Dia e noite juntos
Enviado: 22 Ago 2012, 16:10
Oi pessoal,
postei ontem no meu blog uma foto / um tour com dois panoramas, um feito de dia e outro de noite. A ideia é permitir que o usuário escolha entre a visão diurna ou noturna e que a cena, na medida do possível, se encaixe bem e que a transição seja suave.
Embora tenha feito as fotos com alguns meses de diferença acabou encaixando bem, muito por conta da grande distância da cena. Dá pra observar em objetos mais perto, mais embaixo, um encaixe não tão perfeito.
A fotografia diurna foi meu primeiro teste com o uso do mastro da nodalninja. Como bom professor pardal pensei muito em fazer meu próprio mastro. Contactei algumas empresas de alumínio e até uma de fibra de carbono, que fica encubada na UFRJ. O problema é que eu queria um mastro retrátil e fazer um assim seria realmente complicado. Sucumbi então à compra do treco e não me arrependi. Em fibra de carbono, retrátil, fácil manuseio, muito bom acabamento e qualidade dos materiais. No post que fiz da primeira foto, em abril de 2011, tem uma foto do mastro em ação, feita com meu celular. A dificuldade foi estabilizar o bichano pra tentar manter o ponto nodal no lugar. Depois de um tempo já vi que isso não seria muito necessário, pois a cena está toda longe e os erros de parallax se miniminizam.
Pra foto noturna, porém, com exposições que foram até 170s (quase 3 minutos) a estabilização com as cordas foi fundamental pra manter o mastro parado. A noite estava muito tranquila e o vento praticamente zero. Lá em cima já não sei, pois as nuvens mudaram completamente ao longo da foto. Levei mais de uma hora fotografando. Na verdade quase duas, contando a montagem, desmontagem, testes, erros e tudo mais. As fotos usadas se referem a 16 pontos de parada no total, com 4 exposições em cada, mas tirei mais que isso por conta de erros, dúvidas e testes.
Depois da montagem o encaixe com a foto anterior foi fácil. Eu sabia onde tinha feito a foto anterior e repeti, sem muita precisão, o ponto de apoio do mastro. Depois das duas fotos prontas foi só deslocar uma delas - a noturna no caso - horizontalmente para o encaixe. Fiz isso no hugin mesmo, carregando as duas fotos, mantendo a diurna como âncora e marcando uns poucos pontos de controle para deslocar a segunda otimizando posições apenas.
O resultado ficou bom, na minha modesta opinião coruja:

Feio mesmo ficou o ícone no topo direito pra passar do dia pra noite. Não tive ideia melhor do que botar um meio sol/meia lua.
Abraços, Cartola!
postei ontem no meu blog uma foto / um tour com dois panoramas, um feito de dia e outro de noite. A ideia é permitir que o usuário escolha entre a visão diurna ou noturna e que a cena, na medida do possível, se encaixe bem e que a transição seja suave.
Embora tenha feito as fotos com alguns meses de diferença acabou encaixando bem, muito por conta da grande distância da cena. Dá pra observar em objetos mais perto, mais embaixo, um encaixe não tão perfeito.
A fotografia diurna foi meu primeiro teste com o uso do mastro da nodalninja. Como bom professor pardal pensei muito em fazer meu próprio mastro. Contactei algumas empresas de alumínio e até uma de fibra de carbono, que fica encubada na UFRJ. O problema é que eu queria um mastro retrátil e fazer um assim seria realmente complicado. Sucumbi então à compra do treco e não me arrependi. Em fibra de carbono, retrátil, fácil manuseio, muito bom acabamento e qualidade dos materiais. No post que fiz da primeira foto, em abril de 2011, tem uma foto do mastro em ação, feita com meu celular. A dificuldade foi estabilizar o bichano pra tentar manter o ponto nodal no lugar. Depois de um tempo já vi que isso não seria muito necessário, pois a cena está toda longe e os erros de parallax se miniminizam.
Pra foto noturna, porém, com exposições que foram até 170s (quase 3 minutos) a estabilização com as cordas foi fundamental pra manter o mastro parado. A noite estava muito tranquila e o vento praticamente zero. Lá em cima já não sei, pois as nuvens mudaram completamente ao longo da foto. Levei mais de uma hora fotografando. Na verdade quase duas, contando a montagem, desmontagem, testes, erros e tudo mais. As fotos usadas se referem a 16 pontos de parada no total, com 4 exposições em cada, mas tirei mais que isso por conta de erros, dúvidas e testes.
Depois da montagem o encaixe com a foto anterior foi fácil. Eu sabia onde tinha feito a foto anterior e repeti, sem muita precisão, o ponto de apoio do mastro. Depois das duas fotos prontas foi só deslocar uma delas - a noturna no caso - horizontalmente para o encaixe. Fiz isso no hugin mesmo, carregando as duas fotos, mantendo a diurna como âncora e marcando uns poucos pontos de controle para deslocar a segunda otimizando posições apenas.
O resultado ficou bom, na minha modesta opinião coruja:

Feio mesmo ficou o ícone no topo direito pra passar do dia pra noite. Não tive ideia melhor do que botar um meio sol/meia lua.
Abraços, Cartola!