Página 1 de 1

Software para Tour Virtual?

Enviado: 23 Mai 2012, 11:11
por Blum
Bom dia Cartola & Cia,

para publicar/gerar/transformar a imagem equiretangular final em formato de Tour Virtual (Flash, Html, etc) qual o melhor software?
Eu conheço o krpano, tourweaver (easypano) e Kolor.
Tenho verba disponível para investir em um software deste, mas gostaria de opnioes antes de efetuar a compra.

Re: Software para Tour Virtual?

Enviado: 23 Mai 2012, 14:27
por cartola
Oi Blum,

realmente existem várias opções. Por um bom tempo eu usei o Salado Player, que é gratuito, em flash. Depois de um tempo optei pelo krpano, que é mais flexível, tem mais recursos, mas também é baseado em configurações em xml, como o Salado Player. Acho que essa é uma característica que pode tornar ambos pouco acessíveis a alguns fotógrafos.

O krpano é usado pelo Panotour Pro e demais ferramentas da http://www.kolor.com, mas a interface gráfica não chega a oferecer todas as possibilidades que a configuração dos arquivos xml oferecem.

Veja aqui nessa página do wiki do panotools uma lista de vários visualizadores disponíveis. Já ouvi falar bem do Pano2VR, que é configurável também numa interface amigável.

Neste site é possível ainda comparar vários deles na prática: http://www.panoramaphotographer.com/comparisons/

É também relevante saber usar bem cada ferramenta. Muitas ferramentas, como o krpano e o Salado Player, podem mostrar seu panorama aos poucos se você usar um formato com cubos para zoom progressivo. O software pega sua imagem e a quebra em projeções cúbicas, mas gera ainda vários cubos com resoluções progressivamente melhores. Na hora que o usuário entra ele acessa o cubo com a pior resolução e à medida que dá zoom as imagens são trocadas pelas das melhores resoluções. Podemos comparar isso ao google maps ou ao google earth. Ambos te apresentam o mapa do mundo inteiro. Se você tivesse que baixar o mapa do planeta com a resolução final que eles tem, você provavelmente teria que passar alguns dias esperando o download acabar. Eles quebram a imagem em quadrados e em resoluções diferentes e o navegador só vai baixando as com maior resolução a medida que você dá o zoom.

Outra coisa interessante é usar uma imagem de preview, que o krpano por exemplo usa. Essa imagem é pequena e já entra logo, antes da carga dos primeiros cubos. Já dá uma visão inicial ao usuário de como é a cena. Uma opção interessante inclusive é usar um preview em PB, como já comentado aqui no fórum. Não só o PB te permitirá uma maior resolução num mesmo tamanho de arquivo como dá um efeito visual bem interessante.

Antes de publicar, porém, você pode visualizar a navegação da foto no seu computador. Pra isso em geral gosto de usar o Panini ou o DevalVR. Ambos são gratuitos e não servem para publicar a foto, apenas para visualização local. Eles estão lá no wiki do panotools na seção de visualizadores standalone. Eu gosto muito do Panini por que:
  • ele é multi-plataforma (rodo no windows, FreeBSD e Linux e tem pra Mac)
  • abre diversos tipos de arquivo, como equirretangular e faces de cubo
  • pode gerar imagens da visualização atual
  • você pode distorcer a projeção ao visualizar a imagem
Abs, Cartola.

Re: Software para Tour Virtual?

Enviado: 24 Nov 2016, 21:56
por RAEvangelista
Blum escreveu:Bom dia Cartola & Cia,

para publicar/gerar/transformar a imagem equiretangular final em formato de Tour Virtual (Flash, Html, etc) qual o melhor software?
Eu conheço o krpano, tourweaver (easypano) e Kolor.
Tenho verba disponível para investir em um software deste, mas gostaria de opnioes antes de efetuar a compra.

Boa noite. Qual desses você optou amigo? Estou olhando esse tourweaver (easypano) e vi também que eles tem o Panoweaver que está na versão 9, mas fiquei bem na duvida, estou nessa fase que vc estava em 2012, escolhendo com qual trabalhar. Agradeço ajuda.

Re: Software para Tour Virtual?

Enviado: 25 Nov 2016, 07:54
por cartola
Lembrando também que tem a opção do Marzipano

Abs, Cartola.