arquivos externos no krpano

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

arquivos externos no krpano

Mensagem por rafael_mota » 05 Ago 2014, 21:36

Olá amigos,

Gostaria de saber se alguém já fez o procedimento de carregar um arquivo html,swf,ou até mesmo xml dentro do krpano.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: arquivos externos no krpano

Mensagem por cartola » 05 Ago 2014, 23:27

Como assim? Algum que não seja do próprio krpano? Pra que?

O krpano já carrega vários desses arquivos, que fazem parte dele. Em geral os HTMLs e SWFs serão chamados dentro de um HTML inicial e outros XML de dentro do XML inicial. De dentro do HTML deve ser possível fazer qualquer coisa que é normalmente possível numa página, ou seja, criar camadas com outros objetos sobrepostos e estes podem ser quaisquer um desses, exceto XMLs, que em geral só carregam configurações. Deve dar também pra usar javascript, CSS e várias outras coisas sem maiores problemas, mas realmente ainda não o fiz.

Abs, Cartola.

rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

Re: arquivos externos no krpano

Mensagem por rafael_mota » 06 Ago 2014, 09:05

Não o que eu quero é que dentro de um plugin do krpano em um área determinada eu consiga trazer uma propaganda externa, porem ele é um html que pode ser trocado a qualquer momento.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: arquivos externos no krpano

Mensagem por cartola » 06 Ago 2014, 09:55

Dentro do krpano... o krpano é um conjunto de coisas diversas, que pode estar em HTML5 ou Flash no final das contas e isso tudo é controlado pelo(s) XML(s) dele. Antes, porém, ele é chamado por uma página HTML inicial, onde você teria mais liberdade e talvez mais facilidade. Do XML do krpano não sei, acho que não é possível colocar um HTML num trecho, mas é possível colocar uma imagem. Em geral propagandas externas são imagens no final das contas. Se você for mais específico posso tentar responder de forma mais específica também. Quer usar o google adsense, por exemplo?

Pra botar um HTML sobre o krpano eu iria pelo caminho de criar um <DIV> dentro do HTML inicial, especificando a ordem da camada, e seu tamanho e posição via CSS.

Abs, Cartola.

rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

Re: arquivos externos no krpano

Mensagem por rafael_mota » 06 Ago 2014, 10:26

O que eu quero criar é o seguinte. Tenho a foto de um ponto de ônibus que tem aquele backdor. Quero naquele backdor criar um campo onde eu possa colocar uma imagem a cada acesso do meu usuário, ou até mesmo colcocar o twitter da empresa para ficar passando. Seria possível ?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: arquivos externos no krpano

Mensagem por cartola » 06 Ago 2014, 12:23

O twitter já é algo mais elaborado e pra caminhar junto com a panorâmica, ficando no backdoor do ponto, realmente teria que ser no krpano. No HTML ficaria algo fixo, mas seria mais fácil botar o twitter.

Não sei como pegar o twitter automaticamente, mas você pode criar um hostpot cuja URL seja um programa externo que entregue a imagem, daí esse programa pode entregar cada hora uma imagem. Você programa, faz alguma coisa nesse sentido? É relativamente simples, por exemplo, fazer um PHP para retornar uma imagem. Eu mesmo estou usando isso pra colocar uma imagem nos meus tours a partir da chamada de um PHP que só vai fazer a estatística do tour. Não é muito difícil transformar texto em imagem, o que você poderia usar pra criar uma imagem com o texto do twitter e fazer esse PHP retornar essa imagem que se encaixaria no backdoor, que se renovaria a cada acesso ou poderia ser renovada pelo krpano de acordo com eventos programados ou tempos definidos.

Aqui um exemplo de como escrever numa imagem com PHP.

Agora, isso é trabalho de programação. Se você não é um talvez seja melhor pensar em contratar um. Não precisa ser PHP, qualquer linguagem usada na web deve dar conta do recado: ruby, python, perl, php, asp, .NET, etc...

Abs, Cartola.

rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

Re: arquivos externos no krpano

Mensagem por rafael_mota » 07 Ago 2014, 07:09

A parte de escrever não é o problema cartola isso eu já tenho a api, o que eu quero mesmo é saber como inserir no krpano. Pois ai é a dúvida. Como carregar algo externo no que já temos. Como eu disse o html eu fiz, mas de krpano eu não manjo nada para passar para o programador.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: arquivos externos no krpano

Mensagem por cartola » 07 Ago 2014, 11:50

Se tem um programador na jogada, o krpano é algo mais simples que qualquer linguagem que ele programe, é só um arquivo com marcações, tipo um HTML.

Documentações do krpano estão na web. Aqui a página inicial da documentação. Pra isso ele tem que ver as especificações de um "hotspot", que fica na documentação do XML.

Aqui um exemplo de um hotspot no arquivo XML:

Código: Selecionar todos

        <hotspot devices="flash" name="logo" url="cartola-nadir.png"
                ath="7.2686" atv="90" scale="0.7" alpha="0.3" zoom="true"
                blendmode="normal"
                onover="set(alpha, 0.8);"
                onout="set(alpha, 0.3);"
                onclick="openurl(http://cartola.org/360, _blank);"
        />
Pra que a imagem venha de outro lugar é só trocar a URL dela, podendo ser algo tipo "http://seu.site/seu_programa.php?seu_parametro=valor", apenas não use "&" como separador de valores como é padrão na query string que não vai funcionar por conta do krpano. Pra passar mais de um parâmetro eu usei uma string pra separar, tipo "XX" e depois meu programa separou os valores.

Veja a ação no exemplo, em "onclick", que abre um site numa nova janela. Pode ter qualquer ação programada ali, inclusive nenhuma ação ou funções e sequência de ações programadas, conforme a documentação de "action scripts" do krpano.

Se precisar encaixar um hotspot que é uma parte da imagem costurada, e isso pode ser muito útil, segue aqui um tutorial que descobri recentemente e que insere mais uma função no krpano. Fiz isso na panorâmica que publiquei essa semana pra trocar as imagens dos meninos pulando na piscina, por exemplo. Pode usar pra trocar sua propaganda periodicamente. No próprio tutorial vai uma rotina básica de troca da imagem a cada X segundos.

Abs, Cartola.

rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

Re: arquivos externos no krpano

Mensagem por rafael_mota » 09 Ago 2014, 11:52

Então mas o programador é parceiro da pessoa, ele está meio que ajudando, o que ela quer é que carregue sem precisar clicar em nada como disse como se fosse uma api do twitter na tela. A que vc fez ficou bacana mas é apenas uma substituição de imagem, eu tinha visto isso na piscina com água que muda de cor.

rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

Re: arquivos externos no krpano

Mensagem por rafael_mota » 09 Ago 2014, 12:35

O que eu gostaria é algo assim https://www.youtube.com/watch?v=IoMe6_m ... yOt2AZxdTw ou assim https://www.youtube.com/watch?v=YZfPZjC ... yOt2AZxdTw, mas não consegui entender como o desenvolvedor fez. É um tal de moontoo

Responder