Oi Gilberto,
legal a ideia da discussão. Eu sou analista de sistemas e já fiz vários sites. Pra ter algo totalmente do jeito que você quer vai ser difícil não ter que ser ou ter a ajuda de um programador. Eu acho que isso em geral é necessário pra se ter um site diferenciado, embora muitas ferramentas hoje te deem recursos com cada vez menos necessidade de conhecimento. No meu blog eu uso o wordpress, que é uma ferramenta de blog, mas pode ser usada também para um site sem a cada de blog. Um blog se caracteriza principalmente por artigos postados sequencialmente, um após o outro, com o mais novo aparecendo primeiro, mas o wordpress te deixa usar páginas também, além dos artigos (conhecidos como posts). O wordpress na verdade pode ser usado de duas formas: criando de forma totalmente online o seu blog, em
http://wordpress.com - com planos gratuitos e pagos, ou baixando
a ferramenta gratuita pra instalar no seu servidor, que é o que eu faço e que te dá mais flexibilidade. Eles operam com possibilidade de colaboração da comunidade, então existem milhares de temas e designs distintos produzidos por muitas pessoas e muitos deles são ainda personalizáveis, podendo-se definir menus, posições de coisas, cores e imagens do layout. Isso te permite realmente criar um site único, mas pode ter detalhes que só um programador vai conseguir mudar. Se você quiser, por exemplo, um site igual ao do airpano, pode ter que realmente mexer no código do tema.
Existem vários outros sistemas de gerenciamento de conteúdo, e muitos gratuitos, como o joomla, xoops, phpnuke, etc. Há centenas ou milhares deles provavelmente. Uma recomendação que eu faria é que, mesmo optando por um site criado por um programador, prefira em geral uma ferramenta disponível publicamente, como uma dessas ou mesmo o wordpress ou mediawiki. Isso vai fazer com que você não fique preso àquele fornecedor. Se ele desenvolver algo dele pra você você pode ter dificuldades em arrumar outro, caso a relação com ele degringole. Além disso preste sempre atenção se você tem independência para cadastrar o conteúdo. Isso hoje em dia já é bem comum, e todas essas ferramentas propiciam isso. O pior caso é precisar de um fornecedor até pra atualizar o conteúdo do seu site, não caia nessa.
Abs, Cartola.