Tamanho das Panoramicas

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por cartola » 21 Jul 2014, 16:17

Oi Emerson,

e como ficam os tamanhos dos seus arquivos montados? Os que você entrega pro Panotour montar?

Os arquivos JPG finais que faço aqui, as equirretangulares, ficam com algo em torno de 10 a 25MB, dependendo da resolução. Nas poucas vezes que fiz com resolução mais baixa, 8.000 x 4.000 chegaram a ficar menores, mas em geral faço com 12.000 x 6.000. Depois que gero um tour virtual, como o que gerei pra publicar hoje, a pasta de cada foto fica com um pouco mais. Por exemplo, uma foto que estava com 12MB gerou uma pasta no tour com uns 16MB. Comparando o tamanho das 5 fotos que usei, que ficaram, somadas, com 59MB, o projeto todo no final ficou com um pouco mais, apenas 79MB, então realmente me estranha o tamanho do seu projeto, mas seria importante saber a resolução que está usando e o tamanho das equirretangulares pra saber se já está grande antes ou se é o panotour que está fazendo crescer.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por epassarin » 21 Jul 2014, 17:29

Ola Cartola

SEguinte, vou dar o exemplo de um bar que esta no meu site. No meu site: http://www.piracicaba360.com.br/tour360 ... uteco.html
Essas panoramica contem 6 imagens, porem a soma de todas ela dá em torno de 96MB e todas estao no tamanho 12000x6000 px e a pasta esta com 996 MB, ou seja, 900 MB a mais.
Estou salvando todas no GIMB em 90% ou 85% e o tamanho das imagens gerado sao em media 13 a 15 MB cada uma, entao realmente noa sei o acontece.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por cartola » 21 Jul 2014, 21:45

Dá uma navegada na pasta e sub-pastas tentando ver onde está a maior parte desse espaço todo.

Um programa legal pra analisar isso, que já vai listar todas as sub-pastas em ordem de total de coisas dentro delas é o WinDirStat que tem uma versão portátil aqui. Pode baixar e instalar que é plenamente confiável, bem como todos os outros programas desse site, que é bem conhecido.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por epassarin » 22 Jul 2014, 23:01

Ola Cartola..Esse Programa é para Windows eu utilizo OS X pois utilizo um Mac para trabalho. Tem algum compativel com Mac OSX?
Att
Emerson
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por cartola » 23 Jul 2014, 23:35

Oi Emerson, esse aplicativo de windows que mencionei é derivado de um originalmente produzido para Linux, o kdirstat. Não achei ele pra Mac na própria página, mas pode tentar a sorte pela internet. Na própria página tem o código fonte que pode tentar compilar, já que o MAC é um Unix também.

Numa busca rápida achei essas coisas aqui, por exemplo.

Abs, Cartola.

Luis Padilha
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:54

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por Luis Padilha » 17 Set 2014, 20:49

caro Cartola,
Baixei o Panotour Pro e achei bem intuitivo, montei um tour com 3 fotos, no tamanho de 7600x3800 em 300 ppi. Tudo que eu demorava a fazer no Pano2VR eu consegui fazer com muito mais facilidade no Panotour. Minha dúvida é a seguinte:
pesquisando as pastas geradas pelo programa meu projeto total com todos os arquivos ficou com 114mb, isso porque vi que na pasta "projeto teste panotourdata" tinha um monte de pastas que imaginei serem as várias etapas de ajuste que fui fazendo e gravando no projeto. Cheguei a essa conclusão porque inicialmente a pasta toda estava com 185mb e depois que apaguei essa pasta, reabri o arquivo do projeto e mandei gravar novamente diminuiram umas pastas existentes e o total dos arquivos caiu para 114mb.
Assim sendo te pergunto:
Nessa pasta panotourdata tem algum arquivo que não faça falta na hora de rodar o tour e que eu possa apagar?
NO projeto eu estou rodando o programa demo, faz alguma diferença em termos de tamanho?
Você acha que diminuir de 300 para 150 ppi pode afetar a qualidade da resolução na tela?

Fico-lhe grato.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por cartola » 18 Set 2014, 07:54

Oi Luis,

não sei dizer sobre essas questões do Panotour, pois eu não uso ele.

Sobre a resolução, não tem sentido pensar em ppi, dpi ou qualquer resolução que não seja apenas pixel pra tela. Resoluções que envolvem medidas (centímetros, polegadas), como é a ppi (points per inch - pontos por polegada) são referentes à impressão. Se um arquivo, por exemplo, com 10000 x 5000 pontos (pixels) tem 300dpi ou 600dpi isso não vai fazer diferença pra tela, a não ser que o seu editor mude o número de pixels da imagem, mas se ela continuar com os 10.000 x 5.000 (e normalmente é isso que acontece) isso não muda nada na tela.

A kolor.com mantém um fórum no site deles. Talvez tenha algo lá sobre o tamanho das panorâmicas no Panotour.

Abs, Cartola.

Luis Padilha
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:54

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por Luis Padilha » 20 Set 2014, 11:46

Cartola,

Obrigado pelo esclarecimento.
Ao verificar os programas fiz uma pequena confusão, na verdade queria ter baixado o Krpano e baixei o kolor panotour pro, que esta na mesma página. Vou baixar o correto e testar por aqui.
Nas suas fichas técnicas vi que usa o Krpano tools e o plugin krpano viewer. Comprando o Krpano tools eles já te dão acesso ao plugin krpno viewer correto?
abc.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por cartola » 20 Set 2014, 22:49

O Panotour é mais intuitivo que o krpano. Ele é a interface gráfica do krpano. O krpano é mais difícil de usar, menos intuitivo. Um bom programador pode fazer loucuras com ele, mas sem mexer nos XML a pessoa vai fazer pouco com ele. Pra quem não quer programar direto nos XML o Panotour, da kolor, é melhor.

O krpano tem seu próprio site: http://www.krpano.com

Respondendo sua pergunta, basta comprar o krpano, que você tem o plugin e as ferramentas (tools). Pode ver se quer o plugin pra mapas, que acho que sai mais barato se comprar logo junto (ou foi assim quando comprei): http://krpano.com/buy/

Abs!

Luis Padilha
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:54

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por Luis Padilha » 21 Set 2014, 13:36

Obrigado, vou fazer uns testes hoje.
Grande abraço.

Responder