Tour virtual para uso comercial

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
emersonfraga
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Mar 2017, 17:02

Tour virtual para uso comercial

Mensagem por emersonfraga » 05 Mar 2017, 17:29

Olá pessoal.
Trabalho com fotografia e um contato pediu que eu desenvolva um tour virtual para uma empresa.
Eu já havia visto a técnica mas nunca a empreguei. Para realizar esse trabalho eu li, fiz testes e estudei muito sobre panoramas e infelizmente só agora cheguei ao fórum (quisera tê-lo encontrado uma semana antes).
Bom, minha dúvida é:
Onde criar/hospedar o tour para o cliente/empresa poder usar por tempo indeterminado? Tem algum modo de ter a hospedagem ser ter que ficar pagando mensalmente? Mesmo que tenha custo, mas que seja um custo único que eu coloque no orçamento e o cliente só pague uma vez.
Vi que tem sites que hospedam, contanto que não seja para uso comercial, porém no meu caso é, e aí o que eu faço? alguma sugestão?
Eu já pensei em orçamento do meu trabalho e tudo mais, mas eu não trabalho com isso em tempo integral e penso que esse será um trabalho praticamente único e não queria ter a empresa amarrada a mim ou a algum contrato de hospedagem do tour...
E sobre os programas que criam o tour (como o Panotour), como funciona para vincular essa criação a um servidor/caminho para usar em um site?
Alguém sabe me explicar ou me direcionar para um caminho que me elucide um pouco como tudo isso funciona?
Penso que essa seja uma questão mais de programação para internet do que para fotografia, por isso estou bem perdido nessa questão, todo o resto que tange a fotografia eu já tirei de letra...
Agradeço toda a ajuda recebida!!!

saulo
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Jun 2016, 00:58
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Tour virtual para uso comercial

Mensagem por saulo » 05 Mar 2017, 21:05

Emerson

Hospeda no proprio servidor de hospedagem da empresa que contratou a tour.
A panotour gera um arquivo html e uma pasta. Eh so copiar isso p/ qualquer diretorio da hospedagem do cliente e colocar um link p/ o arquivo html, mais nada.

rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

Re: Tour virtual para uso comercial

Mensagem por rafael_mota » 05 Mar 2017, 22:02

@emersonfraga não faço esse tipo de foto, se precisar uma amiga pode fazer para ti inclusive a parte programada, qualquer coisa manda um pvt que eu te dou o contato da empresa dela. Agora hospedagem pode ser feita de duas forma ou colocar no site do cliente ou colocar no seu site e mandar o link para o cliente se for no seu site só subir todos os arquivos e mandar o link para ele embedar no site dele, se for por conta dele só passar tudo que ele faz por lá.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tour virtual para uso comercial

Mensagem por cartola » 06 Mar 2017, 10:43

Acho que a melhor opção é a que os colegas já falaram, o cliente provavelmente já tem um site na internet e seria só entregar o tour virtual para eles. Se esse não for o caso aí a segunda opção que o Rafael mencionou pode ser uma alternativa: colocar no seu site e cobrar por isso. O problema é esse "período indeterminado", pois isso não existe em lugar nenhum e definir um valor pra isso me parece até estranho. Eu até tenho uma visita virtual que fiz de um apartamento e acabou ficando no meu site, mas é algo que realmente gera muito pouco acesso. Um dos problemas é você ficar com essa "responsabilidade", pois se for algo realmente pontual, tá arriscado até a esquecer depois que tem essa obrigação. Vai que você muda de ramo ou acontece alguma coisa contigo? Como o cliente fica? Mesmo se adotar essa opção acho que tem que entregar a visita pro cliente.

Outro detalhe é que a visita virtual é apenas um punhado de arquivos. Se você gerar a visita virtual com um software como o Panotour, Pano2VR ou Marzipano (esse último é gratuito) vai ter esse punhado de arquivos e não precisa procurar uma hospedagem gratuita especializada em panoramas. Qualquer hospedagem que te deixe colocar esses arquivos online vai servir.

Agora, dependendo do que for, pode tentar os sites pros quais você envia só a foto panorâmica, tipo o easypano ou o round.me (tem uma lista de alguns aqui, no final do tópico).

Uma outra opção é criar o empreendimento do cliente no Google Maps e publicar as panorâmicas lá. Basta fazer o upload da equirretangular (como nos sites especializados). Pode tentar contactar também algum Google Trusted Photographer que tenha acesso a criar a visita virtual no google. Eu sou Trusted, mas me qualifiquei quando isso já não era mais fornecido. Só tá disponível, se não me engano, pra quem se qualificou antes de julho de 2016. Conheço quem pode fazer, posso passar o contato se quiser. Isso fica disponível depois no Google Business View.

Abs, Cartola.

emersonfraga
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Mar 2017, 17:02

Re: Tour virtual para uso comercial

Mensagem por emersonfraga » 08 Mar 2017, 22:31

Olá Pessoal.
Resolvido. Vou usar o Marzipano e depois o cliente deve vincular de alguma forma.
Como eu sou contratado por uma agência de propaganda, são eles que irão fazer a parte da web, meu trabalho é fazer a foto, mas queria entender bem como fazer tudo isso para poder entregar o mais completo possível.
Obrigado a todos!

luiz
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Fev 2017, 22:00

Re: Tour virtual para uso comercial

Mensagem por luiz » 27 Mar 2017, 21:49

olá pessoal, comprei hj o panotour pro, alguém aqui tem ele?

Amadeu
Mensagens: 13
Registrado em: 17 Jan 2017, 07:36

Re: Tour virtual para uso comercial

Mensagem por Amadeu » 30 Mar 2017, 15:05

Eu uso o panotour pro também, e tendo experimentado os outros como tourweaver, e pano2vr, elegi o panotour pro como o mais flexível e personalizável entre eles, e estou adorando ele, o único incoveniente por enquanto é a falta de compatibilidade do panotour com o street view que é a possibilidade de publicar seu tour no street view por ele, recurso que já está disponível no pano2vr e se não me engano no tourweaver tambem.

saulo
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Jun 2016, 00:58
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Tour virtual para uso comercial

Mensagem por saulo » 30 Mar 2017, 15:17

Segundo resposta da Kolor, eles ja vao colocar essa funcionalidade na próxima atualização do Panotour Pro.

Amadeu
Mensagens: 13
Registrado em: 17 Jan 2017, 07:36

Re: Tour virtual para uso comercial

Mensagem por Amadeu » 30 Mar 2017, 16:02

saulo escreveu:Segundo resposta da Kolor, eles ja vao colocar essa funcionalidade na próxima atualização do Panotour Pro.
Bom saber disso, já estava esperando esta funcionalidade, porque a ferramenta do street view vai ser extinta.

luiz
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Fev 2017, 22:00

Re: Tour virtual para uso comercial

Mensagem por luiz » 30 Mar 2017, 23:41

Amadeu escreveu:Eu uso o panotour pro também, e tendo experimentado os outros como tourweaver, e pano2vr, elegi o panotour pro como o mais flexível e personalizável entre eles, e estou adorando ele, o único incoveniente por enquanto é a falta de compatibilidade do panotour com o street view que é a possibilidade de publicar seu tour no street view por ele, recurso que já está disponível no pano2vr e se não me engano no tourweaver tambem.
Olá Amadeu vc tem links de seus trabalhos para compartilhar !!

Responder