Aprendendo a usar o Krpano

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por cartola » 08 Ago 2013, 20:16

Oi Waldiney,

não passei por isso ainda, teria que ver um exemplo pra ver o que pode ser.

Abs, Cartola.

Waldiney Silva
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Jul 2012, 15:05
Contato:

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por Waldiney Silva » 09 Ago 2013, 10:07

Ola Cartola.

Eu agradeço sua atenção, Mas depois de muito procurar eu encontrei a solução, assim que eu puder eu posto aqui pra o pessoal, caso alguem tenha o mesmo problema.

Muito obrigado.

rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por rafael_mota » 24 Set 2013, 15:14

uma dúvida sobre o Krpano, é possível gravar um DVD autorun com o krpano ?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por cartola » 24 Set 2013, 15:39

Oi Rafael,

bom, ele propriamente dito não faz isso, mas possivelmente dá pra fazer, ou com ele ou com um player para desktop, o que talvez seja preferível.

1. KRPANO

1.1 Ele gera a visualização em geral para navegadores, então você teria que abrir o navegador indicando o arquivo do krpano como página inicial. Em alguns casos, porém, o plugin flash tem que ser configurado pra funcionar abrindo um arquivo local ao invés de abrir uma página na internet, então isso pode inviabilizar. Fora essa questão, que teria que verificar/estudar, essa solução seria boa pra funcionar em qualquer máquina, mas o "autorun" provavelmente só existe no Windows.

1.2 Você pode gerar o swf dele e mandar tocar num flash player, mas o ideal seria botar o player embarcado no mesmo DVD, pois quase ninguém tem um já instalado

1.3 Você pode programar os movimentos de uma cena e gravar um vídeo da tela, daí bota esse vídeo no DVD, o que vai tirar a interatividade, mas vai funcionar e talvez seja a coisa mais multiplataforma a ser feita, pois assim vai funcionar em Windows, Mac e Linux.

2. Panorama Player

2.1 Você pode embarcar no DVD (ou CD) um player e chamá-lo fornecendo a imagem panorâmica. Alguns exemplos que pode usar são o Deval VR ou o Panini. Uso os dois no Windows sem maiores problemas. O Panini funciona no Linux também e talvez em MAC.

No Geral
Embora a maioria ainda use Windows, cada vez mais as pessoas tem outros sistemas em seus computadores, então se o público alvo não for conhecido eu sugeriria se preocupar em gerar algo multi-plataforma.

Pra Windows o "autorun" é fácil fazer, basta criar os arquivos apropriados e no máximo um arquivo BAT que vai chamar o que precisa. Possivelmente é fácil achar tutoriais de autorun no google.

Abs, Cartola.

GuilhermeDiventare
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Mar 2014, 15:44

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por GuilhermeDiventare » 20 Mar 2014, 12:50

Eu comecei a dar uma fuçada nos xml do krpano e consegui fazer muita coisa no xml que havia feito no panotour pro, mas uma das coias que gostaria de manter e não consegui ainda descobrir como fazer pelo xml do krpano e adicionar uma imagem "INICIAR" por cima do tour com um fundo escurecido igual a este tour: http://s.ambiente.sp.gov.br/JardimBotan ... index.html

Isso eu consegui fazer de forma fácil no panotour, mas como não consigo visualizar os xml gerados pelo panotour que vem encriptados na versão trial então estou perdido pra implementar direto no xml do krpano. Se agluém tiver uma idéia de como se faz eu agradeço muito ;)
Vlw pessoal e abraços

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por cartola » 20 Mar 2014, 18:04

Oi Guilherme,

isso pode ser disparado por algum evento inicial, como onxmlcomplete ou onpreviewcomplete. Daí você torna visível um plugin/layer que é a imagem com o INICIAR. Por trás desse plugin/layer você pode criar outro simplesmente com uma imagem preta que pode ter até só 1 pixel mas bote com largura e altura de 100% pra preencher toda a página. Regula a transparência dele com um valor de alpha adequado, tipo alpha="0.3" mas tem que testar, não sei qual seria bom. Programa no onclick do INICIAR pra esconder esses dois plugins/layers e vai então "iniciar" o panorama. Pra lidar com as posições, acertando quem está sobre quem, use o zorder.

Essa seria uma forma. Pode pensar em outras.

