DÚVIDA - O que fazer com os arquivos

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

DÚVIDA - O que fazer com os arquivos

Mensagem por epassarin » 17 Abr 2014, 12:22

Bom pessoal.
A minha duvida acho que pode ser facilmente esclarecida, nas verdade o que quero são sugestões e saber a opnião de cada um.
Tudo começa na preparação. O que consideram mais pratico, Tripé ou Monopé. Sei que cada situação exige um equipamento, mas em caso de dias claros, locais publicos, costuma fotografar com o Tripé ou acham mais facil um monopé?

Quanto ao armazenamento dos arquivos.
Sabe-se que para fazer uma panoramica é gerado muitos arquivos, portanto, quais consideram importante deixar aquivado e ermazenado.
Por exemplo, eu geralmente crio uma pasta com o nome do cliente, dentro coloco subpastas que sao
01 - Arquivos Originais "Dentro dessa pasta eu crio novas pastas que sao de cada ambiente e descarrego cada um na sua.
02 - Panoramicas (aqui eu coloco varias subpastas)
a) Hugin - Arquivos dos projetos do Hugin e o arquivo original gerado por ele. As fotos de remapeamento eu deleto depois de usa-las.
b) Cubos - Aqui separo por pasta e coloco cada cubo gerado (nao sei porque guardo)
c) impressao - aqui ficam as imagens que gero para impressão, as mesmas da panoramica, pois alguns cliente pedem para comprar
d) Tour - Aqui fica a foto que vai ser usada no PanoTour.
03 - Projeto Panotour - Aqui salvo dos os projeto do panotour.

bem, é isso...alguem tem alguma sugestao de como aliviar a carga dos arquivos gerados...O que conseideram desnecessario no meu procedimento.

Desde jáa gradeço e fico no aguardo.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DÚVIDA - O que fazer com os arquivos

Mensagem por cartola » 17 Abr 2014, 14:51

Opa, é, troca de figurinhas! :)

Eu já estendi um pouco as opções pra fotografar:
  • Drone
  • Mastro
  • Tripé parrudo
  • Tripé mais leve
  • Philopod
E não tem muito de preferência, é de cada situação mesmo. O que pode depender de opção é o tipo de tripé versus philopod, que uns chamam de paNOpod, com o NO em destaque pra salientar que não é um tripé :) Postei sobre isso há poucos dias e tenho achado muito bom. Ainda não ficou bom em espaços muito pequenos, tipo corredor ou banheiro. Em um museu acho que não tem erro. Só não vai servir quando eu precisar de exposições mais longas ou mais resolução. Espero postar em breve algumas fotos feitas assim.

Sobre os arquivos não tenho muita regra não. Guardo os originais, só gero pra impressão na hora que preciso e apago os intermediários, como faces de cubos e outros que podem ser facilmente regerados em apenas uma operação simples. Por exemplo, gerei as faces do cubo pra acertar nadir. Depois gerei de novo a equirretangular. Apago as faces e a equirretangular defeituosa. Outro exemplo: quando uso RAW crio TIF ou JPG e salvo a configuração/profile, que é um arquivo pequeno. Aplico ela em todas as fotos pra gerar esses arquivos. Depois de acabar a panorâmica esses arquivos também posso apagar, pois são rapidamente gerados identicos na hora que precisar, se precisar. Mantenho os RAWs originais e os profiles (pp3 do Rawtherapee).

E não se esqueça de ter um backup redundante! Quem tem só uma cópia não tem nenhuma!

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: DÚVIDA - O que fazer com os arquivos

Mensagem por Stoledo » 17 Abr 2014, 15:44

Eu só uso o tripé, não costumo usar monopé e ainda vou comprar um mastro!

Quanto aos arquivos, guardo os RAWs originais e a panorâmica gerada em TIF. Apago as faces do cubo porque posso gerar a partir da panorâmica. Sempre guardo os projetos do Panotour e PTgui na mesma pasta que a panorâmica final, e mantendo uma subpasta separada com o tour.

Quando uso o EnfuseGui apago as fotos RAW e guardo só as TIF que ele gera e apago as pastas e arquivos de log gerados.

Sei da importância de backups, mas sou bem relaxado com isso!

Sandro Toledo

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: DÚVIDA - O que fazer com os arquivos

Mensagem por epassarin » 17 Abr 2014, 17:22

Boa tarde Cartola/Stoledo.

