Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Suas fotos para divulgação, troca de ideias, primeiras montagens, memoráveis
Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 16 Jul 2014, 15:59

Pessoal.
Segue as minhas primeiras fotos imersivas.

Veja o que acham (lógico, sou novato e vão ter muitos erros de paralax que estou aprendendo a retirar com a prática)

Material Utilizado:
Cabeça Panorâmica by Cartola com algumas modificações.
Tripe Velbon C600
Canon 5D Mark II
Lente EF-S 18-55mm em 21mm
ISO 200
White Balance Automatico
Photomatix (Fotos HDR)
PTGui
8 Fotos a 30 graus para baixo
8 Fotos a 30 graus para cima
1 Foto Nadir
2 Fotos Nadir
Total 19 Fotos para as sequencias normais e
57 Fotos para as fotos em HDR (Usei o Autobracket da própria câmera para efetuar as 3 fotos)


Tenho muita dificuldade de costurar a foto do Céu, pois como a minha lente não é olho de peixe e se o céu estiver com poucas nuvens, fica difícil achar algum ponto para costurar.
O Cartola tem alguma dica para isso?

Esta é a minha primeira postagem, se eu fiz alguma coisa aqui errada por favor me corrijam.
Eu gostaria de saber como coloca o link em cima do próprio texto? Pois coloquei todos os Links ao lado dos textos.

1ª Foto que eu fiz em cima do meu Prédio. (Esta foto foi a cobaia) https://www.360cities.net/image/panoram ... -bonifacio
Imagem

Parque da Cidade de Niteroi (Vista para o lado do Rio de Janeiro) https://www.360cities.net/image/parque- ... de-janeiro
Imagem

Parque da Cidade de Niteroi em HDR (Vista para Piratiniga) https://www.360cities.net/image/parque- ... iratininga
Imagem

MAC Niteroi https://www.360cities.net/image/mac-niteroi
Imagem

MAC Niteroi em HDR (Melhorei os pontos Paralax os fantasmas das pessoas e o Nadir também.) https://www.360cities.net/image/mac-niteroi-hdr
Imagem

Vista para o MAC de Niteroi https://www.360cities.net/image/vista-mac-niteroi-1
Imagem

Vista para o Rio de Janeiro (Esta foto eu fiz na pressa e o horizonte e os erros paralax ficaram péssimos) https://www.360cities.net/image/vista-r ... iteroi-hdr
Imagem

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 16 Jul 2014, 16:16

São 2 fotos Zenith eu tinha colocado (2 Fotos Nadir novamente)

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por Stoledo » 16 Jul 2014, 17:02

Olá Renato.

Tem um tempão que não vou a Niterói deu para matar (aumentar) a saudade.

Tem uns erros de paralaxe, como sua cabeça é de professor pardal não sei como vc faz para melhorar isso!

Quando eu faço fotos em local que tem muita gente procuro não fazer HDR porque as pessoas vão se mexer e ficar tremidas. Nesse caso costumo aumentar o ISO, como sua câmera é uma 5D MII trabalha bem ISO alto, ouse contentar em ter áreas estouradas ou subexpostas caso o alcance dinâmico da cena exceda a capacidade da câmera. Também faço mais de uma foto em cada parada, para escolher a que fica melhor depois para juntar. No PTgui Pro tem a opção de máscara que ajuda muito para corrigir esses fantasmas, eu uso sempre.

O nadir pode ficar melhor se vc exportar em faces do cubo e arrumar no Photoshop, já a questão do céu sem pontos de referência é uma dificuldade que eu também tenho, vamos ver o que o pessoal indica de solução.

Uma pergunta: as especificações da objetiva EF-S 18-55 diz que não dá para usar em uma câmera full frame, eu tinha uma objetiva EF-S e não consegui colocar na minha 5D MIII, você fez alguma adaptação na lente para colocar na sua 5D?

