Softwares e mais softwares

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
aliperti
Mensagens: 7
Registrado em: 03 Jul 2015, 10:22

Softwares e mais softwares

Mensagem por aliperti » 14 Jul 2015, 21:53

Na sua Vista de Carolina da Torre da Igreja, no final, você relaciona um punhadão de programas utilizados: Hugin, Enfuse, GIMP, Panotools Scripts, Deval VR player, ImageMagick e Salado Converter. Wow, precisa de tudo isso? O PTGui, Pano2VR e Photoshop (são os que utilizo) não bastariam para concluir o trabalho?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Softwares e mais softwares

Mensagem por cartola » 15 Jul 2015, 11:15

Bom, já entendi que a mensagem é pra mim :) mas não tem só eu aqui :)

Se olhar no meu blog eu relaciono os softwares que uso em todas as fotos que publico. Esses softwares que listou são suficientes sim. Exceto para a pré-navegação da panorâmica, que é um passo dispensável. Acho que pode achar interessante testar o Deval VR player, que vai te permitir navegar na foto equirretangular, logo após costurar no PTGui, antes de abrir no Pano2VR.

Em outras fotos menciono o Panini, que faz o mesmo que o Deval VR. Uso o Panini no Linux, pois o Deval só tem pra Windows (e não sei se pra Mac - sei que não tem pra Linux).

O Enfuse vai fazer a fusão de exposições de forma mais "pura" que os softwares mais conhecidos de HDR, que sempre incluem mexidas nas cores (tone mapping). Ele (resumidamente) analisa pixel por pixel das várias exposições escolhendo o que está melhor exposto (mais perto do tom médio).

Em algumas fotos uso outras coisas, experimentando ou tratando uma situação específica. De vez em quando, por exemplo, uso uns softwares específicos de tratamento de ruído, como o Neat Image, por exemplo.

O que os outros softwares listados fazem você já vai atender com esses que mencionou.

Abs, Cartola.

Responder