Página 1 de 1

Mais uma opção gratuita - ForgeJS

Enviado: 07 Mar 2017, 11:03
por cartola
Oi pessoal,

já comentei na resposta de um tópico antes desse, mas achei legal destacar. Há não muito tempo foi disponibilizada mais uma opção gratuita para publicação de visitas virtuais em navegadores web, que pode ser usada tanto para publicar na internet quanto visualizar localmente. O ForgeJS (http://forgejs.org/) é um framework em javascript (daí o JS no nome) que permite a publicação sem o uso de plugins adicionais. Isso, porém, não garante total compatibilidade, pois ele usa recursos ainda não presentes ou compatíveis com todos os navegadores em todos os aparelhos, mas creio que todos os programas disponíveis padecem desse problema. A notícia saiu no site da IVRPA em 07 de fevereiro último.

O software é feito pelo pessoal da GoPro, que publicou no modelo opensource, ou seja, é gratuito e o código fonte é liberado, até por que é baseado em outros componentes opensource também, como o three.js e JSON. A descrição sucinta do projeto é "ForgeJS: An open source project by GoPro, Inc.".

Em princípio me parece que seu uso não é amigável como o de outras ferramentas, como o também gratuito Marzipano ou os comerciais Panotour e Pano2VR, dentre outras. É preciso copiar e colar e editar o código dentro do HTML do seu site/página. Veja aqui o exemplo mais simples (Hello World) para publicação de uma foto. De qualquer forma é mais uma opção que com um pouco de estudo pode trazer um bom resultado para quem não pode ou não quer bancar os softwares comerciais.

Além das várias funcionalidades listadas, que conferem ao programa uma boa gama de recursos, suficientes para a maioria das necessidades, ele se diz também compatível com WebVR: aquela funcionalidade que divide a tela para a visualização com óculos de realidade virtual (VR), mas confesso que não encontrei como fazer isso. A pista mais próxima que cheguei foi uma API chamada WebVR que talvez possa ser usada com o ForgeJS. Uma maneira legal de conhecer a ferramenta é acessar os exemplos das funcionalidades.

Outra funcionalidade que me chamou a atenção foi a compatibilidade com MPEG-DASH, que é um padrão aberto para transmissão de streaming de mídia com controle automático de qualidade, ou seja, o próprio navegador vai escolher a qualidade do vídeo adequado à qualidade da conexão do usuário, evitando que o vídeo pare em conexões piores e permitindo melhor qualidade em conexões melhores (mas não acho que seja simples implementar isso - vai ter que codificar seus vídeos compatibilizando com isso).

Também pode ser útil consultar a lista das limitações e problemas do software. Vejam também uma comparação com outros programas, dentre os quais o krpano, que também cobre o Panotour, já que este usa o krpano para publicar. Essas comparações, porém, não devem suprimir seus testes.

Abs, Cartola.

Re: Mais uma opção gratuita - ForgeJS

Enviado: 21 Mai 2017, 15:33
por DenisFC
Valeu Cartola, sempre antenado e prestativo como sempre, muito obrigado!

Re: Mais uma opção gratuita - ForgeJS

Enviado: 29 Set 2017, 16:35
por nnr
O ForgeJS parece ser show! Parece bem promissor, valeu por compartilha! Obrigado!