Tamanho das Panoramicas

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Tamanho das Panoramicas

Mensagem por epassarin » 02 Mai 2014, 10:37

Bom dia Panoramistas

É seguinte, estou com uma duvida martelando na minha cabeça e queria sana-la pra ficar mais tranquilo.
A minha duvida se refere ao tamanho da panorâmica, ou melhor, do conjunto do projeto.
No geral, qual o tamanho final das panorâmicas que vocês criam e upam para o site?
O site que eu e meu irmão criamos tem o objetivo comercial e estou ficando meio assustado com o tamanho final dos projetos que preciso upar para o site.
Por exemplo esse projeto com "http://www.piracicaba360.com.br/tour360 ... acipi.html" criado da Associação Comercial da minha cidade contem 13 panorâmicas e o tamanho final dele para ser upado foi de 1,33GB, isso mesmo, GibaBytes. eu queria saber se esse é um tamanho razoável ou se esta muito grande. Se estiver grande onde estou errado.
Quando costuro a imagem no Hugin, eu coloca a saída em JPG 90% com tamanho 12000 x 6000 pixel, e por padrão ela sai com 72dpi. Essa imagem geralmente tem um tamanho de 20 a 30MB em sua saída.
Quando eu preciso fazer um tratamento mais profundo na imagem, eu gero ela em TIFF e que sai com tamanho 12000x6000 pixel e com 150 dpi e isso gera uma imagem de 200 MB aproximadamente. Depois que faço todo tratamento, salvo ela em 12000x 6000 pixel, com 72dpi e em JPG pra ficar tudo igual.
Só que no final quando gero a panorâmica no Panotour, ele gera vários arquivos e pastas que as vezes mando por ftp ou compacto em um Zip pra upar e enviar para o CPanel e descompacta-lo onde for necessário no servidor.
Queria saber se a panorâmica de voces tambem ficam tão grandes. A media de tamanho de minha panoramicas para 3, 4 ou 5 imagens ficam em torno de 500MB. Isso esta correto ou tem como eu mudar. No panotou eu seleciono a qualidade da saída geralmente em Quality 10.
Fico aguardo das dicas dos amigos.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por cartola » 02 Mai 2014, 11:49

Oi Emerson,

me parece que as suas estão ficando com cerca do dobro do tamanho das minhas, que também faço com 12000 pixels mas que no final chegam a uns 40/40MB por ambiente. A equirretangular me pareceu um pouco grande também com 20 a 30MB, acho que as minhas ficam menores. Vi uma aqui agora com 12390x6195 que tem pouco mais de 11MB e o tour ficou (a pasta toda) com menos de 15MB.

Tenho outras de 10.000x5.000 com uns 8MB e de 8.000x4.000 com 4MB.

Agora, descobrir o que se passa eu não consegui. Experimente abrir a equirretangular em outro programa, GIMP ou Photoshop, e salvar novamente pra ver se reduz. Sei lá né...

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por epassarin » 02 Mai 2014, 11:51

vou tentar
valew
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por epassarin » 02 Mai 2014, 11:54

Ma ao salvar no Photoshop ou Gimp, na questao de qualidade quanto geralmente voce utiliza? No Photoshop uso qualidade 12. Pode ser menos? A qualidade da Panoramica nao ficará afetada?
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por cartola » 02 Mai 2014, 12:09

No GIMP é como no hugin, percentual e eu mantenho os 90% sem perda de qualidade. Já notei que as vezes ao salvar com outro programa muda o tamanho, mesmo usando o mesmo percentual. Não manjo dos padrões de qualidade do Photoshop... 12 não me diz nada :( e é estranho, pois o padrão do formato JPG é definir a qualidade em percentual... os caras tem que mudar, né?

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por epassarin » 02 Mai 2014, 13:03

Voce tem razao.
Deu certo pelo Gimp.
Ele reduziu o tamanho de 21,4 para 10,1 MB
Mesmo tendo salvo em escala 12 no PS, no Gimp ele mostrou 98%.
Pena que nao consigo me adapatar com o Gimp, ele fica bem mais pesado para trabalhar do que o Photoshop e os atalhos sao todos estranhos, as letras nao corresponde as mesmas ferramentas do Photoshop. Mas um dia eu me entendo com ele coo me entendi com o hugin, até prefiro o Gimp por ser OpenSource e atualizaçao gratis. Saberia me dizer se o Gimp tem Plugins de filtro para se utilizar nele. É que pra diagramaçao uso muito filtro. E action, tem como eue criar alguma? Vou tentar baixar a versao ingles pra ver se me entendi melhor. O photoshop eu nao me adapto com a versao portugues dele. rsrsrs
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por cartola » 02 Mai 2014, 16:10

Emerson,

tem uma versão de GIMP destinada a quem está acostumado com o Photoshop, é o GIMPSHOP. Claro que ele pode não estar tão atualizado quanto o gimp original, pois eles tem que esperar sair uma versão pra modificá-la, mas o gimp já está na 2.8.10 há algum tempo.

