Mosaico de Rua - Street Mosaic

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mosaico de Rua - Street Mosaic

Mensagem por cartola » 01 Jun 2012, 09:00

Oi pessoal,

aqui um exemplo de um tipo de fotografia panorâmica que eu ainda não fiz, mas que acho bem interessante e possivelmente vou tentar um dia.

(clique na foto pra remover o scroll)
mosaico_rua.jpg
mosaico_rua.jpg (142.25 KiB) Exibido 13356 vezes
Aqui o link pra imagem no flickr

A foto é de Bruno Postle, autor de algumas ferramentas para fotos panorâmicas.

No post da imagem no flickr um dos comentários que ele tece sobre como fez a foto fala da inclinação que ele usou. Normalmente essas fotos são feitas com a câmera perpendicular à linha dos prédios, mas não foi isso que ele fez. A medida que andou para a esquerda ele inclinou a câmera pra esquerda e fez o mesmo pra direita. A inclinação ficou muito coerente, como se a foto tivesse sido feita de um ponto central. As perspectivas ficaram bem agradáveis aos olhos e ao cérebro :)

Vejam aqui outro exemplo:
mosaico_rua2.jpg
mosaico_rua2.jpg (50.96 KiB) Exibido 13356 vezes
O autor desta é Aseem Agarwala. Aparentemente ele fotografou perpendicular à linha da rua. Talvez não chame a atenção num primeiro momento, mas as perspectivas são meio impossíveis. Clique na imagem para ver a foto com resolução melhor no site dele. O resultado está ótimo, mas realmente me incomoda um pouco ver o lado esquerdo e direito de quase todos os prédios. Fica meio incoerente.

É bem interessante ver também o paper que ele escreveu sobre o método que usou. Mostra como algo aparentemente simples pode ser complicado. O grande problema é que a cena não é plana e os erros de perspectiva, principalmente em relação a objetos na frente dos prédios, como árvores, carros, etc. O negócio é abusar das máscaras!

Enfim, taí mais uma maneira muito interessante de se mostrar um lugar.

Abraços, Cartola!

Luis Padilha
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:54

Re: Mosaico de Rua - Street Mosaic

Mensagem por Luis Padilha » 20 Nov 2012, 18:38

Cartola e demais,

Achei bem interessante essa técnica e pergunto se alguém por aqui consegue ou conseguiu fazer uma foto frontal de arquitetura, utilizando duas fotos ou mais para cobrir um ângulo de 180º, fazendo com que o prédio/imóvel ficasse sem distorção. Utilizando lentes olho de peixe a distorção é natural, mas tentei utilizando uma lente de 24mm na esperança de que pudesse ficar sem distorção, mas o resultado não foi bom. Alguém teria uma técnica ou solução para resolver este impasse?

Luis Padilha
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:54

Re: Mosaico de Rua - Street Mosaic

Mensagem por Luis Padilha » 20 Nov 2012, 18:45

Queiram me desculpar, parece que a técnica usada pelo Aseem Agarwala é o que eu precisava, mas sem paciência para isso - é muito complicado, caso alguém tenha ulguma alternativa mais simplória fico grato.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mosaico de Rua - Street Mosaic

Mensagem por cartola » 21 Nov 2012, 09:07

Oi Luis,

eu ainda não me motivei a fazer isso. Outro dia estava na praia e pensei em fazer a foto dos prédios da orla, mas não cheguei a me movimentar. De repente faço pra colocar no desafio dos feriados, he he he. De qualquer forma a distorção que você mencionou nas olhos de peixe pode ser corrigida pelos softwares que emendam as fotos. Se você puder disponibilizar essas fotos aí que mencionou posso tentar montá-las e compartilhar aqui como fiz. Pode, por exemplo, reduzi-las e anexar aqui ou disponibilizar em algum serviço de armazenamento, como o dropbox.

Eu iria usar o Hugin. Um dos problemas é definir onde cortar cada imagem pra viabilizar a junção. Pras distorções, talvez uma boa ideia seja deixar as imagens retilineares antes de juntá-las. Possivelmente teria que usar máscaras em vários pontos. O paper do Aseem é uma análise aprofundada da coisa, acho que na prática dá pra ser menos complicado.

Abs, Cartola!

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Mosaico de Rua - Street Mosaic

Mensagem por Blum » 21 Nov 2012, 10:33

Bom dia Pessoal,

não tenho idéia de método algum para realizar esse trabalho. rs
Nem como usar o Hugin para fazer uma imagem dessas.
Mas, recentemente, em fevereiro desta ano para ser mais exato, fiz um trabalho parecido.

Fotografei a orla de Santos, da Ilha Porchat até Canal do Porto.
Fiz a junção das imagens no próprio photoshop. Na época não sabia da existencia do Hugin e nem tinha conhecido o Cartola para me dar uma luz.
Não recomendo pq é muita produção manual para um resultado regular. Muitos contros e poucos prós.

Ficou uma montagem meio grotesca, mesmo porque só tive 2 dias para fazer, e um desses dias eu tive que usar para fotografar.