Tenho algumas duvidas sobre utilização de mastro. Já aqui no forum mesmo mastros enormes, em que a camera fica localizadas bem la no topo, há 5 metros ou mais, nesse caso como é feito o disparo da camera.
Seria através de uma cabo de sincronismo ou controle remoto?
E depois para fazer o Zenith e o Nadir, como faço?
Devo abaixar o mastro regular a camera para o Zenith e depois baixa-lo novamente e posiciona-lo para o nadir?
Essas sao algumas duvidas que tenho.

quanto a esse lance do fio de nailon e um peso eu até fiz, e ate que deu "meio certo" (como meio certo é errado), eu acho que na verdade não deu muito certo o posicionamento da linha, porque minha camera é uma D7000 e tem o fator de crop, e não devo ter posicionado corretamente e linha, mas achei bem interessante, afinal voce anda livremente, pode passear com a família e ainda aproveitar pra fazer algumas fotos.
Poderia postar como fez esse lance com velcro cartola. Porque toda vez que eu amarei o nylon e tive que queima-lo para retirar da camera. Ate tentei utilizar um braceie de velcro que tinha para colocar aqueles ipod no braço pra uma caminhada, mas não deu muito resultado pra mim. Acho que fiz algo errado.
Quanto a esse lance de Drone, pretendo adquirir um também mais para o final do ano. Tem algum que aguente o peso de uma camera fotográfica ou precisa comprar aquelas GoPro?
A imagem dessas GoPro são boas para fotos? Vale apena investir numa dessas?

Agradeço desde já pelas dicas
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: DÚVIDA - O que fazer com os arquivos

Mensagem por epassarin » 17 Abr 2014, 17:23

Onde eu posiciono a linha para fazer as fotos.??
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: DÚVIDA - O que fazer com os arquivos

Mensagem por Stoledo » 17 Abr 2014, 18:12

Oi Emerson,

Como eu ainda não tenho um mastro não me sinto confortável para comentar só conhecendo a teoria. Digo o mesmo em relação aos drones.

Essa eu passo para o pof. Cartola!!

Tirei um monte de dúvidas com relação aos mastros, esta tudo aqui no fórum. O custo de adquirir um mastro (Pole serie 2 completo Nodal Ninja) aqui no Brasil com o Ayrton ou Zé Pedro é proibitivo, fica caríssimo. Só mesmo quando for pra fora ou pedindo alguém para trazer.

O Ayrton (Ayrton 360) usa um Pocket Wizard para disparar a câmera no mastro, acompanhei uma discussão no grupo da Fototech sobre isso e tem vários meios de disparar a câmera remotamente. Quem tem Canon pode usar um controle remoto IR e que dá pau em dias ensolarados (esse eu tenho e já tive problemas). Disparadores por rádio tem vários xing-lings uns mais confiáveis outros nem tanto, mas são baratinhos. O Pocket Wizard é essencialmente um radioflash, serve para disparar flash fora da sapata da câmera. Alguns modelos Pocket Wizard mantém o funcionamento TTL das máquinas, por isso são mais caros, porém, é uma das marcas mais confiáveis do mercado. Não acho que vale a pena comprar um Pocket Wizard só para disparar a câmera, mas se vc já tem um pode adquirir um cabo compatível com sua câmera e usar com controle remoto.

Tenho um disparador da Cactus (xing-ling mais confiável) e tenho Pocket Wizard, o Cactus não deixa nada a dever.

Abs.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DÚVIDA - O que fazer com os arquivos

Mensagem por cartola » 24 Abr 2014, 10:56

Oi,

talvez fosse mais trabalhoso, mas melhor fazer cada pergunta em tópicos relacionados a cada assunto, assim o fórum fica mais organizado e melhor pra quem vai ler depois. Uma das vantagens de usar um fórum é compartilhar o conhecimento que trocamos e ir construindo uma base de conhecimento. Ficando muito espalhado fica difícil pra achar os assuntos depois. Bom, isso é só uma ideia, não uma bronca :) não deixe de postar se achar que isso dá trabalho. Melhor ter a troca de informação do que não ter! Enfim, vamos lá :)

Complementando o que o Sandro já falou...
epassarin escreveu:Boa tarde Cartola/Stoledo.