Outra opção são os atalhos dinâmicos do GIMP. Você pode personalizar qualquer atalho de teclado, bastando ativar a opção de atalhos dinâmicos nas preferências. Veja isso aqui nesse tutorial que fiz.

Sim, o GIMP tem e roda vários plugins, alguns inclusive podem ser muito muito úteis e você pode não conseguir viver sem eles depois. Além de seus próprios plugins, que você acha fácil pelo google, ele ainda tem um plugin que permite rodar plugins do Photoshop. Eu mesmo já rodei com sucesso um plugin de PS e comentei isso aqui no fórum neste tópico.

Conheço vários profissionais que só trabalham com o GIMP e estão muito bem obrigado. O mais notório talvez seja o Elias Silveira, que frequentemente palestra com o título "Adeus Photoshop". Ela já foi ilustrador da MAD e hoje está na revista Galileu, já tendo trabalhos feitos pra Mundo Estranho, Alfa, Sexy, Galileu, Aventuras na História, Playboy, Super Interessante, Salmos & Anjos. Ele também produz alguns materiais promocionais para Danilo Gentili, Rafael Cortez e Café com Bobagem.

Ok, ele é ilustrador e não fotógrafo. O GIMP tem várias carências que um fotógrafo pode encontrar, como só trabalhar com imagens de 8 bits por pixel (isso já vai mudar na 2.9, que já pode ser baixada para testes) e não guardar perfis de ações pra fazer trabalhos em lote em várias imagens. Eu resolvo isso com outros programas quando é fundamental, como com o rawtherapee ou o darktable, também softwares livres. O darktable é talvez o mais parecido com o lightroom.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por epassarin » 02 Mai 2014, 16:27

Ola cartola.
Valeu mesmo pelas dicas, vou fazer alguma coisa no Gimp pra ver o resultado final.
Uma dificuldade que encontrei, foi o de trabalhar com camadas, eu nunca conseigo arrastar varias imagens pra dentro como faço no photoshop, tipo, as vezes preciso fazer uma montagem, e preciso da foto principal e mais 3 fotos, eu nao consigo arrastar essa imagem pra dentro de jeito nenhum.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por cartola » 02 Mai 2014, 17:06

Eu não costumo arrastar e lembro que já tentei e não deu certo. Agora testei aqui e simplesmente funcionou, criei três camadas arrastando e jogando em cima da outra, mas estou num Linux. O gimp aqui é o 2.8.10.

Isso, porém, não é impedimento: vá em "Arquivo / Abrir como camada" ou use o atalho pra abrir como camada, que é Ctrl+Alt+o.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Tamanho das Panoramicas

Mensagem por epassarin » 16 Jul 2014, 22:12

Boa noite pessoal.
Esse dias resolvi instalar o GoodReader para ver se seria possível rodar os meus projetos no ipad2, e gostaria de compartilhar com vocês que funcionou, só que na transferência percebi que as pastas dos projetos que o Panotour Pro está gerando são gigantescos. Não sei se o tamanho esse mesmo, por isso gostaria que vocês me dessem uma luz de qual e o tamanho que ficam as pastas dos seus projetos. Tenho um projeto que gerou um pasta de 900 Mb. Esse projeto compõe umas 15 panorâmicas divididas em grupos. Esse tamanho se dá por causa dos templates que são gerados ou os projetos são grandes assim mesmo.
No meu site, www.piracicaba360.com.br, na seção comércio, vocês podem ver a associação comercial de piracicaba, ACIPI. Esse projeto, somente esse tem 900mb. Isso e normal? Se não for, como resolvi isso?
Alguns projetos onde não tem templates criados ele ficam menores, mas não acredito que os templates possam gerar imagens tão gigantescas. Fiquei pasmo quando vi o tamanho dos arquivos que estavam sendo copiados para o ipad.
Desse jeito vou ter que ter uns 100 GB de espaço para comportar uma quantidade mAior de panorâmicas.
Desde já agradeço
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Responder