Exportação - Tamanho do arquivo final vs. Qualidade

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Avatar do usuário
Gero360
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mai 2012, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Exportação - Tamanho do arquivo final vs. Qualidade

Mensagem por Gero360 » 19 Nov 2012, 11:17

Olá pessoal.

Estou com uma dúvida, tenho usado o Kolor Panotour para exportar os meus Tours Virtuais tanto em .swf(flash) quanto em .xml / .html5(ipad), mas estou tendo dificuldades em encontrar uma qualidade de imagem final que fique bem apresentável e que não force tanto no tamanho final do arquivo.

No momento faço uso das imagens equiretangulares em .jpg com qualidade 10(photoshop) e 300dpi. Mas vejo que quando somo uma quantidade de fotos para a navegação do tour virtual, logicamente o mesmo aumenta o tamanho do arquivo final, mas gostaria te obter uma qualidade aceitável e o menor tamanho possível no arquivo final, pois já tentei limitar a capacidade de zoom para que as distorções em imagens reduzidas não apareçam tanto, mas mesmo assim aparecem ruídos digitais que são perceptíveis na navegação. Além disso costumo usar várias interatividades durante a navegação como, vídeos, imagens, aúdios, flares o que acarretam no tamanho do arquivo final.

Também quando faço a junção as imagens no PTgui acabo exportando em 6320 x 3160 em média pois é a visualização de exportação padrão que aparece, além da máxima que passa dos 10.000 x 5.000 a versão print e web, mas na versão web sinto que os detalhes de nitidez e de qualidade são muito reduzidos.

Enfim caso alguém tenha entendido a minha dúvida ficarei :D em contar com a ajuda.

Desde já obrigado pela atenção de todos e boa semana.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Exportação - Tamanho do arquivo final vs. Qualidade

Mensagem por cartola » 19 Nov 2012, 15:07

Oi,

não sei o que é a qualidade 10 do Photoshop, mas medidas em dpi só fazem sentido para a impressão ou digitalização num scanner, afinal é uma medida que indica pontos por polegadas, o que na tela não faz sentido.

Eu costumo usar como padrão mínimo equirretangulares com 12.000 x 6.000 pixels em JPGs com qualidade de 97%. Isso em geral gera um arquivo de 15 a 20 megabytes. Em imagens com 6 por 3 mil pixels eu talvez não deixasse dar quase nenhum zoom.

O segredo em facilitar a vida do usuário em imagens maiores é converter a panorâmica em múltiplas camadas, ou multilayer, como talvez o programa chame. Isso vai fazer com que a imagem seja partida em quadros e seja carregada apenas à medida em que ele olha para certa área e à medida que dá certo zoom. O usuário já vai rapidamente ver a melhor resolução para o ângulo e nível de zoom que está acessando naquele momento sem ter que baixar o resto. Não sei como fazer isso no Panotour, mas certamente ele pode fazer isso, já que ele trabalha com o krpano, que tem essa possibilidade.

Conhece o google maps? Ou o bing maps? Ou qualquer sistema de mapas? Eles fazem isso. Imagine que você tivesse que acessar o mapa do mundo inteiro de uma só vez e com a melhor resolução possível. Não seria viável, certo? Eles então partem o mapa em quadrados menores e, além disso, fazem isso em imagens que tem resoluções diferentes. Se você olha de um ponto de vista mais afastado, por assim dizer, vai acessar os quadrados da imagem com menor resolução. A medida que se aproxima as imagens vão trocando. Se você tiver uma boa conexão com a web talvez nem perceba bem os quadrados carregando. Em conexões mais lentas é visível a carga progressiva das partes da imagem.

Já comentei isso em outro tópico por aqui, onde inclusive o uso de uma imagem muito grande com o intuito de melhorar a resolução sem parti-la causou uns problemas de ondulações.

Abs, Cartola!

Responder