Dificuldade de definindir o Norte nas pamoramicas

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
carloshsls
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Ago 2014, 15:20
Localização: Rio de Janeiro

Dificuldade de definindir o Norte nas pamoramicas

Mensagem por carloshsls » 26 Ago 2014, 14:40

Estou tendo problemas pois o site onde posto minhas panorâmicas esta me pedindo o norte da panoramica
No google maps não tem a bússola para sabre o norte
Alguém tem uma dica???

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dificuldade de definindir o Norte nas pamoramicas

Mensagem por cartola » 01 Set 2014, 11:31

Oi Carlos,

não sei se está usando o http://www.360cities.net, que é um site que pede isso. Na verdade ele pede, mas não tem como conferir se está errado, então no final das contas se você não souber isso não impedirá que poste.

No google maps o norte fica pra cima da tela. A não ser que você faça uma rotação do mapa, o que nem é tão fácil de se fazer, o norte é pra cima, sul pra baixo, então se você localizar o ponto onde fez a foto é ver no mapa o que da foto está pra cima no mapa e marcar lá. Já fiz isso nas poucas fotos que postei por lá e sempre usei o google maps. O problema é se você não se lembra bem do local ou se não consegue reconhecer, pelo mapa, pra que lado era cada coisa. Uma coisa que pode fazer é fotografar uma bússola no nadir na hora da foto. Isso vai ajudar e ainda vai facilitar se você montar a foto sempre com o norte da bússola na posição pronta pra postar sem ter que mexer nisso. Outro dia alguém mencionou isso em algum fórum, não lembro se foi na lista do hugin.

Por exemplo, se eu for no mapa na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, posso ver que o mar está à direita da praia no mapa, pelo menos na parte mais abaixo do mapa (já que a praia é uma curva). Se eu fiz a foto ali embaixo, perto do posto 6 da praia, então o norte vai estar à esquerda de quem olha pro mar. Se o mar aparece na foto então resolveu o problema.

Abs, Cartola.

carloshsls
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Ago 2014, 15:20
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dificuldade de definindir o Norte nas pamoramicas

Mensagem por carloshsls » 02 Set 2014, 17:37

Obrigado pela dica

Responder