Abrir objetos automaticamente

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
IgorRosa
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Mar 2013, 16:48

Abrir objetos automaticamente

Mensagem por IgorRosa » 13 Jun 2013, 15:12

Olá pessoal, gostaria de saber se é possível alterar o comando na xml de forma que eu consiga fazer com que um objeto do passeio abra automaticamente. No caso do meu site, eu quero abrir uma janela de apresentação para cada sala e que a mesma feche em 15 segundos.
Abs.

www.museuhistoricodealcantara.com.br/passeio

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Abrir objetos automaticamente

Mensagem por cartola » 13 Jun 2013, 17:22

Oi Igor,

tem como fazer sim. Você pode iniciar uma série de ações de movimentação pela tela e de troca de panoramas a qualquer momento. Tem que criar uma ação e chamá-la em algum evento, como após a entrada do panorama. Ações de movimentação podem ser feitas com a função "tween" que vai alterar o valor de variáveis e mudar, por exemplo, as posições de visualização horizontal, vertical e zoom, criando movimento na cena. Além disso pode chamar a função de troca de panorama.

Nesse panorama, por exemplo, eu crio o movimento de entrada, que passa da visão estereográfica para a normal e em seguida troco de panorama. Aqui segue a função que criei pros visualizadores em flash:

Código: Selecionar todos

	<action devices="flash" name="normalview">
		if (isandroid == true,
		    set(display.flash10, on);
		  );
		if (entrou != true,
		    tween(view.hlookat, 30, 8.5, easeInOutQuad );
		    tween(view.vlookat, 0,   8.5, easeInOutQuad );
		    tween(view.fov, 100, 8.5, easeInOutQuad );
		    tween(view.maxpixelzoom, 1.0, 8.5, easeInOutQuad );
		    tween(view.fisheye, 0.0, 8.5, easeInOutQuad, WAIT);
		    set(entrou, true);
		    loadscene(noite, null, KEEPVIEW, blend(3));
		    set(autorotate.waittime, 5);
		    set(autorotate.enabled, true);
		    set(view.stereographic,false);
		    set(view.fovmax, 120);
		    set(plugin[clique].visible,true);
		  );
	</action>
Note a função "loadscene", usada pra chamar outro panorama, que tem que estar definido no XML. Pra HTML5 usei outra função, basicamente por conta de não existir a visão estereográfica nesse formato.

Ao carregar o outro panorama você pode iniciar outra ação, que faça algo ou simplesmente espere alguns segundos antes de carregar a próxima cena. Vai ter que criar tantas ações quanto cenas que queira trocar.

Abs, Cartola.

IgorRosa
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Mar 2013, 16:48

Re: Abrir objetos automaticamente

Mensagem por IgorRosa » 18 Jun 2013, 10:51

Muito obrigado, vc salvou a minha pele mais uma vez.

kalangoo_DF
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Jan 2014, 20:57

Re: Abrir objetos automaticamente

Mensagem por kalangoo_DF » 13 Mar 2014, 17:39

Boa Tarde,

Ficou muito bom, o mais legal é que continua "olhando" no mesmo lugar e muda de ambiente.
Só fiquei com uma duvida, como seria para html5 ? basta tirar a função do little Planet ?

Abraço.

Mais uma vez parabéns !!!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Abrir objetos automaticamente

Mensagem por cartola » 14 Mar 2014, 11:18

Oi Kalangoo,

Na verdade pode ser a mesma função pra flash e html5. Hoje em dia não estou mais criando uma pra cada dispositivo. O HTML5 em vários dispositivos pode usar a projeção estereográfica. No Firefox, Chrome e talvez outros navegadores em desktop mesmo podem fazer isso, pois usam OpenGL/WebGL como biblioteca gráfica pra renderizar o panorama. Já nos dispositivos iCoisas da Apple realmente não vai rolar, mas não é problema mandar ele fazer o little planet, ele simplesmente não vai fazer. Em algumas situações pode fazer outra função pra não ficar esquisito começar olhando pra baixo sem ser com little planet. Já pensei nisso mas ainda não parei pra fazer.

Abs, Cartola.

Responder