Página 1 de 2

Objetos em 360º

Enviado: 13 Jan 2014, 11:30
por magoorf
Olá pessoal,

Fiquei curioso para saber como são fotografadas e montadas as fotos de objetos em 360º? O exemplo que vi no site da B&H achei muito legal. Alguém sabe algo?

http://www.bhphotovideo.com/c/product/9 ... _dslr.html

Abs

Magoorf

Re: Objetos em 360º

Enviado: 13 Jan 2014, 12:06
por cartola
Oi Magoorf,

a fotografia é algo bem intuitivo mesmo, ou você gira a câmera em torno do objeto, notadamente nos que não dá pra girar, como carros e grandes máquinas, ou você bota o objeto num pequeno prato giratório e vai fotografando, cuidando pra fazer as paradas em ângulos regulares.

Depois não tem muito o que montar, em geral o programa vai ler a sequência de imagens e saber o que fazer, você só tem que indicar pra ele onde elas estão. O krpano, por exemplo, faz isso.

Abs, Cartola.

Re: Objetos em 360º

Enviado: 13 Jan 2014, 13:01
por magoorf
Oi Cartola,

Obrigado pelo retorno. Sobre como fotografar, na verdade, eu não tenho dúvidas, mas tenho dúvidas sobre o programa que fará a fusão e se gira para todos os lados ou só na horizontal, me entende? Eu tenho o Panotour Pro, o Pano2VR e o Ptgui Pro.

Abs!

Re: Objetos em 360º

Enviado: 13 Jan 2014, 13:43
por cartola
Oi Magoorf,

o Panotour é uma interface gráfica para o krpano, então se você tem um tem o outro necessariamente. Não sei se o Panotour tem funcionalidade pra isso, mas pode baixar as ferramentas do krpanotools e usar a "make object" pra isso:

http://www.krpano.com/tools/droplets/#makeobject

Me parece que apenas move na horizontal. Outra limitação mencionada é que só funciona com flash, o que significa que não vai funcionar em iCoisas.

Abs, Cartola.

Re: Objetos em 360º

Enviado: 13 Jan 2014, 13:49
por cartola
O fabricante do Pano2VR parece que tem um que é horizontal e vertical (multi linha):

http://ggnome.com/object2vr

Abs, Cartola.

Re: Objetos em 360º

Enviado: 13 Jan 2014, 13:51
por magoorf
Obrigado Cartola pelas orientações!

Vou ver tudo.

Abs!

Re: Objetos em 360º

Enviado: 23 Set 2015, 12:30
por epassarin
Estou com essa duvida também.
Bom, eu entrei para o mundo da panorâmica imersiva, porem uma grande parte de meus clientes me perguntam a mesma coisa. "Por acaso voce faz aquelas fotos de produtos que dá o giro 360º na imagem?"
Geralmente ele tem um site onde vende seus produtos e quer apresentar melhor os produtos.
As fotos de produtos 360º na horizzontal nao tem muito segredo, é só ter uma base giratória com algum marcado de giro e fazer pelo menos uma imagem a cada 10 graus para ficar bem bonito. Até ai tudo bem, até tem site que voce envia essa imagens e enviam um link dela montada pra voce, porem quero fazer algo mais profissional para apresentar aos clientes.
Eu comprei o Panotour Pro para as panoramicas imersivas e nao vi nada la que de pa ser usado para montar essas de produtos, alguem saberia me dizer se é possivel?
O Vr vi o app que o cartola apontou ai em cima e parace ser bem legal mas o precinho com o EURO nas alturas fica bem salgadinho.
Alguem conhece algum outro software mais em conta?

Outra duvida é na questao de fotos com giro 360 e 90 graus. Como é feito esse giro na imagem. É possivel fazer com alguma adaptaçao para acoplar a camera? Vi na apresentação que eles penduram os produtos.
Como é feito a sequencia nesse caso.
Horizontal e depois vetical. é Preciso fazer na vertical em varios anguloa?

Algum site que tenha instruções e indicações?

Grato
Emerson

Re: Objetos em 360º

Enviado: 28 Out 2015, 17:53
por paraopaulo
Cartola, tudo bem?

programas para isto sei que tem, mas você pode dar alguma dica sobre como fazer estas fotos?
Sabe de algum tutorial?

Abraços.

PR

Re: Objetos em 360º

Enviado: 28 Out 2015, 18:34
por cartola
Eu nunca fiz uma foto assim :) mas posso dar pitacos.

A forma mais fácil é deixar a câmera fixa e usar um suporte giratório pro objeto fotografado. Isso vai te entregar as fotos prontas, sem necessidade de ajuste.

Fazer a câmera rodar num círculo em volta do objeto pode ser mais complicado, pois fica mais difícil garantir que a câmera não vai inclinar e que vai ficar sempre apontando pra um mesmo ponto central da circunferência. Pode se pensar em várias formas, usar um trilho, fazer na mão o posicionamento do tripé em cima de uma linha circular ou mesmo não usar tripé e usar um philopod pra câmera ficar sobre o círculo. Naturalmente um trilho amarra mais as coisas. Pode se usar uma corda como compasso também, presa em algum ponto que não atrapalhe a foto ou de forma a ser removida em pós edição.

Bom, essas são as ideias que me vem à cabeça :)

Abs, Cartola!

Re: Objetos em 360º

Enviado: 28 Out 2015, 18:49
por paraopaulo
Queria fotografar um carro ou uma moto para ver como fica.
Como não dá para colocar em cima de uma plataforma e rodar (pelo menos eu não tenho nada deste tamanho) :D , queria descobrir como fazer com objetos grandes.

Abs.

PR