Duvidas sobre PanoTour Pro

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
GuilhermeDiventare
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Mar 2014, 15:44

Duvidas sobre PanoTour Pro

Mensagem por GuilhermeDiventare » 19 Mar 2014, 12:35

Não sei se estou postando no lugar certo, então se estiver errado por favor me corrijam e fiquem a vontade para mudar o tópico de lugar.

Estou iniciando no PanoTour a pedido de um cliente e baixei a versão demo para fazer alguns estudos, entender como tudo funciona antes de pagar pelo software.
E já logo de cara me vieram algumas dúvidas nas quais não encontrei respostas no Google ou no site da kolor, espero que alguém aqui entenda bastante do panotour para me dar um help =)

A primeira dúvida é porque o projeto salvo (o html) final não fica igual ao projeto quando você pede para "visualizar a ultima vista criada"?
Ex: Criei nos estilos um "Panorama Menu" que exibe no panorama um menu com os grupos de tours que ao passar o mouse no link do grupo, exibe uma miniatura do grupo. Até aí tudo bem! Mas ao "Construir Vista" e abrir o arquivo html, o menu dos grupos de tour não aparecem...nem mesmo as funções dos botões que criei. Tudo funciona quando peço para "visualizar a ultima vista criada", mas no arquivo html não funciona..rs
Alguém sabe me dizer o porque disso? Será que não estou sabendo salvar algo? Não acredito que seja pelo fato de ser a versão FREE porque ele coloca marca d'agua em todo canto, o que já seria o suficiente...mas esta é a minha opinião então não posso afirmar nada.

A segunda dúvida é de como criar um menu das tours de forma diferente e mais criativa do que as possibilidades que o panotour oferece (Panorama Menu). Queria algo mais trabalhado, como mais liberdade como exemplo desse tour: http://s.ambiente.sp.gov.br/JardimBotan ... index.html
Não consegui descobrir como fizeram este menu porque não existe uma opção de personalizar tanto assim no panotour, pelo menos não nas funções que vi...Será que o menu deste exemplo foi feito em outro programa, ou existe algum código nos arquivos gerados pelo panotour que permite este tipo de edição?
Ouvi falar que dá pra fazer isso pelo xml, mas só ouvi e além de não ter ideia como, os arquivos xml estão todos criptografados :cry:

Enfim, se alguém aí poder me ajudar com essas dúvidas eu agradeço muito!
Abraços a todos e parabéns pelo forum ;)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Duvidas sobre PanoTour Pro

Mensagem por cartola » 19 Mar 2014, 21:01

Oi Guilherme,

quanto a sua primeira dúvida não tenho muito como ajudar com o que já sei, só se eu tiver um tempo pra testar e ver se vejo o que você está falando e tiro alguma conclusão. Não sei se já teve a oportunidade de buscar mais ajuda no fórum online do site da kolor. Por lá as vezes tem mais coisa do que na documentação.

Já sobre a segunda parte posso falar. O Panotour é apenas um programa pra facilitar o uso do krpano. O programa no qual são implementadas as visitas virtuais no final das contas é o krpano, que não tem uma interface gráfica como a do Panotour. O site do produto é o krpano.com e você pode optar por usar somente ele, mas em geral isso seria mais indicado para alguém que tenha um perfil mais técnico. É possível fazer com que o Panotour e/ou o krpano gerem o panorama sem criptografar ou esconder o que está no XML. Não sei exatamente como fazer isso no Panotour, mas talvez pedindo para ele gerar com multi-resolução faça isso, por que nesse caso ele já vai deixar as imagens picadas em arquivos externos e acho que a reboque vai o XML. No krpano, que é o que eu uso, a gente tem uns comandos, que no Windows (que uso pouco, em geral uso mais no linux) são uns "droplets", ou seja, você arrasta seu panorama pra cima do arquivo droplet e solta em cima dele que ele vai criar a visita virtual, ou o tour virtual. A maioria dos droplets que vem vão te entregar no final arquivos XML passíveis de serem editados pra personalizar bastante o tour.

A interface gráfica é legal e pra alguns fundamental pra conseguir fazer um panorama, mas não tenha dúvidas que um bom programador poderá fazer muito mais do que seria possível em qualquer interface gráfica, por melhor que seja. Isso acontece pelo simples fato de que ele tem liberdade total e na criação da interface gráfica tem que ser criados modelos ou padrões de funcionamento que restringem a liberdade que uma programação direta tem, não só de visual, mas também de comportamento. Em alguns panoramas que já fiz programei coisas que não estão disponíveis pelo Panotour. A simulação de decolagem na Enseada de Botafogo e em San Diego são exemplos. Nessa última tem ainda uma galeria de fotos embutida, alqo que personalizei via programação também. Outro é a última foto que postei, onde parte dela é um vídeo, animando aquele trecho da cena. Estou trabalhando num tour de um apartamento agora que tem muita, muita personalização, tanto visual quanto comportamental no panorama.

Pra tratar disso muitas vezes as agências dividem as funções. Acho que um webdesigner ou um programador qualquer não teriam dificuldades em programar no krpano, pois sua linguagem é muito mais simples do que outras existentes. O difícil é um fotógrafo mais artista do que técnico partir pra esse lado. Propus até uma discussão sobre um possível surgimento de uma profissão "Designer 360" em outro tópico aqui no fórum. Esse tour que mencionei inclusive está sendo feito nesse modelo. Estou atuando como programador apenas em fotos que um parceiro fotografou em outro estado, então estamos conduzindo o negócio em parceria e a distância.

Abs, Cartola.

