configuração é feita em arquivos XML. Por outro lado vem com as chamadas krpanotools, que podem facilitar o trabalho dos que não querem se meter no XML. Essa ferramenta acaba sendo usada como saída final de outros programas, como o Panotour Pro, da kolor e creio que outras também. Isso significa dizer que algumas das novidades da nova versão pode atingir esses outros softwares, se eles atualizarem o krpano que usam.

Bom, vamos lá.

As novidades são muitas e podem ser vistas na página do krpano. Vou listar aqui as que me parecem mais interessantes.
  • Melhorias no suporte a HTML5 - isso é importante, já que a própria Adobe já anunciou o fim do flash no futuro
    • Suporte a HTML5 para navegadores em desktops: Firefox, Chrome, Safari, IE10. Antes era só para dispositivos portáteis da Apple.
    • Suporte para Android 4.x
    • Mapas com Bing para HTML5. O suporte a mapas do google foi descontinuado, pois o google parou de cadastrar novas pessoas para o uso de seus mapas.
  • Novos plugins e melhorias nos existentes
    • Novo plugin de mapas do Bing para HTML5
    • Novo plugin ScrollArea para scroll automático com toque em áreas da tela
    • Novo editor para passeios virtuais
    • Nova versão de áudio, suportando formatos usados em HTML5, como o ogg
    • Diversas melhorias nos campos de texto em HTML5
    • Novos formatos de vídeo suportados
  • Melhorias no visualizador
  • Criação do comando <layer>, equivalente ao <plugin> com aninhamento automático (definição de camadas pai e filhos)
  • Atualização nos exemplos de uso da ferramenta - esses eu vi e é muito interessante consultar tais exemplos para ver as possibilidades
  • Novos modelos de design para serem usados com as ferramentas Make Pano / Make Vtour
  • Novo modelo pronto e completo para a criação de passeios virtuais - vejam exemplo aqui
  • Entendimento automático de informações de GPS direto das fotos (via exif)
  • Inúmeras melhorias nas documentações
Bom, é isso.

Abs, Cartola!

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Krpano - Novidades na versão 1.0.8.15

Mensagem por ALOEBRASIL » 09 Nov 2012, 22:46

Olá Cartola,

Estou avaliando Krpano e o Panotour Pró e aparentemente o segundo é mais fácil pra gerar o tour virtual embora bem mais caro, qual você recomendaria?
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Krpano - Novidades na versão 1.0.8.15

Mensagem por cartola » 10 Nov 2012, 08:44

Oi Gilberto,

é difícil eu recomendar algo nesse caso, mas vou tentar ajudar. Considere ainda que eu não tenho experiência com o Panotour Pro, só dei uma testada há um tempo atrás.

Os dois não são muito comparáveis: O Panotour Pro é uma interface gráfica que usa o Krpano. Não sei se você percebe tudo o que isso significa, mas cria basicamente dois públicos diferentes que vão preferir cada ferramenta:
  • O Panotour Pro é mais para um usuário final
    • Tem uma interface gráfica e intuitiva
    • Integra tudo numa ferramenta só
  • O Krpano é mais para um técnico / programador / analista de sistemas
    • Até possui ferramentas práticas, facilitando o trabalho, mas pra qualquer personalização vai exigir a edição de uma configuração em XML
    • Dê uma olhada no manual do krpano pra ver o que acha de mexer com XML
    • Exige mais tempo e conhecimento, mas te dá muito mais flexibilidade
Não que o Panotour não vá ser preferido de um analista de sistemas ou que um leigo não vá conseguir usar o Krpano. Conheço um monte de adolescentes que desmontam computadores, montam circuitos e criam programas de computador sem nunca terem estudado. Conheço um monte de analista de sistemas que prefere ferramentas mais simples que não façam com que ele tenha que aprender novas coisas pra chegar no resultado final.

Ao comprar o Panotour Pro você terá os dois. Isso provavelmente é um dos motivos do Panotour ser mais caro.

A flexibilidade do krpano a que me referi é notória. É óbvio que ao construir uma interface gráfica amigável que usa uma linguagem de programação por trás eu não tenho como entregar ao usuário todas as possibilidades que a programação nos dá, até por que elas tendem ao infinito. A interface gráfica do Panotour, porém, dá bastante recursos e muita flexibilidade. É uma questão de avaliar na página deles se as funcionalidades oferecidas te atendem. Pessoalmente acho que atenderão mais de 90% dos panoramistas. Considerando isso, podemos concluir que é uma ferramenta de produtividade, que vai atender muito bem os profissionais da área. Por profissionais entenda aqueles que ganham dinheiro com isso, independente da qualidade do trabalho. Quem ganha dinheiro precisa de ferramentas que lhes poupe tempo e podem gastar mais facilmente, pois o gasto é um investimento que se pagará e não uma despesa a fundo perdido.

Embora o Krpano tenha a tal necessidade de mexer no XML, você facilmente cria um modelo para seus panoramas e a repetição do uso desse modelo não exige mais que fique mexendo no XML.

Resumindo, faça-se essas perguntas pra ajudar a decidir:
  • Tenho condições de mexer no XML? Tenho tempo e disposição para aprender isso?
  • Tenho necessidade de muita flexibilidade, de inventar novidades nunca feitas antes em panoramas?
  • Tenho expectativa de retorno financeiro do trabalho feito com essas ferramentas?
  • Tenho necessidade de produtividade/velocidade na confecção de meus passeios virtuais?
Bom, é isso. Desculpe se falei demais :)

Abs, Cartola!

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Krpano - Novidades na versão 1.0.8.15

Mensagem por ALOEBRASIL » 10 Nov 2012, 09:36

Estou pensando em realizar um trabalho junto a uma imobiliaria, preparando o tour virtual dos imóveis a venda e também para locação. E por isso é preciso agilidade, e neste caso não será preciso tanta qualidade de imagem, pois o objetivo principal será mostrar o ambiente sem a necessidade da visita ao local, e como o valor não pode ser alto, é preciso um trabalho bem enxuto e rápido.

Produzi uma cabeça panorâmica em alumínio esta semana seguindo suas orientações de seus projetos de numero 3 e 4 e os resultados já tem sido satisfatórios.
Com uma Sony H50 consegui fazer uma 360 de um pequeno banheiro e ficou muito boa. Enquanto não chega a Canon que pedi para uma amiga comprar pra mim nos EUA.

Desde já agradeço e parabenizo o seu trabalho e o compartilhamento de informações aqui no panoforum e também no seu blog.
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

Responder