Apagar a base do tripé em fotos e video360

Resolvendo problemas depois da montagem, objetos que se movimentaram, erros de parallax, fotos faltantes, criatividade e as ferramentas para tudo isso.
acena360
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Mar 2017, 12:14

Apagar a base do tripé em fotos e video360

Mensagem por acena360 » 09 Abr 2017, 12:09

Técnicas para apagar a base do tripé em fotos e vídeos 360.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apagar a base do tripé em fotos e video360

Mensagem por cartola » 09 Abr 2017, 18:51

Oi Acena360,

acho que tem programas que já colocam um logo no nadir (visão pra baixo) automaticamente, como talvez seja o caso do Panotour. Outra opção é colocar isso ou outra cobertura depois, na publicação. Um logo lá na publicação pode tapar os defeitos e ainda ficar sempre virado pra cima pro usuário. Veja, por exemplo, meu logo que coloco em todos os meus panoramas no meu blog.

Se o que você quer, porém, é acertar o nadir, deixando a foto perfeita (que é algo que gosto de fazer e aprecio), então o ideal é converter a foto pro formato faces do cubo. O Panotour faz essa conversão mesmo se não tiver a licença dele (com a versão trial) sem deixar marcas d'água na imagem. O krpano também faz, bem como outros programas. Em geral eu uso o conjunto de ferramentas Panotools::Script, mas não são nada amigáveis, são pra linha de comandos do linux, apesar de poderem ser usadas na linha de comandos do Windows também (mas a instalação no Windows não é muito simples).

Bem, depois de converter pras faces do cubo você vai ter uma imagem retilinear (normal) do nadir e pode editá-la. Aqui nesse vídeo mostro como remover as coisas usando clone no GIMP. Depois de acertar a imagem pode precisar voltar ela pro formato esférico (equirretangular). Dependendo do que estiver usando pode também não precisar. O Panotour, krpano e acredito que outros publicadores também, já aceitam as faces do cubo como formato de panorama.

Tem também outra alternativa. Dependendo da cena pode nem precisar usar o formato cúbico. Aqui nesse vídeo mostro como inclinar a foto 90° no próprio formato equirretangular, editar e depois reverter a inclinação. Usei o Hugin, mas acho que pode usar quase qualquer ferramenta de costura de panoramas 360°.

Aqui neste tópico falo também do uso de uma foto deslocada para cobrir o nadir, que é ainda outra possibilidade.

Tem uns programas também que criam uma bola espelhada pro nadir automaticamente, usando o resto da imagem como se fosse o reflexo dessa bola. Muita gente acha isso interessante, mas não sei dizer que programas fazem isso. Alguém?

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
RAEvangelista
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Jun 2016, 22:49
Contato:

Re: Apagar a base do tripé em fotos e video360

Mensagem por RAEvangelista » 09 Abr 2017, 19:32

cartola escreveu:Oi Acena360,

acho que tem programas que já colocam um logo no nadir (visão pra baixo) automaticamente, como talvez seja o caso do Panotour. Outra opção é colocar isso ou outra cobertura depois, na publicação. Um logo lá na publicação pode tapar os defeitos e ainda ficar sempre virado pra cima pro usuário. Veja, por exemplo, meu logo que coloco em todos os meus panoramas no meu blog.

Eu uso o panotour Pro, mas fazer igual vc fez, colocar a logo no nadir de forma fixa, ou seja, a imagem gira e a logo fica parada, isso não sei fazer. Poderia explicar como fez isso no panotour Pro?

Grato, Ricardo.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apagar a base do tripé em fotos e video360

Mensagem por cartola » 09 Abr 2017, 20:26

Oi Ricardo,

não fiz no Panotour, fiz no krpano, mas é só um hotspot no nadir.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
RAEvangelista
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Jun 2016, 22:49
Contato:

Re: Apagar a base do tripé em fotos e video360

Mensagem por RAEvangelista » 09 Abr 2017, 20:32

cartola escreveu:Oi Ricardo,

não fiz no Panotour, fiz no krpano, mas é só um hotspot no nadir.

Abs, Cartola.
:oops: :roll: :?:

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apagar a base do tripé em fotos e video360

Mensagem por cartola » 10 Abr 2017, 10:11

RAEvangelista escreveu: :oops: :roll: :?:
Hã?

Avatar do usuário
RAEvangelista
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Jun 2016, 22:49
Contato:

Re: Apagar a base do tripé em fotos e video360

Mensagem por RAEvangelista » 10 Abr 2017, 10:54

Só queria aprender como se faz isso! Não sei nem o que é um hotspot. Pra mim era um ponto de internet esse termo!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apagar a base do tripé em fotos e video360

Mensagem por cartola » 10 Abr 2017, 11:17

RAEvangelista escreveu:Só queria aprender como se faz isso! Não sei nem o que é um hotspot. Pra mim era um ponto de internet esse termo!
Ah tá, mas você não usa o Pantour Pro? Hotspot é uma das coisas básicas que você pode colocar na visita virtual. Recomendo que dê mais uma estudada / explorada então na ferramenta que usa ;) Uma passada geral pelo manual é um bom caminho.

Aqui a parte que fala de Hotspots.

Um hotspot é que vai ser aquela seta que vai levar pra próxima cena numa visita virtual. Se tiver um ponto com informação a respeito, vai fazer com um hotspot. Se quiser criar uma área clicável, isso é um hostpot. Todo adereço que você coloca na panorâmica e que anda junto com ela é um hotspot.

Aqui o índice da documentação, se quiser dar uma explorada.

Abs!

Avatar do usuário
RAEvangelista
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Jun 2016, 22:49
Contato:

Re: Apagar a base do tripé em fotos e video360

Mensagem por RAEvangelista » 10 Abr 2017, 11:32

cartola escreveu:
RAEvangelista escreveu:Só queria aprender como se faz isso! Não sei nem o que é um hotspot. Pra mim era um ponto de internet esse termo!
Ah tá, mas você não usa o Pantour Pro? Hotspot é uma das coisas básicas que você pode colocar na visita virtual. Recomendo que dê mais uma estudada / explorada então na ferramenta que usa ;) Uma passada geral pelo manual é um bom caminho.

Aqui a parte que fala de Hotspots.

Um hotspot é que vai ser aquela seta que vai levar pra próxima cena numa visita virtual. Se tiver um ponto com informação a respeito, vai fazer com um hotspot. Se quiser criar uma área clicável, isso é um hostpot. Todo adereço que você coloca na panorâmica e que anda junto com ela é um hotspot.

Aqui o índice da documentação, se quiser dar uma explorada.

Abs!
Como sempre ajudando os iniciantes desinformados de plantão! Muito obrigado pela ajuda.
Por isso sou fã do fórum. Os veteranos não negam ajuda,

Abs :D

saulo
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Jun 2016, 00:58
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Apagar a base do tripé em fotos e video360

Mensagem por saulo » 12 Mai 2017, 18:52

Tem um plugin para Photoshop, chama Flexyfy 2. Com ele vc ja abre a panorama que acabou de sair do PTgui, Hugin et, duplica a layer e depois ele converte a foto em diversos formatos, mas no nosso caso, vc converte ela p/ Zenith e Nadir e ele te da uma foto retilínea para vc arrumar no photoshop, depois vc converte novamente de zenith / nadir p/ equiretangular e a foto ta pronta, sem ter que ficar mandando de um software p/ outro p/ poder arrumar. Ja faz tudo dentro do Photoshop. Pelo menos essa eh a alternativa que eu uso.

No site do Flexyfy 2 tem um tutorial explicando como arrumar o nadir / zenith com esse plugin.

Responder