Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Suas fotos para divulgação, troca de ideias, primeiras montagens, memoráveis
Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 08 Ago 2014, 12:36

Este eu já melhorei bastante o Nadir, mas ainda pecou na costura da parte de baixo com a de cima, pois como eu faço uma seção a 30 graus para baixo e outra a 30 graus para cima fica uma marca da emenda por causa da fotometria. Eu zero o fotometro para baixo e para cima, como a parte de cima é mais clara, a câmera escurece um pouco.

Gostaria de verificar como voces fazem as fotos? Zeram o fotometro no meio escolhe uma abertura tipo f11 f22 colocando no manual não importando se as demais vão zerar no fotometro ou não (fotos para cima e para baixo). ou,

coloca no modo AV (maquinas Canon) e deixa a maquina sempre com o fotometro zerado? para não ficar esta marca de costura no centro como a minha ficou? dei uma melhorada no Lightroom mas mesmo assim ainda aparece a tonalidade mais clara e mais escura no meio da foto.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por cartola » 09 Ago 2014, 11:21

Oi Renato,

você deve usar sempre uma única fotometria pra todas as fotos e no modo manual, atentando pra botar também o balanço de branco e o ISO no manual, de modo que todas as fotos sejam feitas da mesma forma. Não sei se já viu esse material. Na parte de fotometria comento sobre isso. Já usei muito múltiplas exposições de cada tomada, mas atualmente tenho feito uma única foto em RAW, fotometrando de modo a deixar as áreas mais claras melhor fotometradas, ou seja, em geral faço a foto mais escura, depois acerto no Rawtherapee. Nessa palestra sobre GIMP comentei sobre o Rawtherapee fazendo justamente isso.

Uma alternativa pra melhorar usando JPG é fazer múltiplas exposições e combiná-las. A Canon, por exemplo, tem AEB (auto exposure bracketing), que é bem fácil configurar. Costumo usar com + e - 2EV de variação, fazendo 3 fotos. Aqui tem alguns tutoriais sobre HDR e essa combinação de exposições. Eu gosto muito do resultado do Enfuse.

Talvez fosse bom separar essas perguntas em tópicos específicos, pois isso já não é mais assunto de "Galeria" :)

Abs! Cartola.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 12 Ago 2014, 10:39

Ola Cartola, desculpe ter comentado isto aqui, eu sabia que era para postar na outra galeria, eu só quis aproveitar para perguntar da foto que eu tinha feito. Sobre usar o Auto bracketing, eu já sabia usar na minha máquina, faço exatamente como voce explicou, inclusive já fiz algumas fotos assim, mas algumas saem artificiais, por isto eu gostaria de fazer sem o HDR. Um abraço e obrigado :D .

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 13 Ago 2014, 11:22

Segue mais 2 360

Pedra Bonita na Gávea
https://www.360cities.net/image/pedra-b ... de-janeiro
Imagem

Jardim Botanico - Praça do Chafariz
https://www.360cities.net/image/jardim- ... iro-brasil
Imagem

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por cartola » 13 Ago 2014, 12:20

Legal os "ícones" como bola :)

Pode fazer com PNG com transparência no lugar do branco.

Pode fazer um tratamento de vinhete ou otimização fotométrica pra ver se melhora algumas junções.

Abs!

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 13 Ago 2014, 12:43

Cartola,
Realmente tenho que melhorar em algumas costuras, pois aparecem uns pedaços mais claros que outros.
Bem pensado, vou fazer os icones em PNG.

Um abraço :D .

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 24 Nov 2014, 00:21

Grande Cartola, aprendi muito com voce. fazia tempo que eu não postava aqui.
Segue mais uma nova panorâmica. Esta, está bem melhor pois tudo que eu aprendi sobre panorâmicas foi aqui no seu forum com a sua ajuda, muito obrigado.
Realmente com a sua dica da vinheta as junções ficaram bem melhores.

http://www.renato-gomes.com/360/salado/ ... hemia.html

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por cartola » 24 Nov 2014, 06:21

Legal hein, tá ficando bom o negócio. E gostei de ver o uso do OpenPano :)

Nessa foto especificamente podia talvez ter feito também um tratamento de ruído. Gosto de fazer isso fotografando em RAW e tratando no Rawtherapee. Tem um vídeo meu em que menciono isso rapidamente. Não que isso tenha prejudicado, mas se ainda não faz pode esbarrar com situações em que isso seja mais crítico. Se usar um tripé o negócio é baixar o ISO e aumentar a exposição. Atualmente tenho usado muito o philopod, então tenho que usar redução de ruído direto.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 24 Nov 2014, 13:53

Eu tinha feito esta foto em ISO 2000 (JPEG mesmo, poderia ter tirado em RAW mesmo, pois ficaria mais fácil retirar o ruído) Eu tinha que fazer as fotos rápido, pois logo depois iria entrar outro grupo para visitação e como eu não tenho uma lente top igual a sua :o (Canon 8-15mm) tenho que fazer umas 25 fotos e eu perco muito tempo. Já tinha tirado um pouco do ruído no Lightroom e fiquei com medo de tirar muito e perder a nitidez, mas valeu pela dica, sempre algo a mais para o trabalho ficar perfeito.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Primeiras Panoramicas - Renato Gomes

Mensagem por renag » 25 Nov 2014, 22:49

Segue mais uma pano tripla (Catedral São Pedro de Alcantara em Petropolis)

Veja se ficou boa esta pessoal. Cartola faça seus comentários tb.


http://www.renato-gomes.com/360/salado/ ... l_spa.html

Imagem

Responder