É fundamental ter à mão os manuais na documentação online do krpano. Costumo deixar o xml e action scripting abertos em abas no navegador enquanto programo.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
jefferson.inf
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Ago 2014, 14:47

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por jefferson.inf » 09 Ago 2014, 15:52

Boa tarde Cartola, sou novo por aqui, estou desde ontem pesquisando e tetando aprender sobre o Krpano, baixei ele e fiz esse primeiro tutorial, consegui fazer ele funcionar perfeitamente dando dois cliques no html e executando no navegador, entretanto se uso ele no servidor local ou no servidor externo, não carrega as imagens nem o skin das setas :( creio que existe alguma alteração no caminho, mas não compreendo muito de tags que creio que é flash "%SWFPATH%"
hospedei o estudo aqui http://www.estudo.jeffersonpereira.com.br/tour.html com a mesma estrutura que foi pedida.

Na pasta skin, tenho o arquivo defaultskin.xml que na ação <action name="qtvrcursor"> tem essa linha set(cursors.url, %SWFPATH%/skin/qtvr-cursors.png);

sabe me dizer se o correto seria set(cursors.url, skin/qtvr-cursors.png);
sabe me dizer se o correto seria set(cursors.url, /skin/qtvr-cursors.png);
sabe me dizer se o correto seria set(cursors.url, ../skin/qtvr-cursors.png);

tour.html
tour.xml
galleryaction.xml
gallery.xml

creio que se resolver o diretorio do skin ja vai resolver a galeria ou vice versa.

Coloquei todo meu material utilizado zipado no http://www.estudo.jeffersonpereira.com.br/vtour.zip ja tentei acho que todos os caminhos e limpando os cookies mas nada,
será existe algum compilador ou tipo algum firegub para saber se por exemplo o meu arquivo <include url="/skin/defaultskin.xml" /> realmente foi incluido na pagina principal, essas coisas? :shock:

Alguem poderia me ajudar por favor :| agradeço a atenção.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por cartola » 09 Ago 2014, 16:52

Oi Jefferson,

não sei exatamente seu objetivo. Tá tentando colocar uma galeria de fotos? Que tutorial está seguindo?

Bom, especificamente as imagens do cursor só vão funcionar nesse arquivo aí se estiver usando flash, simplesmente por que o arquivo tá especificando isso. No comando "<control devices="flash" " está indicando que só em dispositivos com flash isso vai ser usado. Veja que no seu link não aparece nenhum erro de que não conseguiu carregar a imagem qtvr-cursors.png, por que ele nem tentou. Só dá erro de carregar o audio.mp3, que parece estar corrompido.

Tá me parecendo que você fez uma certa salada copiando algo do meu site e botando suas imagens. Ou isso foi de algum arquivo que disponibilizei?

Ali no seu link, basta botar "?html5=never" pra forçar o uso de flash que passa a funcionar. Veja em http://www.estudo.jeffersonpereira.com. ... tml5=never e alias passa a funcionar o áudio também, que não está ok pra HTML5 aí.

Acho que um melhor caminho seria partir de algo que está funcionando, daí vai fazendo as modificações uma a uma e testando. Você gerou o tour com o krpano e ficou redondo? Se fez isso tente ir mudando as coisas pouco a pouco. Se partiu de alguma coisa muito mexida vai ter que ficar correndo atrás de consertar problemas que nem conhece nem sabe onde podem estar.

Abs! Cartola.

Avatar do usuário
jefferson.inf
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Ago 2014, 14:47

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por jefferson.inf » 09 Ago 2014, 18:44

Boa tarde Cartola,
O objetivo era usar a galeria de fotos, só que me esqueci desse detalhe Flash e HTML5, por algum motivo quando dava dois cliques no tour.html ele abria a galeria em flash e funcionava, e ao eu colocar no servidor, o navegador usava html5 por padrão e não funcionava, até porque não me atentei que tenho que fazer codigo para os dois, até mesmo essa galeria se não me engano não funciona em ipads como li em algum post por ela ser antiga.

baixei o arquivo arquivos_modelo.zip com os arquivos do http://cartola.org/panoramas/20120427-C ... ra_do_Ceu/

gerei o tour pelo krpano sim, Cartola, muito obrigado pela luz, vou refazer o codigo aqui, o problema não era o diretorio, e sim o forçamento da utilizaçãoo flash. Agradeço tb por deixar os códigos abertos para podermos estudar e aprender. :D

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por cartola » 11 Ago 2014, 23:23

Eu mesmo confesso que já não uso mais essa galeria de imagens e já me falaram pra ajustar a que estou usando atualmente também, que tem uma falha quando uso muitas fotos.

Dá pra baixar o código pelo meu site, só tem que achar uma foto mais recente com galeria de imagens.

O krpano vem também com vários exemplos de uso e, se não me engano, um exemplo de galeria que funciona. Só que não faz "scroll" quando tem mais imagens do que cabem na tela. Talvez tenha algo no fórum do krpano, mas é em inglês.

Abs, Cartola.

Responder