Tenho algumas duvidas sobre utilização de mastro. Já aqui no forum mesmo mastros enormes, em que a camera fica localizadas bem la no topo, há 5 metros ou mais, nesse caso como é feito o disparo da camera.
Seria através de uma cabo de sincronismo ou controle remoto?
Eu uso um controle remoto por rádio (por infra vermelho não presta). O que tenho é um Aputure Pro, um xing link bonzinho. Já estou no segundo, pois um primeiro pifou. Não me deixou na mão, mas é preciso ter pilhas reservas pra ficar mais garantido. Pode ver vários modelos no site deles. Eu comprei lá fora quando viajei, pela Amazon, este modelo aqui. Já vi gente que usa por fio mesmo, que é ainda mais confiável, provavelmente por já ter perdido alguma foto por falha no remoto. O difícil é achar um fio deste tamanho, mas nada que não dê pra fazer. Qualquer um que saiba cortar e soldar um fio pode quebrar esse galho pra você. Pegue um fio pequeno normal e dê pro camarada estender.
epassarin escreveu: E depois para fazer o Zenith e o Nadir, como faço?
Devo abaixar o mastro regular a camera para o Zenith e depois baixa-lo novamente e posiciona-lo para o nadir?
Essas sao algumas duvidas que tenho.
O Zenith eu faço puxando uma cordinha que vira a câmera pra cima. Isso é possível por que uso uma cabeça feita por mim, em alumínio, que deixa a haste firme, mas que permite o giro ao forçar. Pode ver essa cordinha em vários "making offs" de fotos minhas.

O nadir normalmente faço clonando dos arredores, mas quando o piso é mais elaborado pode fazer uma foto deslocada, como ilustrei nesse outro tópico.
epassarin escreveu: quanto a esse lance do fio de nailon e um peso eu até fiz, e ate que deu "meio certo" (como meio certo é errado), eu acho que na verdade não deu muito certo o posicionamento da linha, porque minha camera é uma D7000 e tem o fator de crop, e não devo ter posicionado corretamente e linha, mas achei bem interessante, afinal voce anda livremente, pode passear com a família e ainda aproveitar pra fazer algumas fotos.
Poderia postar como fez esse lance com velcro cartola. Porque toda vez que eu amarei o nylon e tive que queima-lo para retirar da camera. Ate tentei utilizar um braceie de velcro que tinha para colocar aqueles ipod no braço pra uma caminhada, mas não deu muito resultado pra mim. Acho que fiz algo errado.
Não fiz nada elaborado não. Não tenho aqui pra fotografar e mostrar, mas só enrolei um velcro em volta da lente. O melhor é tentar fazer a linha descer perto do eixo pelo qual a câmera tem que girar, que em olho de peixe é ali perto do anel colorido da lente. Chegou a ver o vídeo de como o camarada fez? Não sei se o inglês ficou claro, ele sugere uma lente de 8mm e com uma câmera cropada você faria 4 imagens na horizontal, uma zenith e uma nadir. Eu estou usando 12mm numa full frame com apenas 4 fotos, usando as pequenas inclinações alternadas sugeridas por ele no vídeo no primeiro caso. Quanto maior o ângulo de visão da lente e menos fotos precisar mais chance de dar certo.
epassarin escreveu: Quanto a esse lance de Drone, pretendo adquirir um também mais para o final do ano. Tem algum que aguente o peso de uma camera fotográfica ou precisa comprar aquelas GoPro?
A imagem dessas GoPro são boas para fotos? Vale apena investir numa dessas?
Os drones mais acessíveis só carregam a gopro e tem que usá-la na vertical pra coisa ficar mais viável ou comprar também uma cabeça (gimbal) com controle de tilt. Esse assunto dá pano pra manga. Sugiro estudar o tema e de repente se cadastrar em algum grupo de usuários no face ou coisa parecida. Pra carregar uma DSLR vai ter que gastar bastante em algo tipo um DJI S800.

Todas as fotos aéreas que tenho no meu blog foram com a gopro. Lá tem também minha receita de bolo e o suporte que fiz pra usar a câmera na vertical.
epassarin escreveu: Agradeço desde já pelas dicas
Abs!

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: DÚVIDA - O que fazer com os arquivos

Mensagem por epassarin » 24 Abr 2014, 13:02

Valeu Cartola. Agradeço pelas dicas.
Vou tentar espalhar mais minha duvidas pelo forum. É que ja participei de foruns em que havia um limite de postarem diaria, entao pensei que isso fosse generalizado.
Abçs.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Responder