Abs.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 16 Jul 2014, 17:41

Eu fiz uma adaptação sim Stoledo,
Como eu fiz por conta própria acabei cortando sem querer o cabo flat do IS, porém o auto-foco e os demais funcionamentos estão OK.
Como as lentes EF-S tem a cabeça de entrada para a camera maior, elas batem no espelho, Para resolver isto temos que cortar um pedaço da objetiva
Veja este link que é muito bem explicado. (pena que na época eu não tinha visto isto)
http://forum.mundofotografico.com.br/in ... ic=89699.0
Eu vi em outros foruns (não me lembro aonde) que tem algumas lentes que basta tirar este relevo que é de borracha. já na 18-55 não tem jeito, tem que serrar mesmo.

Para não sujar as lentes internas eu aqueci um estilete e fui cortando para não ficar poeira caso eu fosse cortar com aluma serra, foi ai que eu sem querer cortei o cabo flat do estabilisador.

Mesmo assim não da para utilizar em 18mm, pois a lente ainda fica um pouco para dentro e quando tenta bater uma foto, o espelho esbarra na lente e a foto sai pela metade (pois não consegue abir o espelho todo).

Voltando ao assunto, como a minha cabeça é de prof. pardal ela enverga um pouco quando coloca a camera já que ela pesa um pouco. comprei uma cabeça no Aliexpress estilo Fotomate mas ainda está parada na alfandega.
Obrigado pelas dicas. esse lance do fantasma das pessoas no PTGUI vou pesquisar, pois não conheço.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 16 Jul 2014, 18:04

Stoledo, não entendi esse faces do cubo para fazer no Photoshop, o que seria "faces do cubo" como fazer isto?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por cartola » 16 Jul 2014, 18:10

Caramba,

uma penca de fotos hein! Que beleza! Tá usando que programa pra costurar?

Dicas!

1. Nivelar: acrescente linhas verticais nos elementos que existirem. Na vista do RJ visto de Niteroi, por exemplo, tem o poste que segura a lata de lixo e várias arestas de prédios. Do lado oposto tem o horizonte, então use linhas horizontais.

2. Céu: se o céu não tiver pontos de controle marcáveis, então é por que pode também encaixar de qualquer maneira que não faz diferença. Uma dica é arrastar manualmente. No Hugin, na tela de pré-visualização rápida, tem uma aba "Mover/Arrastar" que você pode mover as fotos individualmente ou em grupos. Tem que marcar o modo de arrastar. Se for individual tem que escolher qual(is) vai arrastar. Arrastar em conjunto (todas) é também uma maneira de nivelar o panorama, mas eu prefiro com as linhas verticais (e horizontais quando não tiver verticais).

3. Se tiver muitos erros de parallax realmente fica difícil, mas já passei horas e horas acertando eles em algumas fotos que fiz, principalmente no início. Tenho uns vídeos mostrando algumas maneiras de fazer isso. Uso o GIMP, mas qualquer editor avançado pode ser usado. Recentemente postei um no youtube em função de um post do próprio Sandro, se não me engano.

Manda fotos da cabeça pra gente ver a obra de arte! Mande dela presa no tripé também. Pode ser que dê pra avaliar alguma possível melhoria.

Sobre as faces do cubo, tem nessa documentação aqui um item sobre elas.

Abs!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por cartola » 16 Jul 2014, 18:12

Opa,

não sei se já viu também essa palestra que dei em Porto Alegre recentemente. Nela falo sobre a fotografia com Philopod e sobre o Hugin. Alias, se ligue no Gnugraf, que rola todo ano. Não aconteceu em 2014 ainda e pode ser em Niterói.

Abs,

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por cartola » 16 Jul 2014, 18:14

Faltou outra dica:

prefiro em geral usar o balanço de branco manual. Se uso RAW tanto faz, mas pra usar JPG com ele fixo tende a dar menos diferença de cor entre as partes.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 16 Jul 2014, 18:28

Ola Cartola,
para costurar estou usando o PtGui, eu vou postar depois sim as fotos do meu tripe e acessórios. Eu acho que no PTgui não tem esta opção de arrastar a foto, vou olhar com mais calma, realmente deste jeito fica mais fácil para fazer o ceu.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por cartola » 17 Jul 2014, 09:47

Bom, se está usando o PTGui, uma coisa é mais fácil nele: exportar para as faces do cubo. Ele já faz direto.

Abs, Cartola.

Responder