Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Suas fotos para divulgação, troca de ideias, primeiras montagens, memoráveis
Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por Stoledo » 17 Jul 2014, 11:09

Segue o link para exportar faces do cubo com PTGui: http://www.ptgui.com/ptguihelp/qtvrconverter.htm

Você verá que fica muito mais fácil corrigir nadir e outros erros nas faces do cubo. Não terá a distorção de linhas gerada na equirretangular, principalmente nas extremidades da panorâmica.

Eu não sei se o PTGui faz o inverso: monta a equirretangular a partir das faces do cubo. Para isso uso o Pano2VR.

Abs.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 17 Jul 2014, 11:12

Ok Sandro muito obrigado, depois vou fazer os testes em casa.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 04 Ago 2014, 10:26

Segue mais uma nova que eu fiz no Jardim Botânico

Esta imagem ficou com mais ou menos 22.000 x 10.000

Cartola, não consegui converter ela no salado converter para publicar a imagem, está muito grande e ele não conseguiu converter.
Voce tem alguma dica?

https://www.360cities.net/image/jardim- ... iro-brasil
Imagem

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por cartola » 04 Ago 2014, 15:40

Legal,

parece bem costurada. Não achei defeitos numa olhada rápida.

Sobre o Salado Converter, realmente ele pode cair nesse problema. Tem que mexer nas configurações do Java pra aumentar o "heap size" (tamanho do heap). Não é difícil achar isso pelo google, mas não botei aqui por que vai depender do sistema operacional que está usando, que não sei qual é.

Eu tava querendo fazer algum programinha pra substituir o Salado Converter pra isso, mas preciso entender a lógica de como ele parte as imagens em imagens menores, por que realmente não gosto de Java. Acho pesado e lento. Com um imagemagick ou mesmo um pequeno programa em Python não seria difícil fazer isso. O difícil é descobrir como tem que ficar as imagens finais pro Salado Player conseguir mostrar.

De qualquer forma, se ainda não usou, vale a pena reduzir a imagem para experimentar o programa.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 04 Ago 2014, 15:55

Cartola, eu uso Windows 7 32 bits e tenho o 64 tb na mesma máquina (dual boot)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por cartola » 04 Ago 2014, 16:11

Então, procurou saber como faz?

Catei rapidamente no google. Tem um procedimento "amigável", tipo esse, ou, se chamar o salado pela linha de comandos, pode simplesmente usar algo do tipo:

java -jar -Xmx6g saladoconverter.jar

Ali em cima botei 6GB de memória como limite de alocação, mas tem que saber se seu computador tem isso tudo. Em geral é bom botar um pouco menos do que tiver. Por exemplo, se tiver 4GB de RAM bote 3500 (se não botar o 'g' no final ele vai entender como megabytes)

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 04 Ago 2014, 16:29

Esqueci de dizer a configuração do meu micro. Ele é um Processador AMD FX-6300 Six Core 4.0 Ghz e 8Gigas de memoria. vou testar quando chegar em casa.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 07 Ago 2014, 11:38

Cartola, fiz os procedimentos que voce falou para aumentar a memória do java e nada, aí fui fazendo os testes por parte e depois de fazer vários testes de pixel(tamanho da imagem) e megas (tamanho do arquivo) cheguei a uma conclusão.
O Salado Player só consegue fazer imagens com até 15600 x 7.800 pixels

Gerei uma imagem de 15700 x 7850 e ele não conseguiu fazer. Esta imagem ficou com uns 15 megas.
Depois,
Gerei uma imagem de 15600 x 7800 e ele conseguiu fazer. Esta imagem ficou com uns 14 megas.

Depois eu peguei a imagem de 15700 x 75850 e diminui a qualidade de imagem ficando com uns 13 megas e ele não conseguiu fazer, portanto. a limitação do programa não é pelo tamanho em megas da imagem, mas sim em pixels.

Um abraço e obrigado pela ajuda.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por cartola » 07 Ago 2014, 11:57

Legal o teste e as informações cara! Valeu!

Essa limitação deve ser do Converter. Imagino que o Player consiga "tocar" imagens maiores, mas aí teríamos que gerar os quadrados com outro programa. Como eu comentei eu tinha ideia de fazer isso, mas ainda não parei. Não é difícil, mas tem que parar e gastar um tempinho analisando e fazendo o programa.

Abs! Cartola.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 08 Ago 2014, 12:30

Segue mais uma 360 do Orquidario do jardim Botanico
http://www.360cities.net/image/orquidar ... ,0.00,70.0
Imagem

Responder