O que dificultou?
Aluguei uma lancha para tirar as fotos, e é foda tirar uma boa foto com o barco balançando.
Muitas fotos.
Alguns prédio da orla são tortos, e alguns caso dificultou a junção das imagens porque vc perde um pouco a referência para continuar o resto das imagens alinhadas.
Sem tripé.
Só 2 dias de trabalho.

O que facilitou?
A distância que eu tirei as fotos, acho que por isso, não precisei manipular distorções.
A Lancha. As vezes fico imaginando tirar essas fotos a pé, e acho que não daria certo.

Segue a imagem.
Imagem

Mais de 18.000px de largura.
400mb de arquivo .psd

Para quem quiser ver em um tamanho melhor, segue link.
http://img213.imageshack.us/img213/1130 ... imacao.jpg

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mosaico de Rua - Street Mosaic

Mensagem por cartola » 21 Nov 2012, 11:07

Pô cara, achei bem legal!

Dá pra ver umas diferenças, exposições e luz diferentes e achei um prédio inclinado que provavelmente não é assim na realidade, mas pra uma primeira tentativa e usando só o photoshop tendo um único dia pra editar... merece os parabéns! Certamente a distância alcançada com a lancha ajudou e muito! E certamente isso ajuda independente da ferramenta usada depois.

Seria legal ver a imagem com uma altura que ocupasse a tela do computador. No meu caso aqui a altura é de 1024 pixels. Um dos "problemas" de fazer isso é que talvez dê pra ver mais imperfeições, he he...

Tá me dando até vontade de experimentar isso!

Abs, Cartola!

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Mosaico de Rua - Street Mosaic

Mensagem por Blum » 21 Nov 2012, 11:23

Cartola,

podemos dizer que a foto é uma imperfeição. Kkkkkkk
O céu não é esse, o mar não é de verdade.
E se o prédio torto que vc se refere é aquele na imagem mais amarelada, acredita se eu disser que ali não tem junção de imagens? Porque não tem. É torto mesmo, assustador.
E falando em foto amarelada, esse foi a única que passou batido, na pressa não manipulei essa, e só vi depois que tava no PPT montando a animação.
Se eu tivesse pelo menos mais 2 dias o resultado seria outro.

Te mando a imagem maior por e-mail pq é material da empresa e não posso divulgar.

Luis Padilha
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:54

Re: Mosaico de Rua - Street Mosaic

Mensagem por Luis Padilha » 21 Nov 2012, 19:33

Cartola e Demais colegas,

É claro que náo dispenso essa preciosa ajuda, estou enviando tres fotos pelo dropbox para voces darem uma olhada:

https://dl.dropbox.com/u/1211979/Memori ... quivos.rar

Mas vou tentar no final de semana a técnica de movimentar em dois ou tres pontos.

obrigado

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mosaico de Rua - Street Mosaic

Mensagem por cartola » 21 Nov 2012, 22:27

Luis Padilha escreveu:Cartola e Demais colegas,

É claro que náo dispenso essa preciosa ajuda, estou enviando tres fotos pelo dropbox para voces darem uma olhada:

https://dl.dropbox.com/u/1211979/Memori ... quivos.rar

Mas vou tentar no final de semana a técnica de movimentar em dois ou tres pontos.

obrigado
Oi Padilha (ou Luis? ou Luis Padilha? rs),

essa sua aí é uma panorâmica esférica parcial, não chega a ser um mosaico de rua, você apenas a fez na rua :)

Levei aqui uns 10 a 15 minutos pra juntar as imagens. Preferi a versão com a projeção cilíndrica ao invés da padrão equirretangular:

clique pra ampliar:
street_padilha.jpg
Trazendo mais pro caso do mosaico de rua, mudei a projeção final para retilinear, adicionei linhas horizontais para nivelar as fotos e reotimizei.

clique pra ampliar:
street_padilha_retilinear.jpg
No final ficou boa a imagem do prédio amarelo. Pra continuar compondo o mosaico pra esquerda, por exemplo, eu sugeriria uma foto do espaço entre os prédios amarelo e rosa, feita da frente do espaço, e depois uma foto do prédio rosa, de frente pra ele. O problema ainda seria a trabalheira de ficar cortando perfeitamente cada prédio ou botando máscaras pra compor tudo num software de panorâmica.

Bem, seguem os arquivos do hugin que criei também. Usei a versão 2011.4.0 num FreeBSD.

O projeto da primeira imagem é o projeto.pto e o da segunda o retilinear.pto, ambos estão no arquivo zip.
projetos.zip
(3.65 KiB) Baixado 438 vezes
Abs, Cartola!

Luis Padilha
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:54

Re: Mosaico de Rua - Street Mosaic

Mensagem por Luis Padilha » 23 Nov 2012, 07:33

Cartola,

valeu pela montagem, já havia tentado algo parecido. O que me incomoda é a distorção nas laterais. No final-de-semana vou fazer uma tentaiva de me deslocar e ir capturando a imagem bem frontal pra ver se fica mais natural, depois posto o resultado aqui.

Responder