Técnicas de Fotografia aérea

3D, vídeos panorâmicos, produto 360°, panorâmicas aéreas de helicóptero, rádio comando, submarinas, pilha de foco, macro
visual360
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Out 2012, 10:42

Técnicas de Fotografia aérea

Mensagem por visual360 » 23 Fev 2013, 21:15

Olá, gostaria de saber quais são as técnicas de se fazer fotografia aérea, tanto de helicóptero quento de um ultraleve. Não achei nenhum tutoria sobre isso.

vivafloresta
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2012, 16:17
Localização: Curitba
Contato:

Re: Técnicas de Fotografia aérea

Mensagem por vivafloresta » 23 Fev 2013, 23:48

Basicamente as mesmas regras para outros tipos de fotografia...Deve-se observar que diversos fatores inerentes ao vôo Comoo altitude e velocidade, vão influenciar diretamente o resultado, entao planejamento e experimentaçao é importante. No case de panorâmicas aéreas, tipo as da Airpano, sao feitas a partir de um helicoptero. Explique melhor o que vc deseja, que daí fica mais facil de contribuir.
"Se tenho uma mensagem aos principiantes é que não há atalhos na fotografia!" Edward Eston

visual360
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Out 2012, 10:42

Re: Técnicas de Fotografia aérea

Mensagem por visual360 » 24 Fev 2013, 11:09

Olá Cartola.
Uma das dúvidas que tenho é sobre a(s) posção(ões) do monopé, se preciso colocar a máquina presa no helicóptero, se coloco ele na horizontal ou vertical. Outra dúvida é se eu preciso tirar foto do céu ou se somente 4 fotos já esta de bom tamanho.

vivafloresta
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2012, 16:17
Localização: Curitba
Contato:

Re: Técnicas de Fotografia aérea

Mensagem por vivafloresta » 24 Fev 2013, 12:39

Não sei se a duvida foi direcionada ao Cartola, mas lá vai. A maquina presa no heli nao funciona, a menos que esteja presa em uma head de pan/tilt, tipo aquelas usadas em gruas. A melhor maneira seria a camera presa no monope, este é apontado para fora(fica na horizontal ), e a camera é disparada pelo controle remoto. Quanto a quantidade de fotos, depende da lente que se tem, mas uma fisheye com 180° reais facilita muito o trabalho, sendo que 4 fotos sao mais que suficientes com ela. No mais, é testar e vê o que funciona pra vc.
"Se tenho uma mensagem aos principiantes é que não há atalhos na fotografia!" Edward Eston

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Técnicas de Fotografia aérea

Mensagem por cartola » 24 Fev 2013, 13:28

Pois é pessoal,

é por onde o vivafloresta falou, tem que planejar e muito disso vai depender do seu equipamento e talvez até do veículo usado, como helicóptero, ultra-leve ou mesmo um robozinho voador. Já vi um octocóptero uma vez na enseada de botafoto. Eu estava dentro de um ônibus indo pro trabalho. Quase saltei pra conversar com o pessoal.