GuilhermeDiventare
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Mar 2014, 15:44

Re: Duvidas sobre PanoTour Pro

Mensagem por GuilhermeDiventare » 20 Mar 2014, 08:53

Muuuuito bacana sua resposta cartola, apesar de não sanar minhas duvidas gostei de saber da sua experiencia e mais ainda, de saber que talvez exista um mercado promissor aí :D
Eu sou webdesigner e tenho muita facilidade em criar a parte visual, mas como não sou programador tenho dificuldade na hora de fuçar os códigos e principalmente xml..rs
Claro que tenho muito mais facilidade que um fotografo artístico como você citou, mas ainda sim gostaria de saber muito mais.

Estou disposto a fuçar e aprender a montar coisas como o link que eu postei acima e quem sabe a gente não vai trocando figurinha sobre programação depois ;)
Tentei baixar e instalar o KrPano mas não obtive sucesso, diferente do PanoTour Pro ele não tem uma versão trial, apesar de dizer que tem ele pediu serial e como não tinha ficou nisso...não dava pra continuar sem o serial :?

Enfim, obrigado pela a atenção cartola!
Abraço

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Duvidas sobre PanoTour Pro

Mensagem por cartola » 20 Mar 2014, 09:50

Oi Guilherme,

eu acho que ele funcionava sem o serial sim. Tente baixar a versão 1.16, por que a última, 1.17, modificou o esquema de licença e talvez tenha sido por isso que não funcionou. Eu ainda estou usando a 1.16 por que as ferramentas pra linux da 1.17 ainda não saíram.

Podemos trocar figurinhas por aqui sobre a programação, inclusive já tivemos alguns tópicos sobre isso, como quando comentei sobre como implementei um álbum embutido no krpano.

Ah sim, na minha visão o Panotour está na etapa de publicação do panorama, então vou deslocar o tópico pra lá, beleza?

Abraços, Cartola.

GuilhermeDiventare
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Mar 2014, 15:44

Re: Duvidas sobre PanoTour Pro

Mensagem por GuilhermeDiventare » 20 Mar 2014, 12:45

Claro, sem problema! E obrigado
Aproveitando deixo um pergunta no link que me passou ;)

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Duvidas sobre PanoTour Pro

Mensagem por epassarin » 14 Abr 2014, 11:16

Bom Dia Guilherme,

Utilizo hoje o Panotour Pro 2.0, e quanto a sua duvida eu tabm fiquei um tempao pensando porque isso acontecia. Via o projeto e muitas vezes ia visualizar em html e ele nao tinha tudo que estava no projeto.
Resolvi então fazer o upload para o meu site e ver como ele rodava, e aconteceu que la dentro do meu site as funçoes apareceram novamente.
Sinceramente eu gostaria muito de aprender a criar essa interface grafica que voce mostrou no link do jardim botanico, mas é como o cartola mencionou, tem que manjar do KRPano, que ate agora nao consegui encontrar onde ele foi parar no meu Mac.
Sei que quando comprei o PanoTour Pro2.0 veio la o KRPano embutido, mas nao consigo utiliza-lo, fica com umas marcas d'agua do KRPano.
É isso que posso dizer.
Se tiver alguma duvida que eu possa ajudar é so mandar, talvez eu possa dar uma força.

Att
Emerson Passarin
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Duvidas sobre PanoTour Pro

Mensagem por Stoledo » 14 Abr 2014, 11:54

Bom dia Emerson,

Para usar a licença do KRpano que vem com o Panotour Pro vc tem que exportar elas. Acho que é na aba de ajuda, clica em uma outro submenu lá que tem a opção de exportar a licença do KRpano.

Abs.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Duvidas sobre PanoTour Pro

Mensagem por epassarin » 14 Abr 2014, 14:16

Valeu Sandro, obrigado.Acho que é isso mesmo
Att
Emerson
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

tell360
Mensagens: 21
Registrado em: 02 Mar 2015, 06:34

Re: Duvidas sobre PanoTour Pro

Mensagem por tell360 » 23 Jun 2015, 20:17

Para gerar imagem imersiva o Panotour / KrPano é o único software?
Estou tendo alguns problemas com o Autopano Giga 3.0.
O PTgui tá costurando tudo numa boa, mas me parece que tem menos recursos, alguem tem algum manual?

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Duvidas sobre PanoTour Pro

Mensagem por epassarin » 23 Jun 2015, 21:31

Olha TEll.
Esses software de costura fazem basicamente a mesma coisa, uns tem mais outros menos recursos.Acho que vai mesmo do que você acaba se acostumando.
No inicio eu estava muito querendo aprender no PTgui porque falavam muito da praticidade e facilidade com que ele costura, mas andei lendo em varios posts que as pessoas ainda tem problemas mesmo sendo pago.
No inicio eu nao conseguia entende nada do HUGIN que é gratis mas confesso que agora me dou muito bem com ele. Tem que entender um pouco dos pontos de costura e quando necessarios fazer a ligaçao dos pontos para auxiliar, porque nem sempre ele faz a costura perfeita. Isso ocorre no PTGui tbm pelo que pude notar.
Agora, entre um pago e um gratis, vou de gratis.
Já a imersiva me acostumei ao Panotour Pro, mas confesso que acho ele bem cheio de "firulas" desnecessárias. Algumas frescurar até parece interssante, mas deixam a panoramica muito pesadas. Como o Cartola me esclareceu uma vez, se fizer no KRPano direto fica mais leve, mas não tenho tempo de ficar procurando esse lado, entao faço a imersiva no Panotour bem simples, com alguns botoes e templates mais básicos.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Responder