Bem, eu nunca fiz uma foto aérea, mas já vi algumas feitas e posso tentar imaginar os detalhes que seriam importantes:
  • Uso de velocidades de captura adequadas ao movimento do veículo (já comentado pelo vivafloresta)
  • Sobrepor bastante as fotos. Se com o tripé no chão podemos sobrepor 20% das imagens, numa aérea, onde o equipamento não vai ficar muito parado, eu buscaria sobrepor uns 50%.
  • Girar em torno do ponto sem parallax é menos importante, pois vai estar tudo muito longe. Dê mais importância à máquina bem fixada pra não perdê-la :) . Veja se fica mais firme com a cabeça panorâmica ou com uma normal.
  • Não é problema colocar o eixo de rotação (monopé, mastro, tripé) na horizontal, pois basta depois nivelar o panorama adequadamente no software. A disposição horizontal ou vertical, porém, vai ser mais ditada pelo veículo, daí tem que ir lá e analisar antes, conversando com os possíveis fornecedores da coisa. Com eles pode sentir, por exemplo, se é melhor fixar o equipamento na horizontal por uma lateral e eles giram a aeronave ou se é melhor segurar o monopé com as mãos e fotografar um lado de cada vez, com o helicóptero parado.
  • Num ultraleve pode ser que consiga colocar na vertical pra baixo. Só não vai servir se quiser que os tripulantes apareçam, como nessa foto do Ayrton.
  • Se tiver uma cabeça robotizada pode botar embaixo do helicóptero, mas se o veículo não for seu os camaradas devem cobrar mais por isso. Não sei se tem helicóptero com abertura embaixo.
  • O céu pode ser sempre feito depois, o que não impede que tente fotografar ele direto. Se estiver sem nuvens facilita, pode cobrir o zenith até com uma foto feita do solo.
Bem, o que me veio em mente agora foi isso. Acho que o recado mais importante o vivafloresta já passou, que é garantir que você já tenha uma boa experiência com panorâmicas fotografadas de formas diferentes e que planeje bem o que vai fazer. Tente experimentar antes o que pretende fazer lá, imaginando as possíveis adversidades difíceis de simular, como o vento, por exemplo. Se o veículo que quer usar não é seu, converse bastante com quem entende dele e estude ele você também.

Abs, Cartola.

ZPR360
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Nov 2012, 15:47

Re: Técnicas de Fotografia aérea

Mensagem por ZPR360 » 28 Mai 2014, 17:46

Realizei uma ano passado. Muita treta, pois, realmente, carece de técnica própria, mas me virei .... está em meu site: www.zpr360.com

Gusson
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Fev 2014, 11:03

Re: Técnicas de Fotografia aérea

Mensagem por Gusson » 28 Mai 2014, 18:34

Ola, boa tarde a todos.
Tem este video da Photoshipone que mostra uma pessoa fazendo a panoramica de um helicoptero, talvez tenham visto, mas para quem não conhece acho que vale a pena.
http://vimeo.com/86801658
o resultado final da foto pronta.
http://www.photoshipone.com/SkyHarbor/

Abçs
Gusson

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Técnicas de Fotografia aérea

Mensagem por cartola » 28 Mai 2014, 18:47

Oi!

aproveitando o revival do tópico pelo ZPR360, já fiz várias que podem ser vistas na categoria "Aérea" no meu site.

Como era de se esperar pelos comentários anteriores, cada caso é um caso. Num helicóptero com uma DSLR certamente teria que ser outro fluxo de fotografias, mas pro meu caso, que estou usando um drone, descrevi o fluxo também no meu site depois de várias perguntas, como alias já tinha mencionado aqui em outro tópico.

Não tinha visto ainda esse vídeo Gusson, legal, valeu! Imagino que cada um, porém, vai acabar adaptando o processo ao equipamento que tiver. Eu, por exemplo, só tenho uma cabeça motorizada Merlin/Orion, que não usaria, como no vídeo foi usado um motor. Eu tentaria com o mastro, provavelmente curto, girando com a mão mesmo.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Técnicas de Fotografia aérea

Mensagem por cartola » 28 Mai 2014, 18:51

Alias,

reparei em um detalhe importante do vídeo que o Gusson nos passou.

A foto foi feita sobre um aeroporto. Nesse caso há um complicômetro muito maior de permissão, agendamento e sincronia com a torre. Em geral não é permitido voar por ali, tanto que a DJI, fabricante de drones, colocou numa nova versão de firmware de drones um limitador que não vai deixar o drone sequer decolar a certa distância de aeroportos. Eles colocaram no programa a posição dos aeroportos do mundo e o equipamento reconhecerá e te impedirá de voar. A única alternativa é desligar o GPS, o que aumenta o risco do voo com o drone, já que várias medidas de segurança se baseiam nisso.

Se o drone, por exemplo, perder o contato com o controle remoto, volta sozinho para a posição inicial de lançamento usando GPS. Em caso de bateria fraca idem.

Abs, Cartola.

ZPR360
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Nov 2012, 15:47

Re: Técnicas de Fotografia aérea

Mensagem por ZPR360 » 29 Mai 2014, 01:09

Drones são bem espertinhos ...

Responder